Planejamento orçamentário, assertividade nos projetos e otimização de recursos são alguns dos ganhos imediatos que a modelagem da informação da construção trouxe para obras de todos os portes e segmentos.
No setor industrial, contar com as tecnologias de modelagem é ainda mais relevante, considerando-se a extensão de cada projeto e o tamanho do prejuízo financeiro caso a obra não saia como esperado.
É por isso que, hoje em dia, a maioria dos engenheiros e arquitetos não abrem mão desse recurso na hora de dimensionar os projetos. Além da garantia da precisão dos resultados, esses profissionais ganham tempo para tocar a obra de uma forma prática, objetiva e sem necessidade de retrabalho.
Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e saiba como aplicar a modelagem da informação na indústria!
Conceito de modelagem da informação da construção
Derivado do inglês, o conceito de Building Information Modeling (BIM) – ou modelagem da informação da construção – vem se consolidando como um dos grandes aliados dos projetistas em qualquer tipo de obra. O grande diferencial desse conceito é a projeção em modelos 3D ao invés do desenho usual em 2D, que seria aquela representação simples e planificada da obra a ser construída.
Na modelagem 3D em BIM, fica muito mais fácil assimilar as características do projeto e dimensionar cada instalação para garantir o máximo desempenho das soluções. Isso é especialmente útil na construção civil industrial, considerando-se que um projeto mal dimensionado pode gerar um enorme prejuízo financeiro para a indústria, além de muitas vezes interromper a cadeia produtiva até que os reparos sejam feitos.
Um projeto trabalhado com modelagem BIM agrega todos os detalhes correspondentes àquela obra e às funcionalidades que se deseja para o ambiente. As informações contidas no modelo 3D poderão ser utilizadas por toda a equipe de projetistas, com atualizações em tempo real, de modo a testar todas as estruturas e componentes da obra antes de “tirar o projeto do papel” de fato.
Para você entender melhor como funciona a modelagem da informação da construção, considere que todas as informações pertinentes à obra estarão integradas em uma mesma maquete 3D digital. Os dados vão desde aqueles mais básicos – como as dimensões das paredes, a localização das tubulações e os componentes do projeto elétrico – até os informes relacionados à mão de obra, quantidade de insumos, materiais e fornecedores.
Assim, é possível acompanhar cada fase da obra com o máximo rigor possível, o que evita atrasos no lançamento final e, sobretudo, desperdícios de material e gastos desnecessários com o que não está previsto no orçamento. Ou seja, em termos de sustentabilidade, indústrias que utilizam a modelagem da informação da construção em seus projetos também saem na frente, poupando recursos operacionais e otimizando os cofres da sua empresa.
Aplicações desse conceito na indústria e suas vantagens
Vimos que o uso da modelagem BIM na construção civil aperfeiçoa os projetos e ainda os torna mais econômicos e sustentáveis. Mas quais são as principais aplicações da modelagem da informação da construção no setor industrial? Um bom exemplo são os sistemas de ventilação natural com lanternins e venezianas industriais, os quais exigem muita acurácia para que o produto final tenha máximo desempenho.
Sabemos que contar com um bom sistema de ventilação natural é uma necessidade das empresas que buscam atingir eficiência energética, reduzir a folha industrial e se posicionar no mercado enquanto empresa sustentável. Porém, esses objetivos não serão alcançados se o projeto for dimensionado sem o devido rigor técnico. A seguir, explicaremos porque a modelagem BIM é decisiva nesta tarefa.
Lanternins e venezianas de ventilação natural
O cálculo da taxa de renovação do ar em ambientes internos é um dos principais componentes de um projeto de ventilação natural. A modelagem da informação da construção otimiza esses cálculos e valida as taxas de ventilação necessárias conforme as particularidades de cada ambiente. Dessa forma, é possível prever uma instalação de alta performance sem estourar o orçamento da empresa com gastos extras relacionados a materiais e mão de obra.
A projeção na modelagem 3D é extremamente vantajosa também porque proporciona uma visão global da obra, ou seja, cada detalhe das demais instalações estarão integrados em uma única base de dados que permite testar novas soluções, replanejar estruturas e reajustar componentes sempre que necessário. Tudo isso resulta em maior controle orçamentário e zero risco de retrabalho depois da obra pronta.
Por último, mas não menos importante, as tecnologias de modelagem da informação da construção otimizam a comunicação entre os projetistas e demais profissionais responsáveis por aquela obra, garantindo um diálogo fluido e possibilitando que todos saibam exatamente para onde o projeto está caminhando em cada uma das etapas. Mais do que agilidade na execução, isso traz total assertividade no lançamento da obra.
Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre como aplicar a tecnologia BIM em projetos de ventilação natural, fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!