Vamos entender aqui como a certificação LEED é importante para atestar o comprometimento de uma indústria com a sustentabilidade. A certificação já é a maior referência de sustentabilidade no setor de construção civil. Além de garantir que a empresa é sustentável, inúmeros benefícios e ganhos são obtidos pela adoção das práticas e conceitos ambientalmente corretos.
O valor da sustentabilidade – incluindo o financeiro
A sustentabilidade é um fator fundamental para a competitividade e imagem das indústrias. Empresas que adotam práticas sustentáveis e comprovadamente se preocupam em ter uma boa relação com o meio ambiente são mais valorizadas e bem vistas pelos consumidores.
Para além dos aspectos ambientais, uma indústria sustentável está à frente de suas concorrentes em relação à competitividade e eficiência. A sustentabilidade é importante não apenas pelo seu significado ambiental e social. Hoje em dia, as boas práticas para ser uma empresa sustentável tem reflexos diretos na qualidade do trabalho, dos serviços e produtos, e na competitividade da indústria.
+Saiba mais: Como minha empresa pode ser sustentável (e por que isso importa)?
As bolsas de valores de todo o mundo já medem e qualificam as empresas pelo seu grau de maturidade ambiental. No Brasil, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, é usado por investidores para avaliar empresas de capital aberto. Esses investidores sabem que uma indústria sustentável possui uma cultura de eficiência e melhor aproveitamento de seus recursos.
Existem várias ferramentas para certificar a qualidade das empresas na área ambiental. A ISO 14001, de gestão de sistemas ambientais, é a mais conhecida na indústria. Além dela, há também a certificação LEED, utilizada para certificar edificações que sejam ambientalmente corretas e comprometidas com práticas sustentáveis.
Com a crescente importância da sustentabilidade e a sua disseminação no meio industrial e empresarial, essas certificações ganharam peso e são fatores decisivos na hora de disputar contratos e clientes. No setor de construção civil, a certificação LEED é a principal referência de maturidade ambiental e sustentabilidade. Vamos conhecer melhor como ela funciona.
O que é a certificação LEED?
A Certificação LEED é o principal certificado de construção sustentável no Brasil. O nome é uma abreviação de Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em design ambiental e de energia). Trata-se de um selo que certifica que uma edificação adota boas práticas de sustentabilidade.
O USGBC, sigla para U.S Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos EUA), desenvolveu a certificação original no ano 2000. No Brasil, foi a partir de 2007 que seu uso começou a se difundir, até tornar-se o selo de edificações sustentáveis mais relevante de todo o país.
O LEED é voltado para o setor de construção civil e é utilizado em mais de 160 países. No Brasil, a instituição responsável pela certificação é GBC-Brasil – Conselho de Construção Sustentável do Brasil. É o órgão responsável por avaliar e emitir as certificações LEED para os empreendimentos que estejam de acordo com os princípios de sustentabilidade da construção civil contemporânea.
Como funciona a certificação LEED?
Edifícios certificados LEED são aqueles que foram avaliados pelo GBC-Brasil para avaliar o cumprimento de critérios mínimos de sustentabilidade. O processo de certificação funciona da seguinte forma:
- Primeiro a empresa deve escolher a tipologia do empreendimento. Existem quatro opções:
- BD+C – Novas construções;
- ID+C – Design de interiores;
- O+M – Edifícios existentes;
- ND – Bairros.
- O segundo passo é o registro online na plataforma do GBC;
- Após o registro, basta enviar os templates do empreendimento e demais materiais requisitados na solicitação da certificação;
- O GBC irá avaliar todos os materiais, e se estiverem dentro dos critérios, será dado um aviso de que a certificação será emitida.
Repare que a certificação funciona para qualquer tipo de edificação e pode ser solicitada em qualquer etapa do empreendimento, inclusive após a conclusão do mesmo (tipologia O+M).
Requisitos avaliados para a Certificação LEED
Os Projetos são analisados segundo 8 dimensões. Cada dimensão possui práticas obrigatórias e práticas que podem ser recomendadas pelo GBC. O não cumprimento de um destes pré-requisitos (práticas obrigatórias) inviabiliza a emissão do certificado. As ações sugeridas ao empreendimento, à medida que são cumpridas, geram créditos que também são computados para a pontuação final.
As oito áreas avaliadas pela certificação são:
- Localização e transporte;
- Espaço sustentável;
- Eficiência do uso da água;
- Energia e atmosfera;
- Materiais e recursos;
- Qualidade ambiental interna;
- Inovação e processos;
- Créditos de Prioridade Regional.
Todos esses critérios são avaliados quanto aos pré-requisitos e ações recomendadas.
Níveis de certificação
Quanto maior o número de práticas e créditos obtidos pela edificação, maior será o nível da certificação LEED. A pontuação varia de 40 a 110 pontos, o que define quatro níveis diferentes.
Os níveis de certificação LEED são:
- Certificado – 40 a 49 pontos;
- Silver – 50 a 59 pontos;
- Gold – 60 a 79 pontos;
- Platinum – Acima de 80 pontos
Quais os benefícios de uma obra certificada LEED?
Os benefícios de uma obra certificada LEED são inúmeros, e extrapolam inclusive o aspecto ambiental. O próprio GBC classifica os benefícios em três tipos: Econômicos, sociais e ambientais.
Os principais benefícios econômicos são:
- Diminuição dos custos operacionais;
- Mitigação de riscos legais e regulatórios;
- Valorização do imóvel;
- Modernização e extensão da vida útil da edificação;
- Aumento das taxas de ocupação.
Os principais benefícios sociais e ambientais são:
- Garante a segurança e saúde dos trabalhadores;
- Promove a conscientização de trabalhadores e usuários;
- Dissemina a sustentabilidade na cadeia de fornecedores;
- Melhora a satisfação dos usuários do edifício;
- Incentiva o uso racional de recursos naturais como água e energia;
- Promove a utilização materiais e tecnologias verdes;
- Redução, tratamento e reuso de resíduos e sobras do processo de construção.
Por todos esses benefícios a certificação LEED tem sido cada vez mais valorizada e levada em conta por clientes e empresários. Muitas empresas fornecem materiais e equipamentos que garantem o atendimento de pré-requisitos da certificação, como maximização do uso de iluminação e ventilação natural. Dois fatores que promovem a eficiência energética e a qualidade do ambiente a um só tempo.
Independentemente de o seu empreendimento já estar concluído ou não ter saído do papel, a certificação LEED é possível, e trará as vantagens que mencionamos. Agora você já sabe o que é como fazer para conseguir a certificação.