Domus para cobertura: por que investir nessa solução na indústria?

-domus para cobertura

Economia de energia, amplo conforto visual, mais qualidade de vida no trabalho e redução de custos operacionais são algumas das vantagens de investir em domus para cobertura.

Essa solução de iluminação natural vem se tornando um item indispensável nos projetos industriais de arquitetura sustentável, ajudando também a impulsionar a produtividade dos colaboradores.

Quer entender como funciona? Continue a leitura, conheça todos os benefícios do domus de iluminação natural e saiba como escolher a melhor opção para a sua fábrica!

Por que você deve investir em um domus para cobertura da sua indústria hoje mesmo?

Projetistas que priorizam soluções sustentáveis encontram no domus de iluminação natural uma opção com excelente retorno. Afinal, a economia de energia gerada pela solução permite que, de médio a longo prazo, a fábrica atinja a eficiência energética e assim seja considerada uma referência quando o assunto é sustentabilidade industrial.

Além disso, o domus para cobertura demanda pouca manutenção, o que é importantíssimo do ponto de vista orçamentário da empresa, pois não haverá elevado custo para mantê-los atuando em alta performance.

Quanto à eficiência luminosa, o domus de policarbonato prismático apresenta máximo desempenho, pois os microprismas que compõem as placas possibilitam uma grande amplitude de iluminação no galpão, trazendo conforto visual e tornando mais seguras certas atividades que exigem iluminação criteriosa. O local se mantém iluminado de maneira uniforme e estratégica por uma média de oito horas por dia, sem incidir diretamente sobre os colaboradores e sem deixar passar radiação perigosa.

O que é domus linear e quais são os tipos de materiais?

Os domus linear são estruturas de telhado que têm o objetivo de favorecer a entrada de luz natural na fábrica para aliar conforto térmico-visual e economia de energia. Eles podem ser fabricados em fibra de vidro, acrílico, policarbonato prismático ou policarbonato alveolar.

Em termos de custo-benefício, a opção pelo domus de policarbonato é a que mais compensa, pois esse material potencializa ainda mais a iluminação natural, permitindo que a luz solar se irradie por um raio maior. Além disso, esse material é vantajoso também em termos de resistência, durabilidade e estética, pois tem um design mais “clean”.

Em quais locais o domus pode ser instalado?

O domus de iluminação natural pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura, novas ou pré-existentes. A instalação é feita por meio de clips reguláveis que impedem que a estrutura sofra os efeitos da dilatação.

Outra vantagem é que o domus para cobertura são soluções totalmente estanques, isto é, apresentam máxima vedação, de modo a não gerar problemas como infiltrações ou gotejamento. Portanto, mesmo no caso de grandes tempestades e mudanças climáticas, o sistema não gera prejuízo.

Domus para cobertura favorece apenas a iluminação natural?

Embora a iluminação natural seja o principal objetivo do domus linear, a solução pode contar ainda com um sistema complementar para ventilação natural, o LanterDomus. Assim, além de ganhar luminosidade uniforme e eficiente, o galpão ganha também conforto térmico e qualidade do ar, o que é essencial para a saúde e o bem-estar dos colaboradores na indústria.

Quais as principais vantagens do domus linear?

Vimos que o domus para cobertura reúne uma série de vantagens devido ao seu caráter sustentável e desempenho de alta performance. A seguir, resumimos as principais.

Economia de energia

Com a instalação do domus, a luminosidade no galpão será a mais eficiente possível, sem demandar a necessidade de lâmpadas artificiais durante a maior parte do expediente.

Outra possibilidade é instalar um sistema complementar ao domus, como o MB Smart, que faz a dimerização dos LEDs conforme a entrada de luz natural no galpão, ajudando assim a reduzir o consumo de eletricidade e a configurar a iluminação de acordo com as necessidades de cada ambiente da fábrica.

Qualidade de vida no trabalho

Um dos resultados imediatos da instalação do domus para cobertura é a qualidade de vida no trabalho. Afinal, um galpão visualmente confortável e com incidência de luz natural contribui para a segurança, o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Isso favorece a produtividade do grupo, o que, por sua vez, impulsiona o rendimento e o faturamento da indústria.

Confira este case de sucesso e veja como o domus de iluminação natural transformou o dia a dia no galpão da Postes Roma, aliando sustentabilidade industrial e produtividade em alta!

Redução de custos operacionais

Além da economia de energia elétrica, a instalação do domus de iluminação natural otimiza os recursos orçamentários da fábrica porque o sistema opera em alta performance sem exigir manutenção constante. A instalação também não é complexa ou demorada.

Apenas ressaltamos que existe a necessidade de uma limpeza periódica nas chapas translúcidas para retirar a poeira acumulada, de modo que o domus não perca sua capacidade luminosa. Essa limpeza deve ser realizada por profissionais devidamente capacitados.

Como escolher o domus certo para o seu projeto?

O principal cuidado para escolher o domus certo é contar com fornecedores especializados, considerando-se que a escolha dos materiais e o dimensionamento da solução vão depender de certas particularidades de cada galpão. Somente profissionais capacitados poderão avaliar esses quesitos de forma rigorosa, de modo a projetar uma solução de máximo desempenho e com retorno garantido.

O Grupo MB é referência na fabricação de domus para cobertura e outros sistemas inteligentes. Nossas soluções sustentáveis valorizam seu projeto e impulsionam a cadeia produtiva na fábrica.

Conheça nosso catálogo completo de sistemas de iluminação e ventilação natural e faça um orçamento sem compromisso!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp