De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), seis a cada dez empresas possuem um setor dedicado às ações de sustentabilidade. Isso mostra o quanto os gestores estão mais conscientes em relação ao cuidado ambiental e, ao mesmo tempo, à reputação das marcas no mercado. Quer entender melhor os motivos? Continue a leitura e veja 4 atitudes sustentáveis para implementar na sua fábrica o quanto antes!
Ações de sustentabilidade: por que é importante que as indústrias se preocupem com o tema?
Ainda conforme o levantamento da CNI citado na introdução, o número de gestores que se preocupam com o tema da sustentabilidade industrial praticamente dobrou do ano de 2021 para 2022. De acordo com a pesquisa, 34% dos gestores brasileiros afirmaram essa preocupação.
Além disso, aumentou também a proporção de profissionais que passaram a exigir certificados ambientais de seus fornecedores. Esse número foi de 26% em 2021 para 45% em 2022.
Isso demonstra o quanto a conscientização sobre o cuidado ambiental vem se tornando prioridade no setor. Hoje em dia, certificações como a LEED (Liderança em Design Ambiental e de Energia), por exemplo, se tornaram referências para atestar a responsabilidade social das indústrias em relação às cadeias produtivas. Entre os princípios nos quais se baseiam essas certificações, podemos citar os 5Rs:
- Repensar: reflexão sobre melhorias nos processos;
- Recusar: não aceitação de práticas que geram impactos socioambientais;
- Reduzir: redução do excesso de produção que gera resíduos;
- Reutilizar: reaproveitamento de recursos, como água da chuva;
- Reciclar: reciclagem de materiais e resíduos líquidos e sólidos.
Investimentos em sustentabilidade para 2023: sua indústria está preparada?
Entre os principais motivos dos investimentos em ações de sustentabilidade industrial estão a redução de custos operacionais e a melhoria na imagem da marca. Esses fatores andam juntos no que diz respeito à rentabilidade do negócio. Afinal, além de manter o orçamento equilibrado, uma indústria com imagem positiva vende mais. Isso também atrai investimentos promissores para o setor.
O aumento da competitividade no mercado e o cumprimento das legislações regulatórias também justificam a preocupação dos gestores quanto às ações sustentáveis. No entanto, a falta de incentivos do poder público é um fator que compromete a implementação de certas ações, na visão de muitos gestores.
Nesse sentido, a busca por alternativas mais viáveis para otimizar a linha de produção se torna o foco dos programas de sustentabilidade. Um exemplo é a implementação de soluções de iluminação e ventilação natural, entre outras práticas mais sustentáveis e de fácil acesso, como a substituição das lâmpadas convencionais por LEDs para complementar a iluminação natural.
4 ações de sustentabilidade para implementar na indústria
A seguir, listamos 4 práticas que você pode implementar o quanto antes na fábrica para buscar a sustentabilidade industrial.
Reaproveitamento de água
O reaproveitamento de água traz uma economia significativa para a indústria, podendo ser feito por meio de um sistema de captação da água da chuva ou mesmo a partir do reaproveitamento de água potável para fins de higiene e consumo. Já a água proveniente de um esgoto tratado, por exemplo, pode ser utilizada para limpeza de algumas dependências da fábrica, como os pisos ou rega de jardins.
Reciclagem e descarte correto de resíduos
O gerenciamento adequado dos resíduos é uma das ações de sustentabilidade mais importantes dentro de um parque industrial. Afinal, estamos falando de cadeias de produção extensas, que geram muito material de descarte. Algumas alternativas nesse sentido são a coleta seletiva, a reciclagem de resíduos sólidos e a compostagem de resíduos orgânicos.
Campanhas de conscientização e treinamentos
É muito difícil implementar ações de sustentabilidade de forma bem-sucedida se não houver o envolvimento coletivo. É dever do gestor promover a conscientização de suas equipes e treinar os colaboradores para que se mantenham engajados nas práticas sustentáveis. Uma forma de acelerar esse processo é utilizando estratégias de gamificação ou bonificação para os grupos mais engajados.
Utilização da iluminação e ventilação natural
As soluções de iluminação e ventilação natural representam hoje uma das formas mais práticas de investir em sustentabilidade industrial. Isso porque essas soluções são fáceis de instalar, demandam pouca manutenção e operam a custo zero de energia. Ou seja, permitem que a fábrica atinja a eficiência energética em médio e longo prazo e, ao mesmo tempo, mantém os cofres equilibrados, livres de “surpresas” de manutenção corretiva.
Domus, venezianas e lanternins industriais são exemplos de soluções sustentáveis que garantem iluminação uniforme, conforto térmico e qualidade do ar na fábrica sem consumir um quilowatt sequer de energia. Isso significa que o retorno sobre esses investimentos é garantido, trazendo economia de recursos, eficiência para os processos internos e mais qualidade de vida no local de trabalho.
Quer saber mais sobre qualidade de vida no espaço corporativo? Veja como aliar conforto ambiental e sustentabilidade na indústria para elevar sua fábrica a um patamar mais moderno e humanizado!