Os segredos da ventilação natural: efeito chaminé e efeito venturi

ventilação natural efeito chaminé

O efeito chaminé permite que a renovação do ar e o conforto térmico sejam constantes em um ambiente interno. Isso acontece porque essa técnica utiliza o princípio de que o ar quente sobe, fazendo com que ele escape para fora e seja substituído por um ar mais fresco sem a necessidade de consumir energia elétrica. E é justamente com base nisso que os Lanternins do Grupo MB foram desenvolvidos.

Em fábricas e galpões industriais, contar com esse tipo de solução é essencial não apenas para reduzir os custos com ventilação forçada, mas, principalmente, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e evitar a propagação de doenças respiratórias, como a Covid-19. Continue a leitura e entenda melhor essa relação!

Como a ventilação natural e o efeito chaminé movimentam o ar?

O comportamento do ar no interior do galpão é determinante para a escolha e posicionamento dos sistemas de ventilação natural, como os Lanternins. Afinal, eles funcionam com base nas diferenças de temperatura e densidade do ar no ambiente.

A ventilação natural se refere ao processo geral de permitir que o ar externo mova-se naturalmente para dentro e para fora de um edifício, sem o uso de equipamentos mecânicos. Isso pode ser alcançado através de várias estratégias, sendo a ventilação cruzada uma delas.

O que é ventilação cruzada?

A ventilação cruzada ocorre quando as aberturas em lados opostos ou adjacentes de um edifício permitem que o ar atravesse diretamente o espaço, promovendo uma renovação eficaz do ar interior. É uma forma eficiente de ventilação natural, pois facilita a entrada de ar fresco e a saída do ar viciado, aproveitando a diferença de pressão do vento ou a diferença de temperatura entre o interior e o exterior.

Essas diferenças são responsáveis pela ocorrência dos efeitos de ventilação natural chaminé e venturi, que explicaremos a seguir.

O que é efeito chaminé?

Esse é um fenômeno bastante conhecido quando se trata de movimentação de fluidos. No caso do comportamento do ar em um ambiente fechado, funciona assim: o ar quente tende a subir enquanto o ar frio, mais denso e pesado, desce.

Enquanto é deslocado pelo ar frio, o ar quente escapa pelo Lanternim instalado no teto do galpão industrial, ajudando a manter uma temperatura mais agradável no interior do ambiente. Além disso, é importante ressaltar que, quanto maior for o pé direito do local, maior será a velocidade de exaustão do ar na parte superior, favorecendo a performance do sistema.

O que é efeito venturi?

Já o efeito venturi foi percebido e estudado pelo italiano Giovanni Venturi, que percebeu que o fenômeno ocorre quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando uma pressão negativa. Esse efeito ocasiona um vácuo parcial que, neste caso, impulsiona o fluido.

Isso ocorre nas entradas e saídas do Lanternim, maximizando a circulação do ar devido ao estreitamento da tubulação. Assim, o efeito de exaustão aumenta, e o fluido sai mais rapidamente pela parte superior da estrutura, tornando a qualidade do ar e conforto térmico constantes as principais características desse processo.

Com o Grupo MB, podemos potencializar essa ventilação natural por meio da combinação estratégica de lanternins, que permitem a saída do ar quente acumulado no topo, e venezianas industriais, que facilitam a entrada de ar fresco nas laterais do galpão, garantindo um ambiente de trabalho mais agradável e saudável sem o uso de energia elétrica. 

Essas estruturas trabalham em sinergia com os Lanternins para potencializar a troca e renovação do ar. 

Esquema mostrando o efeito chaminé e efeito venturi em ação em um galpão

Como esses fenômenos impactam no dia a dia de trabalho?

Em relação ao bem-estar dos colaboradores, já deu para perceber o quanto as soluções de ventilação natural são eficientes e necessárias. A partir delas, vários problemas de saúde são evitados, como doenças respiratórias que se propagam mais facilmente em ambientes fechados, principalmente com um projeto bem dimensionado. 

No contexto de pandemia do Covid-19, por exemplo, a garantia de uma boa ventilação fazia (e ainda faz) parte dos protocolos de segurança.

Além de barrar a propagação de vírus e bactérias, a renovação frequente do ar e o resfriamento do ambiente evitam outros desconfortos comuns, como desidratação e dores de cabeça. 

Sabemos que esses entraves comprometem bastante o rendimento dos colaboradores, o que reflete na produtividade da empresa como um todo. Afinal, é mesmo difícil manter a concentração em ambientes com pouca qualidade térmica.

Taxa de renovação de ar: entenda a variação 

Por esses e outros fatores, a taxa de renovação do ar já não é mais apenas um parâmetro adicional de conforto, mas, sim, um importante aspecto do projeto arquitetônico e das instalações industriais e comerciais. 

Considerando a variedade de ambientes de trabalho, desde armazéns até fábricas e supermercados, as taxas de renovação do ar recomendadas variam significativamente para atender às necessidades específicas de cada espaço. 

Consulte a tabela a seguir, que detalha as taxas de renovação de ar por hora recomendadas para vários contextos de trabalho, ajudando você a identificar a solução mais adequada para suas necessidades específicas:

Por que investir em ventilação natural?

Essa escolha é sinônimo, acima de tudo, de oferecer mais qualidade de vida às pessoas da fábrica. Isso influencia também na imagem da sua marca no mercado, devido à humanização das relações de trabalho.

Outro ponto muito favorável na instalação dos lanternins industriais é a economia de energia elétrica, já que um ambiente termicamente mais confortável dispensa o uso de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado. Esse equipamento é um grande vilão na fatura de eletricidade das empresas, sem falar que demanda manutenções com certa frequência, o que também gera gastos.

Embora os aparelhos de refrigeração modernos possuam filtros eficientes, o ar fica mais seco, ocasionando desconforto ao respirar. Além disso, a manutenção e a limpeza inadequada (que acontece na maioria das vezes) introduzem partículas de poeira e sujeira que geram reações alérgicas e pioram quadros clínicos como rinite e sinusite.

Como controlar a umidade e a condensação com ventilação natural?

Condições ambientais como a diferença entre a temperatura interna e a externa ou a umidade do ar podem gerar condensação na parte interna do telhado, acumulando água e criando gotejamento no galpão. Isso é extremamente prejudicial para a manutenção das máquinas, para a conservação de produtos armazenados e para a saúde dos funcionários em geral.

Um sistema de ventilação natural, que usa como base o efeito chaminé e efeito venturi, além de uma taxa de renovação do ar adequada às dimensões da fábrica, previne problemas de umidade e condensação com grande eficiência. Portanto, desde que você conte com um fornecedor experiente na instalação dos lanternins, essa não será uma preocupação na sua fábrica.

Então, se ainda faltavam motivos para você se convencer de que vale a pena o investimento, agora não faltam mais. Como vimos, o ganho em conforto térmico e na qualidade do ar é garantido, o que é fundamental para manter os níveis de salubridade no ambiente de trabalho, bem como o rendimento dos colaboradores.

O Grupo MB fabrica e instala lanternins e venezianas industriais há mais de 20 anos, realizando obras de sucesso em empresas de vários portes e segmentos. A diversidade das soluções, a tecnologia de ponta e a qualidade de primeira o torna uma das maiores referências em projetos de iluminação e ventilação natural.

A empresa também oferece uma assessoria completa na especificação, instalação e manutenção dos produtos, que são dimensionados conforme as particularidades dos galpões, garantindo o fluxo contínuo e as taxas de renovação de ar adequadas a cada tipo de ambiente. Assim, é possível usufruir ao máximo dos benefícios da solução: conforto térmico, qualidade de ar e bem-estar das equipes a custo zero de energia.

Conheça um pouco mais sobre os diversos benefícios que os Lanternins do Grupo MB oferecem para o seu galpão industrial! 

pt_BR

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp