Situada em Osasco, na Grande São Paulo, a nova sede do Mercado Livre chama atenção pelos números e pelos princípios de sustentabilidade aplicados no empreendimento.
Sustentabilidade no Mercado Livre
Diante de um crescimento de 61% na receita líquida da empresa argentina, foram investidos 105 milhões de reais em um espaço para comportar 2.000 funcionários. São 17 mil m² de área construída em um terreno de 33 mil m². Estes são alguns dos números.
Sua inspiração vem do campus das grandes empresas do Vale do Silício na Califórnia. Projetada para ser um ambiente humanizado, quase uma cidade, o espaço conta com espaços com as mais diferentes funções: jardim, biblioteca, cafeteria, academia, sala de jogos, centro médico, auditório, restaurante e diversas salas para reuniões – inclusive informais, em redes e cadeiras suspensas.
Projeto Milicidade
No que diz respeito à sustentabilidade, a Milicidade – como foi batizada a sede – também é referência. Tornou-se a maior usina solar construída em um telhado no Brasil. Duas mil placas fotovoltaicas instaladas sobre 4.700 m² de telhado são capazes de produzir até 700 megawatts hora por ano, o equivalente ao consumo anual de 360 residências. Estas instalações evitam a emissão de quase 100 toneladas de CO² anualmente, o equivalente a plantar neste período 560 árvores.
Como as placas consistem um esquema modular, podem ser adaptados conforme a demanda, de forma prática, rápida e limpa, além de não interferir nas atividades diárias do complexo.
A economia de energia para iluminação não para por aí: o sistema de iluminação, com 2.800 lâmpadas de LED, é totalmente automatizado. Assim a redução do consumo de energia chega a impressionantes 75%. Os espaços abertos e enormes janelas também contribuem para este resultado, já que se aproveitam muito bem a luz natural.
O projeto da Milicidade ainda contempla o aproveitamento da água da chuva, que é reservada em tanques e utilizada na irrigação do jardim e abastecimento dos vasos sanitários. Nos ambientes internos, carpetes produzidos com material reciclável substituem os revestimentos tradicionais para oferecer conforto e favorecer a acústica dos locais de convivência.