Além de liberar o ar quente acumulado em galpões industriais, os lanternins aumentam a segurança estrutural das edificações em tempestade e vento forte.
Sabemos que os eventos meteorológicos extremos, como tempestade e vento forte, nem sempre são previsíveis. No entanto, quando eles acontecem, podem desencadear uma série de efeitos devastadores dependendo da intensidade.
Desde danos estruturais leves até situações de emergência que representam riscos graves para a segurança das pessoas e para a integridade das instalações, os galpões industriais estão sujeitos às ameaças decorrentes desses fenômenos naturais.
Mas é fundamental reconhecer que a prevenção ainda é a chave para garantir a segurança estrutural das fábricas. Os galpões industriais abrigam equipamentos, materiais essenciais e, acima de tudo, pessoas cuja segurança é prioritária.
Embora seja verdade que as condições climáticas adversas nem sempre possam ser previstas, isso não significa que medidas não possam ser tomadas para proteger as estruturas industriais contra danos.
Vamos explicar por que os lanternins são uma dessas medidas capazes de contribuir com a segurança de galpões contra ventos fortes e tempestades. Continue e tire suas dúvidas!
O lanternim é mesmo eficaz contra tempestade e vento forte?
Embora o lanternim seja amplamente reconhecido por facilitar a troca de ar, sua eficácia em oferecer proteção estrutural durante tempestades e ventos fortes é variável. Isso depende da força do vento, das condições regionais, da estrutura do galpão e de sua manutenção.
No entanto, os lanternins desempenham um papel essencial na mitigação de pressões internas causadas pela entrada de vento. Com a instalação dessa solução em ventilação natural, o vento tem um caminho para escapar, evitando forçar a cobertura pelo interior com a pressão, o que poderia levar a danos significativos.
Os ciclones subtropicais são fenômenos climáticos que ocorrem com frequência quando um sistema de alta pressão encontra uma massa de ar que combina baixa pressão nas áreas vizinhas com alta umidade.
O resultado dessa junção de fatores é a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortíssimos que, não raro, geram acidentes com vítimas, além de enorme prejuízo financeiro com a queda de telhas e estruturas.
As regiões que comumente recebem a passagem de sistemas de alta pressão, como a porção Sul de Santa Catarina, estão ainda mais sujeitas a essas catástrofes. Especialmente nesses lugares, os lanternins industriais se tornaram artigos indispensáveis para ajudar a proteger os galpões e evitar consequências graves, justamente por conta dessa maior exaustão de ar que a solução proporciona.
Exemplos de danos e a importância do lanternim
Um exemplo do que estamos falando foram os casos registrados na cidade de Tubarão – região sul de Santa Catarina – em outubro de 2016. Na ocasião, a passagem de uma tempestade com ventos de magnitude elevada devastou casas e galpões industriais.
Segundo dados da Defesa Civil, mais de 150 empresas tiveram suas atividades interrompidas ou vieram à falência em decorrência dessa catástrofe climática.
Porém, convém ressaltar um dado interessante levantado pelos engenheiros Douglas Rocha e Raul Botega em pesquisa acadêmica: os galpões menos afetados pelas ações de vento e tempestade foram aqueles que tinham lanternins instalados.
Conforme análise dos engenheiros, a presença dos lanternins foi fundamental para reduzir os danos, porque as aberturas da estrutura diminuíram a pressão interna no galpão.
Assim como esse caso, diversos outros episódios de galpões destruídos por tempestades poderiam ter consequências menos graves se os locais tivessem sido estruturados com soluções preparadas para reduzir danos.
Em 2023, matéria do portal G1 noticiou que a parede de um galpão localizado no distrito industrial de Jundiaí (SP) desabou durante um vendaval. Mais recentemente, um temporal atingiu o município de Bataguassu e, devido à força do vento, um galpão ficou destruído.
Os especialistas recomendam a instalação de lanternins em obras industriais não apenas por proporcionarem conforto térmico e economia de energia, mas justamente porque essa solução é capaz de mitigar efeitos de pressão interna do local.
Princípios de funcionamento e eficiência
O lanternim é uma estrutura metálica instalada nos telhados de galpões industriais na cumeeira, ou seja, no ponto mais alto da edificação. Ele possui aberturas estratégicas para favorecer a exaustão do ar nesses ambientes internos.
O lanternim funciona com base em dois princípios físicos: o efeito chaminé e o efeito Venturi. O efeito chaminé é resultado do deslocamento do ar em virtude das diferenças de temperatura e pressão. À medida que o ar quente sobe, ele fica acumulado na cobertura. O lanternim funciona, então, como uma forma de exaustão natural desse ar viciado.
Já o efeito Venturi nada mais é do que a aceleração da eliminação do ar quente quando impulsionado por um duto mais estreito do lanternim. É um efeito contribui para a eficiência da estrutura e aumenta a taxa de renovação de ar do local.
A estrutura também é fabricada com materiais personalizados para as necessidades de cada projeto, o que contribui para sua resistência. Materiais como policarbonato são populares devido à durabilidade.
E para lidar com chuvas intensas, vale ressaltar que o lanternim normalmente tem vedação perfeita (característica chamada de estanqueidade), o que evita danos aos componentes internos e garante a durabilidade do sistema.
Ou seja, se você ainda tinha dúvidas sobre “o que acontece quando chover? A água entra pelo lanternim?”, a resposta é não. Graças à vedação, o lanternim não deixa que a água passe do lado de fora para dentro do galpão.
Instalação, aplicabilidade e manutenção dos lanternins
Além de mitigar os danos de chuvas e ventos fortes sobre os edifícios, os lanternins são fáceis de instalar, super versáteis e não exigem custos com manutenção. Entenda melhor sobre esses aspectos logo abaixo.
Instalação
Os lanternins podem ser instalados tanto em coberturas novas quanto em telhados de galpões já existentes.
Em coberturas novas, há a oportunidade de integrá-los desde o início do projeto de construção, e isso garante maior liberdade de design e a possibilidade de adaptar os lanternins ao estilo do edifício.
Nos projetos de retrofit, a instalação de lanternins em telhados de galpões oferece uma oportunidade de melhorar as condições dos edifícios sem a necessidade de grandes intervenções estruturais.
Aplicabilidade
Os lanternins são comuns em galpões industriais, mas também podem ser aplicados em outras estruturas como silos de grãos, ginásios e complexos esportivos, supermercados, estábulos e currais e muito mais. Assim, torna-se mais fácil controlar a temperatura e a umidade independentemente do ambiente.
Por que vale a pena investir em lanternim industrial?
Não importa se o prédio é novo ou se o galpão precisa de uma reforma para instalar lanternins, um projeto com esse sistema traz muitas vantagens! Vamos descobrir por que investir em lanternim industrial pode ser uma ótima escolha.
Thermal Comfort
Um ambiente quente e abafado pode ser desconfortável ou até mesmo prejudicial para a saúde dos trabalhadores. O lanternim é uma das melhores soluções para superar esse desafio e melhorar o conforto térmico dentro do galpão industrial.
Sempre que o ar quente gerado pelas máquinas e processos industriais se acumula na cobertura do galpão, o lanternim garante que ele escape. Evita-se, com isso, a sensação de abafamento, e o ambiente fica mais agradável para os trabalhadores.
Quando os lanternim são instalados com as venezianas industriais, potencializa-se as trocas de ar e aumenta o conforto térmico. Localizadas nas laterais do galpão, as venezianas facilitam a entrada de ar fresco no ambiente e criam uma corrente de ar que ajuda a dissipar o calor.
Renovação de ar
Para que o lanternim instalado tenha uma boa eficácia, os responsáveis pela estrutura podem usar a metodologia de engenharia computacional chamada CFD (Computational Fluid Dynamics), ou Dinâmica dos Fluidos Computacional.
Trata-se de uma metodologia utilizada para prever o comportamento do fluido de ar no interior do galpão, considerando aspectos como as zonas de estagnação, a velocidade do ar e os pontos de maior ou menor temperatura.
Ou seja, o CFD é um tipo de “calculadora” para a simulação dos fluidos de ar, de modo que não seja necessário calcular manualmente o comportamento do fluido no galpão.
Aqui no Grupo MB, a equipe usa a metodologia CFD para calcular a taxa de renovação de ar mais adequada para cada ambiente industrial e garantir o máximo de eficiência dos lanternins e outras soluções de ventilação natural.
As simulações CFD também contribuem para a evolução contínua de cada projeto. Isso significa que podemos fazer alterações rápidas e reavaliações sempre que necessário, buscando sempre o melhor desempenho possível da instalação.
Solução sustentável
Os lanternins funcionam sem precisar de eletricidade. Isso significa que não aumentam a conta de energia e são bons para o planeta, porque não emitem gases poluentes. A eficiência energética dos lanternins também acaba contribuindo para a redução da pegada de carbono das instalações industriais.
Afinal, sem o uso frequente de sistemas de ar condicionado ou ventilação mecânica, que consomem energia e emitem gases de efeito estufa, os lanternins ajudam a mitigar o impacto ambiental das fábricas.
Excelente custo-benefício
A relação custo-benefício dos lanternins é muito superior se comparada à dos sistemas de ventilação forçada, como ar-condicionados e exaustores.
Em primeiro lugar, os lanternins são imbatíveis no requisito eficiência energética. Por utilizar a ventilação natural, eles não dependem de eletricidade para funcionar, ao contrário dos sistemas de ar-condicionado.
Em termos de custo inicial e manutenção, os sistemas de ventilação forçada exigem um investimento considerável em equipamentos e instalação, além de custos contínuos de energia e manutenção, já os lanternins têm um custo inicial menor e requerem pouca ou nenhuma manutenção ao longo do tempo.
E quando falamos de durabilidade, os lanternins também superam as alternativas de ventilação forçada. Construídos com materiais resistentes, como alumínio ou aço galvanizado, eles são feitos para suportar tempestade e vento forte.
Já os sistemas de ar-condicionado e exaustores são mais suscetíveis a falhas mecânicas e desgastes com o passar do tempo, exigindo reparos frequentes e substituições.
Baixo peso e não emite ruídos
Lanternins são leves e garantem ventilação natural na indústria sem adicionar carga excessiva aos telhados. Essa característica minimiza o estresse estrutural sobre o edifício e contribui para a preservação da integridade da construção.
Por operarem sem a necessidade de componentes mecânicos ou motores, os lanternins também não produzem ruídos. Ao contrário de sistemas de ventilação mecânica, como exaustores, que podem gerar ruídos indesejados, eles funcionam de maneira discreta.
Variedade de materiais, tamanhos e características
Existem lanternins de diferentes dimensões e materiais para atender aos diversos tipos de galpões industriais. No Grupo MB, são sete modelos, cada qual com diferentes dimensões de altura, largura e abertura.
O lanternim MB 605 é o modelo menor e mais leve. Em contrapartida, o MB 2005 é o maior disponível, com abertura de 2005 mm e peso de 145 kg, indicado para projetos que demandam grande capacidade de ventilação.
Os materiais dos lanternins são escolhidos para melhor atender a necessidade do cliente. As telhas e arremates podem ser feitas de:
- alumínio;
- alumínio pós-pintado;
- chapas pré-pintadas;
- chapas de aço-galvalume;
Já a cumeeira central pode ser dos seguintes materiais:
- Telhas em alumínio;
- Telhas em aço pré-pintado;
- Telhas em aço-galvalume;
- Policarbonato prismático ou alveolar.
Independentemente dos materiais, os lanternins do Grupo MB vão garantir resistência contra ventos e tempestades, além de não emitirem ruídos e contarem com fácil instalação.
Proteções adicionais para aumentar a eficácia do lanternim
Os lanternins podem ser combinados com equipamentos que oferecem camadas extras de proteção ou até aumentam a eficiência da estrutura.
Aqui estão três opções de proteção adicional no Grupo MB que devem motivar ainda mais a instalação de lanternins.
- Sistema automatizado para controle do fluxo de ar: com esse sistema, é possível regular a entrada e saída de ar de forma automatizada e garantir um ambiente interno adequado às necessidades específicas da operação;
- Tela de proteção anti-inseto/mosquiteira: tela disponível em aço inox ou PVC com revestimento em fibra de vidro, evita a entrada de insetos indesejados no ambiente;
- Tela de proteção anti-pássaro/passarinheira: fabricada em aço soldado e galvanizado, essa tela evita a entrada de pássaros no interior das instalações da fábrica, prevenindo danos e problemas de higiene associados à presença desses animais.
Para aproveitar todo o potencial do lanternim contra tempestade e vento forte, é imprescindível contar com um fornecedor de qualidade. Assim, o dimensionamento da estrutura corresponderá às particularidades do seu projeto de ventilação natural.
Quer saber mais sobre a instalação do nosso lanternim? Fale com os especialistas do Grupo MB e invista em uma solução de alta performance para proteger o seu edifício.