Os projetos de arquitetura sustentável são relativamente recentes na construção civil brasileira. O movimento começou a ganhar força entre 1980 e 1990, mas hoje já se encontra bastante consolidado em obras de diversos portes e segmentos. No ramo industrial, por exemplo, a preocupação com a sustentabilidade é ainda mais recorrente, tendo em vista a necessidade de otimizar recursos financeiros visando o lucro do setor.
Além disso, a redução nos impactos ambientais gerados pelas cadeias produtivas também é uma responsabilidade das grandes fábricas, o que faz inclusive com que elas sejam mais valorizadas no mercado. Pensando nisso, preparamos este artigo que explica o conceito de arquitetura sustentável e qual a importância disso para o segmento industrial. Continue a leitura e saiba como se enquadrar!
Qual a importância da arquitetura sustentável na construção civil?
O foco da arquitetura sustentável é criar uma harmonia entre o resultado final da obra, seu processo de execução e o cuidado ambiental. Os pilares dessa prática são a questão hídrica e energética, o controle de resíduos e o uso de materiais ecologicamente corretos. Não à toa, esse tipo de projeto também é conhecido como arquitetura verde ou ecoarquitetura, pois o objetivo é gerar o mínimo de impactos ambientais possíveis.
A preservação ambiental – que inclui o uso consciente dos recursos naturais do planeta – já seria motivo o bastante para as indústrias investirem em projetos sustentáveis. Mas, para além disso, existem outros fatores de peso neste cenário: quanto mais ecológica é uma indústria, menos custosa será sua cadeia de produção. O resultado é a otimização dos recursos financeiros da empresa e ganhos ainda mais expressivos em longo prazo.
Isso sem falar que as marcas que investem em sustentabilidade são mais bem vistas no mercado e pelo público em geral – até porque, essa prática cidadã promove o desenvolvimento social e cultural, estimulando a sociedade a adotar o consumo consciente e demais ações sustentáveis em diversas frentes, seja no trabalho ou na vida cotidiana.
Quanto ao contexto da construção civil, convém ressaltar as prioridades do setor no que diz respeito a projetos de arquitetura sustentável, pois são essas demandas que auxiliam também na otimização econômica da empresa, assim como na configuração de um local de trabalho com mais bem-estar e qualidade de vida.
Vamos então ao que deve ser considerado para um projeto ecologicamente correto:
- Condições climáticas, hidrográficas e dos ecossistemas no entorno do terreno onde a obra será levantada;
- A eficácia e o custo-benefício dos materiais de construção, bem como o controle de resíduos gerados na execução da obra;
- A minimização do custo global de energia na fábrica, desde a concepção do projeto até o decorrer das atividades;
- A redução no consumo de energia nos sistemas de iluminação, refrigeração, aquecimento e uso de maquinário;
- O cumprimento das regras de salubridade, envolvendo o conforto térmico, segurança visual e bem-estar dos colaboradores.
O que priorizar em projetos de arquitetura sustentável na indústria?
Agora que você já está por dentro dos princípios que envolvem os projetos de arquitetura sustentável, vamos às soluções que podem ser implementadas. Lembrando que o objetivo é sempre a otimização dos recursos financeiros da indústria aliada à sua eficiência energética e ao menor impacto ambiental possível.
Domus contínuos
Os domus industriais são estruturas de telhado que favorecem a entrada de luz solar na fábrica. Trata-se de uma solução de iluminação natural de máximo desempenho e com excelente acabamento estético para a indústria. A difusão da luz pelos domus é bastante estratégica, de modo que é possível garantir excelentes níveis de luminosidade sem se preocupar com a incidência de raios UV, pois esse bloqueio é de 98%.
Além do conforto visual para os colaboradores desempenharem suas funções com mais segurança e praticidade, os domus contribuem para a economia de energia na indústria ao dispensarem o uso da iluminação artificial durante a maior parte do expediente – em média 8 horas por dia. Resumimos os benefícios de contar com essa solução:
- Iluminação uniforme mesmo em dias nublados;
- Conforto térmico e segurança visual para as equipes;
- Local de trabalho mais salubre e agradável;
- Redução de gastos com energia elétrica;
- Facilidade de instalação e excelente acabamento estético.
Venezianas de ventilação permanente
Assim como um bom sistema de iluminação, as soluções de ventilação natural na indústria são essenciais na busca por eficiência energética e bem-estar para os colaboradores. Afinal, sem conforto térmico fica impossível ter bom rendimento dentro de um galpão fechado e repleto de funcionários.
Nesse sentido, as venezianas industriais são as melhores opções porque mantêm a temperatura interna sempre agradável a custo zero de energia. É claro que uma taxa adequada de renovação do ar depende da permeabilidade das venezianas. Mas, contando com um produto de qualidade, certamente a ventilação será muito satisfatória. Resumimos os benefícios de contar com essa solução:
- Ventilação permanente e controlada;
- Conforto térmico e bem-estar para os colaboradores;
- Redução de custos de energia com ar-condicionado;
- Melhoria nos níveis de luminosidade interna;
- Design leve, clean e minimalista.
Lanternins industriais
Os lanternins industriais também são soluções de ventilação natural que visam trazer conforto térmico para a indústria. Eles são instalados na cobertura do galpão e podem ser utilizados em conjunto com as venezianas para garantir um sistema de máximo desempenho, no qual o ar entra pelas venezianas – favorecendo a circulação interna – e sai pelo lanternim, levando junto o calor, poeira e gases em suspensão no recinto.
Isso só é possível graças aos efeitos chaminé e Venturi, que são fenômenos físicos que explicam o processo de renovação constante do ar dentro de um galpão fechado e de exaustão de partículas tóxicas que ocorre no interior dos lanternins. Tais processos, é claro, não envolvem gasto energético. Resumimos os benefícios de contar com essa solução:
- Reposição dos níveis de oxigênio;
- Qualidade do ar elevada;
- Mais saúde respiratória;
- Produtividade em alta;
- Zero consumo de energia.
Todas essas alternativas de iluminação e ventilação natural têm lugar cativo nos projetos de arquitetura sustentável na indústria. As vantagens listadas garantem o retorno sobre o investimento, justificando porque vale a pena contar com essas soluções ecologicamente corretas para modernizar a sua indústria e valorizar a sua marca no mercado.
Quer saber mais sobre sistemas sustentáveis de iluminação e ventilação para indústria? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!