Domus Alveolar e Domus Prismático são termos que se referem ao Domus Linealight, sistema que permite aproveitar melhor a iluminação natural de um ambiente. A diferença entre eles está em sua composição, de acordo com o tipo de policarbonato utilizado.
Além disso, os Domus Lineares oferecem grandes vantagens para galpões industriais, já que o seu objetivo principal é a melhoria na iluminação do ambiente interno.
Qualquer que seja a sua escolha, a verdade é que tanto o Domus Alveolar quanto o Domus Prismático oferecem excelentes resultados para a indústria, pois promovem uma economia significativa devido à iluminação natural.
Neste conteúdo, vamos explicar a diferença entre esses dois materiais e mostrar qual escolher. Entenda mais.
Comparativo entre Domus Alveolar e Domus Prismático
O Domus Alveolar e o Domus Prismático são bastante utilizados na indústria. Esses sistemas proporcionam uma iluminação natural de qualidade por até oito horas do dia, dispensando assim a utilização de lâmpadas.
Isso é importante por conta do aumento nas contas de energia elétrica. Para se ter uma ideia, a elevação foi maior do que o dobro da inflação em 2021, conforme dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). A alta foi de 114% somente em 2021. No mesmo período, a inflação cresceu 48%.
Além disso, quando fabricados da forma correta, os materiais apresentam alta resistência. A instalação é simples e pode ser feita em qualquer modelo de telha por meio de clips reguláveis.
Portanto, as chapas de Domus consistem na alternativa ideal para alcançar o melhor desempenho com a máxima redução de custos e o maior potencial de sustentabilidade.
Aproveite e baixe este e-book com um comparativo entre sistemas de iluminação industrial.
Apesar de serem materiais com o mesmo objetivo, Domus Alveolar e Domus Prismático são diferentes. Por isso, é importante entender suas características.
Antes de explicar como selecionar o mais adequado para o seu projeto, vale a pena saber que os Domus Alveolares são repletos de alvéolos, ou seja, pequenos espaços ocos no interior do material.
Eles favorecem a refração da luz. Além disso, são 80% mais leves e 250 vezes mais resistentes do que o vidro. Por isso, conferem uma série de benefícios aos galpões industriais. Por exemplo:
- Maior leveza;
- Menor custo;
- Melhor controle da temperatura (os espaços dos alvéolos contêm ar, que é um bom isolante térmico, sobretudo nos policarbonatos dos tipos branco leitoso e refletivo).
Para mais informações sobre o policarbonato alveolar, não deixe de conferir o artigo: O policarbonato alveolar e a iluminação natural.
Por sua vez, os Domus Prismáticos apresentam uma estrutura com 26 mil microprismas. Eles garantem a propagação da luz natural com mais eficiência. Também conferem uma série de vantagens, como:
- Elevada taxa de transmissão luminosa;
- Elevada taxa de reflexão solar;
- Altíssima capacidade de refração e difusão da luz.
O aspecto da difusão da luz merece realmente destaque. Isso porque o Domus Prismático faz isso com enorme eficácia, iluminando uma área muito além daquela imediatamente abaixo do Domus.
Para mais informações sobre o Domus Prismático, não deixe de conferir este artigo.
Domus Alveolar e Domus Prismático: qual escolher?
Como destacado, as chapas de Domus são fabricadas em policarbonato. No entanto, a composição de cada uma delas é diferente. De toda forma, esses materiais oferecem ampla propagação da luz, o que já agrega muitas vantagens ao produto.
Além disso, outro benefício importante é a garantia de 5 anos no policarbonato. Estes materiais necessitam de limpeza de tempos em tempos apenas para garantir a capacidade dos Domus de transmitirem a luz natural.
Então, como escolher? A distinção deve considerar, além do custo, propriedades específicas da estrutura da construção e necessidade de iluminação.
O policarbonato e seu uso na iluminação industrial natural
O policarbonato é um material com propriedades muito interessantes e confiáveis ao ser utilizado em diversos produtos, incluindo, além dos Domus, coberturas e venezianas. Ainda possui grandes vantagens ante outros materiais, como vidro, PVC, acrílico e fibra de vidro, conforme este artigo.
Algumas das propriedades que enaltecem as vantagens do seu uso são:
- Resistência;
- Auto extinguibilidade;
- Flexibilidade;
- Durabilidade;
- Resistência ao amarelamento;
- Garantia de estanqueidade, ou seja, há isenção de trincas, furos e porosidades;
- Conforto visual;
- Proteção UV;
- Acabamento na cor da telha;
- Baixo peso específico;
- Uniformidade da iluminação;
- Transmissão luminosa de 70% na chapa de policarbonato prismático.
Essas qualidades são bastante interessantes para garantir o retorno do seu investimento e garantir excelente custo-benefício. Além de tudo, o policarbonato pode ser constituído de formas diversas, como explicamos.
O Grupo MB é especialista nessa solução e trabalha com Domus Alveolar e Domus Prismático. Inclusive, auxiliamos na definição da melhor alternativa, já que utilizamos tecnologias de ponta para essa finalidade.
Além disso, oferecemos o MB Smart, um sistema que gerencia todos os recursos de iluminação de forma inteligente. Isso garante que a indústria tenha a melhor performance com o menor consumo de energia. É um extra junto ao Domus Linealight, sendo também um case de sucesso.
Inclusive, você pode ter um mecanismo personalizado de luz, a fim de garantir luminosidade maior para aqueles setores que apresentam essa demanda. Por isso, é uma medida para aliar redução de custos e sustentabilidade.
Agora você já sabe como essas soluções funcionam. Afinal, Domus Alveolar e Domus Prismático são benéficos para a indústria, mas é preciso pensar na necessidade do seu projeto antes de definir o ideal. Dessa forma, você chega à resposta certa.
Então, que tal saber mais sobre os Domus? Entre em contato com o Grupo MB e aproveite para verificar nosso catálogo de soluções de iluminação e ventilação natural para a indústria.