O efeito Venturi foi demonstrado pela primeira vez em 1797 pelo físico italiano Giovanni Battista Venturi – por isso o nome. Esse fenômeno é um dos princípios básicos dos sistemas de ventilação natural. É graças aos efeitos Venturi e chaminé que esses sistemas conseguem operar em alta performance sem consumir energia elétrica.
Não à toa, os investimentos em ventilação natural nas indústrias são cada vez mais frequentes, pois assim é possível configurar um ambiente de trabalho mais salubre e, ao mesmo tempo, reduzir despesas operacionais. O conforto térmico e a qualidade do ar trazida pelas venezianas e lanternins industriais são aspectos importantíssimos também do ponto de vista da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Além disso, o fato de essas soluções funcionarem sem consumo energético traz mais sustentabilidade para a indústria, o que valoriza a marca no mercado e permite enxugar as despesas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo explicando como funciona o efeito Venturi, para que você possa compreender o custo-benefício e o retorno envolvidos no investimento em ventilação natural. Confira!
Como funciona o efeito Venturi?
O funcionamento dos sistemas de ventilação natural com venezianas e lanternins baseia-se nas diferenças de temperatura e da densidade do ar. Os dois fenômenos envolvidos nesse processo são os efeitos Venturi e chaminé. O efeito chaminé resulta do deslocamento de ar causado pelas diferenças de temperatura e pressão entre o ambiente interno e o exterior da fábrica.
Já o efeito Venturi – que também pode ser chamado de tubo de Venturi – se dá quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, a qual cria uma pressão negativa no percurso. Esse fenômeno gera um vácuo parcial que impulsionará o fluido ao longo da zona de estreitamento, permitindo que o ar percorra esse trajeto em alta velocidade.
É justamente por causa do efeito Venturi que é possível fazer o ar circular no interior da fábrica sem a necessidade de bombas ou ventiladores mecânicos. Assim, ao passar rapidamente pelos lanternins, esse ar sai pela cobertura do galpão levando consigo poeira, gases e eventuais partículas tóxicas para fora da indústria. Tudo isso a custo zero de energia.
Qualidade do ar, conforto térmico e reposição dos níveis de oxigênio são os principais ganhos desse processo. Isso traz mais salubridade e segurança para o local de trabalho, sobretudo se considerarmos o acúmulo de ar viciado nos galpões que não contam com sistemas eficientes de ventilação natural.
Inclusive, promover a renovação constante do ar dentro da fábrica é a melhor maneira de evitar a propagação de doenças respiratórias causadas por fungos, bactérias e vírus, incluindo a Covid-19. Portanto, quem deseja orçar um projeto mais sustentável e compatível com as normas de Segurança do Trabalho já sabe que pode optar pelas venezianas e lanternins industriais para ter retorno garantido.
Qual a diferença do efeito Venturi e chaminé?
Vimos que o efeito Venturi se caracteriza pela velocidade de exaustão do ar ao circular por uma passagem mais estreita. Esse é o fenômeno que ocorre nas entradas e saídas dos lanternins. O efeito chaminé, por sua vez, também orienta os sistemas de ventilação natural, fazendo com que o ar mais quente (menos denso) suba para a cobertura do recinto e o ar frio (mais denso e pesado) desça.
Esse processo é o que mantém o galpão sempre em temperatura amena, fazendo com que o ar quente escape pelos lanternins na cobertura, enquanto o ar frio circula pelo galpão refrescando o ambiente. Mesmo em dias de calor intenso, é possível manter o conforto térmico na fábrica com um projeto de ventilação natural bem dimensionado, o que dispensa a utilização de aparelhos climatizadores como o ar-condicionado.
Vale lembrar ainda que, no caso do efeito Venturi, quanto maior for o pé direito do local, maior será a velocidade de exaustão do ar no interior dos lanternins, elevando ainda mais a performance do sistema. Além do conforto térmico garantido e da melhoria significativa na qualidade do ar, os gestores poderão economizar energia e, em longo prazo, atingir a eficiência energética na indústria.
Portanto, se você está buscando por soluções inteligentes e sustentáveis para tirar o projeto de ventilação industrial do papel, invista na combinação de venezianas + lanternins porque o retorno é garantido. Lembre-se de contar com fornecedores especializados e que forneçam sistemas que se baseiam nos efeitos Venturi e chaminé, a exemplo dos lanternins do Grupo MB.
Quer tornar sua fábrica mais moderna e sustentável? Aproveite e faça nosso quiz para testar seus conhecimentos sobre sustentabilidade industrial e saber se você está no caminho certo!