CFD: tecnologia para Impulsionar os sistemas de ventilação natural de alta performance

Redução de custos, agilidade no lançamento da obra e máximo desempenho dos sistemas de ventilação natural. São esses os principais ganhos da aplicação do Computational Fluid Dynamic (CFD) no dimensionamento de venezianas e lanternins industriais.

Essa metodologia derivada da Engenharia Computacional vem sendo cada vez mais utilizada na projeção de soluções industriais inteligentes que demandam compreender a fundo o comportamento de fluidos.

No caso dos sistemas de ventilação natural, o CFD valida os cálculos da taxa de renovação do ar ideal para cada tipo de galpão, conforme as particularidades do layout e as diversas variáveis climáticas que interferem no comportamento do fluido.

A intenção é garantir um projeto de alta performance por meio da identificação prévia dos pontos de maior e/ou menor temperatura no ambiente, das “zonas mortas”, da velocidade do ar no interior do galpão, entre outros critérios essenciais para o dimensionamento adequado de um sistema de ventilação natural.

O CFD é bastante funcional, tendo em vista que basta coletar corretamente os inputs do ambiente físico e levá-los para a malha 3D na realidade virtual. A partir daí, o software trabalha os inputs de modo a gerar insights precisos para tirar o projeto do papel. Os testes que podem ser feitos na malha virtual permitem avaliar diversas possibilidades antes de configurar as venezianas e lanternins no galpão.

Isso evita retrabalho e prejuízo com instalações mal feitas ou pouco certificadas. Não à toa, as empresas que são referência no segmento da ventilação natural já incorporaram o uso dessa metodologia no dimensionamento de suas soluções. Um exemplo é o Grupo MB, que há 20 anos projeta soluções de iluminação e ventilação natural de máximo desempenho e com assistência técnica em todo país.

Pensando nas vantagens do CFD em termos de eficiência e sustentabilidade industrial, preparamos um e-book completo para você entender melhor como essa metodologia pode ser aplicada no dimensionamento de venezianas e lanternins de máximo desempenho.

Acesse o conteúdo e surpreenda-se com o que a tecnologia é capaz de fazer pelo seu projeto de ventilação natural!

pt_BR

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp