O que é o policarbonato alveolar e qual sua importância para a iluminação natural? O seu processo de fabricação e tecnologia proporciona características especiais que fazem dele um material mais indicado do que o vidro canelado, a fibra de vidro ou o acrílico.
O policarbonato
O policarbonato (não apenas o policarbonato alveolar) em é um material empregado na indústria e na engenharia civil para várias aplicações diferentes. Trata-se de um polímero transparente, fabricado a partir de derivados de ácido carbônico e o bis-fenol.
Possui características e aplicações semelhantes às do vidro e do acrílico, outros dois materiais muito comuns na construção civil. No entanto, o policarbonato é mais resistente, possui maior durabilidade, oferece maior segurança (é auto-extinguível contra chamas) e flexibilidade.
No processo de fabricação do policarbonato é empregada a técnica de extrusão – processo mecânico onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo uma forma específica. Geralmente, também são incluídas camadas coextrudadas em um ou nos dois lados da peça. Essas camadas são acrescentadas para aumentar a proteção contra raios ultravioleta, e estão presentes em chapas de policarbonato especiais.
Além da construção civil, o policarbonato também é empregado na indústria automobilística, medicina, na fabricação de equipamentos e em indústrias diversas.
Devido às suas características de transmissão luminosa, é muito usado em projetos de iluminação natural, em suas mais diversas variações como o policarbonato prismático, além do policarbonato alveolar.
+ Saiba mais: Policarbonato Prismático na iluminação natural.
Aplicações do policarbonato
O policarbonato destinado à aplicações arquitetônicas recebe o nome de policarbonato arquitetônico. Apesar do nome com foco na arquitetura, as aplicações são amplas e a variedade de formas extrudadas e chapas disponíveis no mercado podem ser empregadas nas mais diversas áreas industriais.
As folhas extrudadas são encontradas principalmente nas espessuras entre 1mm e 12mm. Em geral, são transparentes, mas podem ser coloridas e/ou opacas, com tamanhos variados, de até 2m por 6m, com várias opções.
Algumas aplicações típicas do policarbonato são:
- Iluminação de tetos industriais;
- Estufa, galpões, shopping centers;
- Divisórias;
- Fabricação de domus;
- Construção de passarelas;
- Construção de claraboias;
- Abrigos de ônibus e coberturas curvas ou planas onde se deseja transmissão de luz natural.
Para atender da melhor forma as diferentes necessidades dos clientes, o Grupo MB opta por oferecer em seus produtos – domus, lanterins, venezianas industriais e coberturas em policarbonato – variados tipos, formas e tamanhos de policarbonato.
Manuseio e Instalação de chapas de policarbonato
Uma das grandes vantagens do policarbonato é a sua flexibilidade e facilidade de manuseio para fabricação de outras peças mais complexas. Instrumentos de oficina podem ser usados para trabalhar o material, que pode ser serrado, cortado e furado com procedimentos padrão da indústria.
Geralmente, é feito o polimento das faces das chapas utilizados-se um abrasivo leve. Esse procedimento é feito de forma mais cuidadosa com materiais de longa-vida e com revestimento adicional anti UV.
Existem vários tipos de policarbonato: alveolar, prismático e compacto, por exemplo. Todos eles possuem aplicação destacada em equipamentos para iluminação natural. O policarbonato alveolar possui características únicas, e vamos detalhar um pouco mais esse material, usado em vários equipamentos do Grupo MB.
O policarbonato alveolar e a iluminação natural
Os lanternins, domus, venezianas industriais e coberturas com policarbonato alveolar, também chamado de Twall, combinam características térmicas e de translucidez muito superiores a outros tipos de materiais. Do ponto de vista dos projetos de iluminação natural, a utilização desse material ajuda a maximizar os efeitos de iluminação, conforto térmico e eficiência energética.
O policarbonato alveolar ou Twall possui cavidades ocas (os alvéolos), que podem simples ou duplas. Essas cavidades reduzem consideravelmente seu peso e a quantidade de material utilizado na fabricação das chapas.
Graças a essa tecnologia, as chapas possuem custo mais barato do que o policarbonato Compacto ao mesmo tempo em que mantém as boas características da resina de policarbonato. É semelhante ao vidro canelado, mas possui desempenho e resistência muito superiores. Em relação ao acrílico, o policarbonato alveolar é melhor em praticamente tudo: Resistência, transmissão de calor e luz, peso, e não amarela com o tempo.
O que determina a qualidade de um lanternin ou veneziana industrial, por exemplo, é um conjunto de características, sendo as principais: transmissão de luz, resistência mecânica, segurança contra fogo e raios UV e durabilidade.
Para saber mais, comparamos estes materiais no artigo Veneziana Industrial – o erro de escolher somente pelo preço.
No caso do policarbonato alveolar, apesar de agregar todas essas características, ele ainda é leve e fácil de ser manuseado e instalado. Vamos conferir as características mais detalhadamente.
Características do policarbonato alveolar
Com foco na eficiência energética, sustentabilidade e segurança em sistemas de iluminação natural, as características mais importantes do policarbonato alveolar são as seguintes:
- Redução de Calor no Ambiente: O policarbonato alveolar refletivo reduz a temperatura ambiente entre 7º e 9ºC, dependendo da extensão da camada refletiva.
- Resistência ao impacto: Cerca de 250 vezes mais resistente que o vidro.
- Resistência a temperatura: de -40ºC até 120ºC em temperaturas contínuas.
- Peso: É cerca de 80% mais leve que o vidro.
- Raios Ultra-violeta: Recebe tratamento especial contra propagação de raios UV.
- Proteção contra incêndios: É auto-extinguível, não propagando as chamas.
- Ótima transmissão de luz: O índice de transmissão de luz é praticamente idêntico ao do vidro. Não altera as características até a temperatura de 120º.
Além de todas essas características únicas, os equipamentos em policarbonato alveolar do Grupo MB são feitos de acordo com normas técnicas de referência, com destaque para:
- ANSI Z.97.1 – 2009 Impact rating – Class A;
- Hail Impact Resistance (FM 4431) Class 4 severe rating;
- IBC 2006 Rating for horizontal burna rate ASTM D635-10 – CC1;
- IBC 2012 Self Ignition Greater than 650ºF ASTM D1929-13a;
- UL 792: Burglary resistant file.
O cumprimento desses aspectos regulatórios acrescenta ao policarbonato alveolar do Grupo MB um diferencial que o torna único no mercado de iluminação natural. Para conhecer melhor todas as características técnicas destes produtos, baixe nosso catálogo completo de soluções em iluminação natural e ventilação natural para a indústria.
Por todas essas qualidades, o Grupo MB decidiu usar o policarbonato alveolar em seus produtos. Nossos domus, lanternins, venezianas industriais e coberturas estão disponíveis em modelos confeccionados nesse material, aproveitando o melhor de todas as suas características e otimizando os benefícios da iluminação natural.
Para mais informações ou receber um orçamento em até 3 dias úteis, utilize o formulário abaixo.