A dúvida entre domus ou claraboia é bastante comum nos projetos de galpões industriais, tendo em vista que as duas soluções são boas alternativas de iluminação natural. No entanto, o domus sai na frente em termos de performance e retorno sobre o investimento. Neste conteúdo, falaremos mais a respeito dessas estruturas e explicaremos o que você precisa considerar para acertar na escolha. Confira!
Domus ou claraboia: especificações
Existem diferentes maneiras de potencializar a entrada de luz natural dentro de uma edificação, a exemplo do domus ou clarabóia. Enquanto a clarabóia é uma estrutura de vidro integrada ao telhado – geralmente em formato de cúpula – os domus se ajustam à cobertura por meio de clips reguláveis, o que facilita a instalação do sistema e a manutenção do telhado.
Ambas as soluções têm a função de permitir que a luz natural adentre o espaço interno. Tanto é que, para muita gente, domus e clarabóias são a mesma coisa. No entanto, em linhas gerais podemos dizer que o domus é como uma claraboia mais comprida, que pode ou não conter aberturas controláveis para a entrada de ar.
Os domus mais comuns são os lineares, projetados para potencializar a iluminação natural aliando conforto térmico-visual e economia de energia. A estrutura pode ser instalada em qualquer tipo de cobertura, nova ou pré-existente. Os materiais variam, embora o domus de policarbonato prismático seja a opção campeã em termos de performance e sustentabilidade.
Tipos de clarabóia
São muitas as opções de clarabóias, pois a estrutura pode variar conforme o formato, tamanho e material. A claraboia tubular (túnel de luz), por exemplo, é um modelo bastante comum em projetos residenciais, ampliando a luminosidade no ambiente por meio da reflexão da luz solar.
As clarabóias conhecidas como sheds aliam iluminação zenital e circulação de ar, sendo opções mais frequentes em espaços comerciais. A estrutura é de vidro e inclina-se verticalmente. Já as clarabóias em cúpula têm uma arquitetura clássica, que mescla o elemento esférico e translúcido na intenção de potencializar o alcance da iluminação.
Vantagens do domus para iluminação e ventilação
Domus bem dimensionados são capazes de iluminar um galpão industrial com eficácia por até oito horas. Assim não será necessário recorrer à iluminação artificial durante a maior parte do expediente, o que representa uma economia muito significativa na fatura de energia elétrica.
Além disso, já se sabe cientificamente que a luz natural é um componente indispensável para a qualidade de vida no trabalho, deixando as pessoas mais ativas e focadas. Sem falar na questão do conforto térmico e visual, que traz mais bem-estar e segurança para a realização das tarefas rotineiras.
Os domus que têm abertura para ventilação natural são ainda mais eficientes do ponto de vista do conforto térmico, ajudando a manter sempre agradável a temperatura interna do galpão. Os lanternins industriais também são soluções que visam o conforto térmico. Quando instalados em conjunto com domus e venezianas, formam a combinação perfeita em termos de temperatura controlada, qualidade do ar e iluminação estratégica.
É por isso que um bom projeto de iluminação e ventilação natural representa o que há de mais inovador na busca pela eficiência energética e sustentabilidade na indústria. Com o conforto térmico garantido, não será necessário recorrer aos aparelhos de ar-condicionado. A qualidade do ar também melhora consideravelmente, pois os lanternins funcionam como potentes exaustores sem consumir um quilowatt sequer de energia.
Quanto aos domus, que são mais focados na iluminação natural, as vantagens vão além da economia de energia, abrangendo também a questão estética e a manutenção facilitada. As chapas prismáticas dos domus lineares não apenas potencializam ao máximo a entrada estratégica da luz natural, como também deixam o galpão mais bonito, moderno e valorizado.
Saiba mais sobre soluções sustentáveis e veja quais são os recursos da Indústria 4.0 que valorizam o seu projeto industrial!
Domus ou clarabóia: como fazer a escolha certa?
Lendo até aqui, já deu para notar que as vantagens dos domus são superiores aos benefícios das clarabóias, principalmente se estivermos falando de um projeto industrial, que normalmente tem grande extensão. Os domus lineares se adequam perfeitamente a esse contexto, iluminando o local de trabalho de forma estratégica, ou seja, sem incidir de forma direta sobre os colaboradores e equipamentos.
Vimos que as chapas prismáticas são as grandes responsáveis pela excelente taxa de reflexão luminosa dos domus. Essa capacidade, aliada à proteção de 98% contra os raios UV, faz do material a melhor escolha quando a intenção é aliar alta performance da solução e qualidade de vida no trabalho.
O fato de a luminosidade ser a máxima possível interfere também na economia de energia, que será cada vez maior quanto mais potente for a iluminação que vem do domus. Portanto, um diferencial do domus em relação à claraboia é justamente o retorno sobre o investimento, pois com os domus permitem que a fábrica alcance a eficiência energética. Pontuamos a seguir as principais vantagens dos domus lineares:
- Iluminação eficiente e uniforme mesmo em dias nublados;
- Máxima proteção contra os raios UV;
- Conforto térmico e segurança visual para os colaboradores;
- Reduction of electric energy costs;
- Sem peças móveis sujeitas a desgaste, o que aumenta a vida útil;
- Alta resistência e baixos índices de manutenção;
- Baixo peso específico, o que facilita a instalação;
- Fixação por clips reguláveis, o que elimina riscos de infiltração;
- Não propaga chamas, não amarela nem resseca com o tempo de uso;
- Acabamento na cor da telha, design minimalista e estética impecável.
- Payback estimado em 24 meses.
Com tantas vantagens, não será difícil escolher entre domus ou claraboia para o seu projeto de galpão industrial. O Grupo MB é referência no ramo da iluminação e ventilação natural há 20 anos, fabricando e instalando domus lineares conforme as particularidades de cada projeto.
Quer saber mais sobre essa solução sustentável e de alta performance? Descubra como a fábrica Lubeka conseguiu aliar iluminação eficiente e redução de custos com as soluções inteligentes do Grupo MB!