Existem diversas situações que podem causar infiltrações em um galpão, especialmente durante as reformas. Embora pareça contraditório, um telhado com abertura para ventilação minimiza esse tipo de problema. Já parou para pensar nisso?
Sabemos que telhados metálicos ou de concreto costumam ser opções viáveis para as indústrias. Entretanto, sem espaço para circulação do ar, podem acabar apresentando entrada de água. Como consequência, há o comprometimento da estrutura e do espaço de trabalho como um todo, o que significa prejuízo em dobro.
Infelizmente, a infiltração pode ser causada por diversos motivos, incluindo entupimento de calhas ou falhas no projeto. Mas o que é possível fazer para evitar esse tipo de adversidade e os seus impactos negativos? Aproveite para conferir o artigo completo e veja a resposta!
Telhado com abertura para ventilação: como evitar infiltrações
Tudo pode começar com um simples gotejamento em galpão de metal. Imagine essa realidade na indústria: atividades sendo paralisadas por conta de um problema na estrutura.
É só pensar nesse tipo de construção para compreender o impacto. Com espaços fechados e que, em alguns casos, acabam não contando com o mecanismo ideal para entrada e saída do ar, um cano estourado já é o suficiente para modificar a rotina.
Durante o tempo de reforma, as chances de conviver com esse cenário são ainda maiores, já que qualquer erro na hora de quebrar ou construir algo pode gerar infiltrações. Ninguém deseja passar por isso, mas no contexto atual é preciso estar preparado para qualquer imprevisto.
Voltando à afirmação do início do artigo, você deve estar se perguntando: como um telhado com abertura para ventilação pode ajudar nesse caso? O segredo está no arejamento proporcionado pela brecha na estrutura, possibilitando que o ar esteja em constante renovação. Estruturas como um Lanternim são as mais indicadas por serem estanques.
A troca de ar também é imprescindível para melhorar a taxa de renovação do ar industrial, índice utilizado para medir a qualidade do oxigênio que circula em um determinado ambiente.
Lembrando que o artigo 176 da CLT menciona que os locais de trabalho devem contar com ventilação natural, de acordo com a atividade realizada. A artificial é obrigatória nos casos em que há escassez do mecanismo natural.
Confira o guia de ventilação natural para a indústria e saiba como melhorar o ambiente de trabalho.
Portanto, evitar manter um ambiente quente e abafado é o primeiro passo para diminuir as chances de aparecimento de infiltração. Nesse sentido, vale destacar que essa é uma medida que pode ser adotada de forma preventiva, ou seja, quando não há quebra de canos ou entupimento de calhas, por exemplo.
Mas também é possível programar a instalação de uma estrutura que promova a troca de ar no telhado após um episódio de infiltração. Afinal, ninguém quer que o problema se repita, certo?
Além dos benefícios para o patrimônio material da indústria, lembre-se que a ventilação natural para galpões industriais também pode ser um diferencial para os colaboradores, que poderão atuar em um espaço arejado e com luminosidade. Sem esquecer de mencionar a redução de custos com energia elétrica, é claro.
Quer saber como diminuir a conta de energia elétrica e amenizar os custos? Então acesse o infográfico e confira o que é CFD, quais as vantagens do seu uso e o que sua empresa deve considerar na hora do projeto.
Como garantir um telhado com abertura para ventilação com os produtos do Grupo MB
Se você ficou interessado e quer instalar um telhado com abertura para ventilação no seu galpão, saiba que existem algumas soluções do Grupo MB que podem te ajudar.
Conforme já mencionamos, a primeira opção é o Lanternim, tecnologia capaz de impulsionar a exaustão natural, promovendo a troca de ar no local. Além da melhora no ambiente de trabalho, não existe a preocupação com manutenção, já que não há peças móveis ou sujeitas a desgastes.
Outra opção é o MB Smart, ferramenta que gerencia a iluminação da indústria de forma automatizada. Ou seja, essa é uma alternativa para evitar os gastos altos com eletricidade, já que o acender e apagar das luzes será um processo programado.
Lembrando que a solução pode ser conectada com as demais opções fornecidas pelo Grupo MB, proporcionando resultados ainda melhores.
Quer conferir outras alternativas? Então confira o catálogo de soluções – iluminação e ventilação natural para a indústria.