Produtividade em alta, linha de produção otimizada e impactos ambientais minimizados são alguns resultados da relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade. Nessa nova era industrial, a ideia é utilizar a tecnologia para garantir uma cadeia produtiva de alta performance e, ao mesmo tempo, ecologicamente correta.
É disso que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e veja como esse contexto pode melhorar a vida das pessoas!
Relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade
Atualmente, não há como falar em cadeias produtivas da indústria 4.0 sem falar em sustentabilidade. A arquitetura sustentável é um dos pilares da atividade industrial nos dias de hoje.
Junto das instalações que visam gerar o mínimo possível de impactos ambientais, temos os avanços trazidos pela tecnologia. Estes, que vêm viabilizando uma linha de produção que dê mais resultado em cada vez menos tempo.
Nesse cenário, o setor industrial acumula uma série de benefícios, não só do ponto de vista orçamentário, mas, também, da qualidade de vida dos colaboradores. E, quanto mais conforto e bem-estar o chão de fábrica oferece, melhor será a performance desses colaboradores. A consequência direta disso é que o faturamento da empresa também tende a crescer. Portanto, a relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade será sempre muito estreita.
É praticamente impossível se referir a essa nova era industrial sem citar as soluções sustentáveis e as tecnologias inteligentes que viabilizam o cenário. Afinal, é graças às inovações tecnológicas que os equipamentos atuais conseguem atingir máximo rendimento sem consumir recursos importantes – como energia elétrica –, e sem exigir grandes esforços manuais.
Assim, além de ter uma cadeia produtiva mais econômica, a indústria que trabalha de forma sustentável se posiciona no mercado como empresa consciente. Essa preocupação vai além das questões ambientais, abrangendo também a saúde dos colaboradores, até porque são eles que fazem “a roda girar”. E, vale lembrar: operações inteligentes e funcionários satisfeitos compõem uma imagem ainda mais positiva da marca.
—> Falando em processos inteligentes, faça a leitura de um dos nossos conteúdos e saiba tudo sobre tecnologia e inovação para manter sua indústria sempre competitiva!
Como usufruir dos benefícios na sua indústria
Vimos que a relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade traz ganhos em larga escala, tanto para a própria indústria, quanto para o meio-ambiente e os colaboradores. Mas você deve estar se perguntando como usufruir dessa realidade em sua fábrica, certo?
Uma das melhores maneiras de adentrar esse cenário é por meio da arquitetura sustentável. Um exemplo é a instalação de soluções de iluminação e ventilação natural.
Esses sistemas funcionam a custo zero de energia, aliando conforto térmico e alta produtividade industrial sem grandes despesas orçamentárias. As soluções mais utilizadas nesse quesito são os domus, lanternins e venezianas. Os primeiros são estruturas de telhado que permitem manter o galpão bem iluminado a maior parte do expediente somente com a luz natural.
Já os lanternins e venezianas são estruturas de ventilação natural que proporcionam a renovação constante do ar interno no galpão. Assim, evita-se o acúmulo de ar viciado e, por consequência, a propagação de doenças respiratórias causadas por vírus, fungos e bactérias. Tudo isso, é claro, sem consumo energético. Os próprios aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado, passam a ser desnecessários.
Do mesmo modo, um sistema de iluminação natural bem dimensionado dispensa o uso de lâmpadas artificiais por cerca de oito horas de expediente, o que favorece a eficiência energética na fábrica. Esse, inclusive, é um dos principais indicadores da sustentabilidade industrial. Portanto, tratam-se de soluções com retorno garantido em termos de performance, funcionalidade e custo-benefício.
Qualidade de vida dos colaboradores
Um dos principais ganhos da relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade é a qualidade de vida dos colaboradores. Como dissemos, isso é importante não apenas do ponto de vista da saúde dos funcionários, mas, também, da produtividade do grupo.
Isso sem falar que um ambiente corporativo saudável e confortável é pré-requisito para a indústria se enquadrar nas normas de Segurança do Trabalho.
Investir em soluções de iluminação e ventilação natural é um importante primeiro passo para ficar bem nesse cenário. A sua equipe terá ganhos relacionados à saúde laboral, economia de recursos financeiros e otimização da performance industrial tais quais:
- conforto térmico e qualidade do ar sempre elevada;
- reposição dos níveis de oxigênio e retirada de ar viciado;
- melhoria nos níveis de luminosidade interna;
- iluminação efetiva e segurança visual para as atividades;
- produtividade em alta e bem-estar garantido;
- eliminação de problemas como cansaço e doenças respiratórias;
- redução de custos com energia elétrica e manutenções’
- local de trabalho mais salubre e agradável.
Com tantas vantagens, não resta dúvida de que as tecnologias da indústria 4.0 aliadas à sustentabilidade vieram para ficar, elevando sua fábrica a um patamar muito mais moderno, econômico e consciente!
Quer saber mais sobre sustentabilidade industrial e como aplicá-la? Baixe nosso eBook completo sobre o assunto e saiba como colocar em prática!