O comportamento do consumidor mudou: ele está mais consciente da responsabilidade dos próprios atos em relação ao meio em que vive. Por isso, as empresas sustentáveis já apresentam preferência entre os concorrentes.
Atualmente, 75% dos brasileiros prefere comprar de empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. Isso é o que mostra a pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
E já que o consumidor se importa cada vez mais com a origem daquilo que consome, ou seja, de onde vêm os produtos e serviços, as empresas que não se adequarem aos aspectos de sustentabilidade devem sofrer, a longo prazo, impactos negativos nos índices de comercialização.
Por isso, neste artigo, reunimos os motivos pelos quais as empresas sustentáveis são preferência do cliente. Confira!
Responsabilidade socioambiental não são mais um diferencial
É isso mesmo. A adoção de práticas responsáveis para a coexistência da empresa no seu entorno, o social, e na natureza não mais é um diferencial, pois já é considerada como uma obrigação na ótica dos clientes.
Pesquisas revelam por que empresas sustentáveis são preferência do cliente. De acordo com informações do Akatu (instituição não-governamental que trabalha pela conscientização do consumo consciente), a expectativa das pessoas em relação às empresas é de que elas adotem medidas de proteção do meio ambiente e da sociedade como filosofia organizacional.
E não mais atendam somente às legislações e exigências mínimas de sustentabilidade.
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Cliente deixa de comprar de empresas que agridem o meio ambiente
Outra informação que revela que as empresas sustentáveis são preferência do cliente é a pesquisa feita pela empresa Opinion Box.
Segundo a pesquisa, 65% dos consumidores brasileiros deixariam de consumir de uma empresa que poluiu o ambiente.
Outro dado é que mais da metade dos entrevistados prefere comprar de marcas famosas que preservam o meio ambiente.
Cliente está disposto a pagar mais pela sustentabilidade
Segundo pesquisa realizada pela Marketing Union + Webster, 70% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam não se importar em comprar produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis mesmo que isso signifique pagar mais.
A pesquisa citada no início do texto — realizada pela CNDL e SPC Brasil — também aponta que 98% dos brasileiros acredita que o consumo exacerbado dos recursos naturais são responsáveis pelas mudanças climáticas e impactos negativos, como a falta de água e poluição do ar.
Tudo isso só confirma que empresas sustentáveis são preferência do cliente.
Sustentabilidade é eficiência e economia
O conceito de sustentabilidade, entre outras coisas, quer dizer utilizar recursos com mais eficiência, ou seja, usar menos para fazer mais.
Logo, ao adotar uma política de práticas sustentáveis, a empresa se move para encontrar maneiras de inovar seus processos e garantir o uso responsável dos próprios recursos: tempo, energia, água, luz, colaboradores.
Então, além de contribuir para a redução do impacto negativo no meio ambiente, a empresa sustentável acaba também economizando valores significativos.
No mercado industrial, por exemplo, de acordo com informações do Observatório do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a sustentabilidade busca o desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar humano, ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente e da sociedade.
Dessa forma, é indispensável que os negócios do ramo saibam gerir bem os recursos próprios com transparência e responsabilidade para prosperar no mercado, com competitividade.
Os hábitos de consumo vêm mudando e as empresas sustentáveis serão cada dia mais a preferência do cliente. A adoção de práticas responsáveis para a redução do impacto negativo do negócio no meio ambiente e na sociedade não é mais visto como um diferencial, mas, sim, como uma obrigação, como mencionamos no início do texto.
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E agora queremos saber: como sua empresa está no grau de sustentabilidade?