Conforto luminoso em galpões: por que você deveria estar prestando atenção nisso

conforto luminoso

Com o fim da temporada de verão e o início do outono, a quantidade de luz natural disponível vai ficando menor. Isso faz uma diferença significativa para o trabalho em galpões industriais, tendo em vista que o conforto luminoso é fundamental para o bom andamento da cadeia de produção.

Não à toa, muitos gestores vêm aproveitando esse momento para investir em soluções inteligentes e garantir a produtividade na fábrica durante todas as temporadas. A instalação de domus lineares, por exemplo, permite que o galpão se mantenha iluminado por oito horas consecutivas, sem a necessidade de lâmpadas artificiais acesas a maior parte do expediente.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é o conforto luminoso e quais soluções são capazes de proporcioná-lo. Continue a leitura e veja como tornar sua fábrica mais salubre, produtiva e sustentável!

Conforto luminoso: o que é?

O conforto luminoso nada mais é do que o conjunto de aspectos que tornam um ambiente agradável visualmente. No caso das atividades industriais, a luz natural precisa ser aproveitada ao máximo para configurar um local de trabalho salubre e seguro, sobretudo do ponto de vista da realização daquelas tarefas mais minuciosas.

Porém, ao mesmo tempo em que é necessário aproveitar a luz solar para trazer mais conforto, saúde e bem-estar aos colaboradores, é preciso ter cuidado quanto à entrada dos raios UV. Nesse âmbito, é essencial contar com soluções estratégicas, ou seja, que favoreçam a entrada de luz natural e, ao mesmo tempo, bloqueiem a radiação perigosa.

Por que é importante investir em conforto luminoso no ambiente fabril?

Conforto luminoso e segurança do trabalho são grandezas diretamente relacionadas. Tanto é que existem normas específicas da ABNT quanto às taxas necessárias de iluminação para os ambientes corporativos, como regulamentado na NR-17 e NBR 8995/1453 – esta última mais voltada aos galpões industriais.

O objetivo dessas normativas é garantir a configuração de um local de trabalho salubre, o que é fundamental não só do ponto de vista do bem-estar dos colaboradores, mas, também, do rendimento das equipes. Afinal, trabalhando em um ambiente confortável visual e termicamente, é natural que o grupo produza com mais qualidade. Isso, é claro, reflete no faturamento da indústria.

Portanto, ao investir em conforto luminoso, o gestor alia uma série de fatores indispensáveis para o posicionamento da marca no mercado, entre eles a qualidade de vida no trabalho, a sustentabilidade e a eficiência energética. Isso porque, com os índices adequados de iluminação natural, a fábrica consumirá bem menos energia elétrica ao longo do expediente.

Exemplos de soluções que proporcionam conforto luminoso

Vamos às soluções que têm retorno garantido em termos de conforto luminoso e economia de energia.

Domus lineares

Os domus lineares são estruturas instaladas em coberturas novas ou pré-existentes para proporcionar iluminação natural uniforme e controlada na indústria. A instalação por clips reguláveis facilita a manutenção e impede problemas como infiltrações. Além disso, a entrada de luz solar é estratégica, com 98% de proteção UV e sem incidir diretamente sobre os colaboradores ou equipamentos.

Resumimos os principais benefícios da solução:

  • Iluminação estratégica mesmo em dias nublados;
  • Iluminação uniforme por cerca de 8 horas de expediente;
  • Conforto luminoso e bem-estar para os colaboradores;
  • Redução de custos com energia elétrica;
  • Elevada resistência mecânica;
  • Não propaga chamas;
  • Excelente acabamento estético;
  • Payback estimado em 24 meses.

Quer entender melhor sobre os sistemas de iluminação industrial? Veja o comparativo que preparamos e saiba como escolher o sistema mais compatível com seu projeto!

Para você ter uma ideia dos resultados que a instalação de domus lineares traz para o galpão industrial, considere o case de sucesso da empresa Postes Roma, cuja fábrica era muito escura e visualmente desconfortável. Além desse inconveniente que poderia comprometer a segurança da cadeia produtiva, o custo de energia na indústria era muito elevado devido à quantidade de lâmpadas que precisam ficar acesas o dia todo.

Após a instalação dos domus, a fábrica da Postes Roma ganhou máximo conforto luminoso e visual, transformando-se em um local mais salubre, agradável e seguro para os colaboradores. Como os domus operam a custo zero de energia, a empresa também deu um grande passo nos quesitos eficiência energética e sustentabilidade, que são importantes marcadores de sucesso industrial nos dias de hoje.

Aproveite este conteúdo gratuito e acesse o case completo com o antes e depois da Postes Roma!

Venezianas de policarbonato

As venezianas de policarbonato também são soluções eficientes do ponto de vista do conforto luminoso. Além disso, essas soluções trazem ventilação permanente para a indústria, o que favorece o conforto térmico e eleva a qualidade do ar no ambiente. 

Trata-se de um investimento certeiro para adequar-se à NR-15, que preconiza a salubridade do ambiente. Isso porque as venezianas possibilitam a renovação constante do ar, além de proporcionarem economia de energia. 

No entanto, é importante reforçar que as venezianas opacas não são recomendadas para os projetos que necessitam de conforto luminoso. As venezianas de policarbonato translúcido são as indicadas para esse caso, considerando-se que esse material tem uma excelente taxa de transmissão luminosa e alta capacidade de refração e difusão estratégica da luz solar. Tudo isso sem deixar passar radiação perigosa.

Agora que você já conhece algumas soluções inteligentes para aliar conforto luminoso, economia de energia e salubridade na indústria, que tal entender um pouco mais sobre o dimensionamento desses sistemas?

Continue o aprendizado e baixe nosso guia gratuito para instalação, inserção e ajustes dos parâmetros de domus, lanternins e venezianas em projetos industriais!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp