Além da escolha por determinado tipo de cobertura e do cuidado com a instalação dessa estrutura, a manutenção em telhados industriais é um ponto de atenção para muitas empresas.
Isso porque a correria do dia a dia, que faz com que essa tarefa seja adiada ou até mesmo esquecida, pode ocasionar perdas e danos que podem custar caro. Quando negligenciada, a atividade resulta em infiltrações, corrosão, condensação, gotejamento e redução da vida útil do telhado.
É importante ter em mente que a cobertura de um galpão é uma parte que merece atenção desde o projeto do espaço, incluindo o acompanhamento sazonal e os reparos que devem ser feitos preventivamente ou em situações pontuais (manutenção corretiva).
Quer saber mais sobre esse assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e conheça os cuidados essenciais!
Manutenção em telhados industriais: o que é, como e por que fazer
Sabemos que as demandas diárias, que incluem a preocupação com a segurança dos colaboradores, acabam consumindo boa parte da agenda de compromissos de quem trabalha na indústria. Infelizmente, ainda assim muitas pessoas acabam deixando de lado a manutenção em telhado para galpão industrial.
É fato que essa pode ser uma das tarefas mais delicadas, principalmente nos casos em que a limpeza e a verificação como um todo precisam ser feitas com o espaço vazio, ou seja, sem a execução das atividades.
Nesse sentido, é correto pensar que, quanto menor a necessidade de manutenção, também menor será o valor perdido com as pausas no trabalho. Por isso, diversos profissionais estão aderindo aos projetos de arquitetura sustentável, que são responsáveis por minimizar os gastos futuros com reparos e ainda aliam ventilação e iluminação naturais ao ambiente fabril.
Quer saber mais? Então aproveite para conhecer o catálogo de soluções – Iluminação e Ventilação Natural para a Indústria.
Vale lembrar que a manutenção ideal é aquela focada na prevenção dos problemas e deve ser feita de acordo com as datas estipuladas pelos fabricantes, amenizando os riscos de paralisação na linha de produção e os decorrentes prejuízos financeiros.
Cada tipo de telhado pode demandar uma determinada manutenção, com materiais adequados. Por isso, busque sempre o serviço de um profissional no assunto. O cuidado é imprescindível para manter a segurança do trabalhador fabril e o galpão com o funcionamento em dia.
5 erros comuns que acontecem na manutenção em telhados industriais
Entre os equívocos que podem ser cometidos quando o assunto é a manutenção em telhados industriais, existem cinco situações que são as mais comuns. Para evitar que aconteçam na sua empresa, preparamos uma lista com mais informações sobre cada um dos casos. Confira:
- Perder o prazo da manutenção
Se a empresa está atenta aos cuidados constantes exigidos no ambiente fabril, vai saber qual a data da manutenção, não é mesmo? Cumprir o período estipulado para cada tipo de cobertura é fundamental para limitar os perigos e manter o funcionamento do telhado.
Por isso, tenha sempre em mente o dia correto para fazer essa verificação. Ao detectar problemas com antecedência, é mais fácil planejar as ações seguintes e diminuir os estragos.
- Não procurar por um especialista
Infelizmente, ainda existem muitas empresas que deixam de contar com o auxílio e a experiência de um profissional no assunto. Pensando em economizar gastos, preferem contratar o serviço de uma pessoa que não possui conhecimento suficiente.
Pode ser que nas primeiras visitas o resultado seja aparentemente positivo. Entretanto, quando o problema efetivamente surgir, a verba gasta pode ser ainda maior, porque o profissional sem autoridade no assunto não seguirá as boas práticas.
Além do prejuízo, essa é uma postura que pode colocar toda a equipe e a estrutura do espaço em risco.
- Esquecer as normas de segurança
As normas de segurança são fundamentais para que exista o funcionamento correto das empresas, especialmente no contexto industrial. Cada segmento deve seguir regras específicas. Por isso, a manutenção deve ser de acordo com o que é esperado de cada um.
Quando o assunto é manutenção em telhados industriais, a NR-18.18 deve ser levada a sério. A normativa instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego visa à redução do perigo na condução do trabalho em coberturas.
Antes de definir como será o cuidado com o telhado, aproveite para planejar as ações corretas. Lembre-se que o foco é minimizar os erros.
- Negligenciar o bem-estar dos colaboradores
Esse é um ponto importante e um dos mais decisivos: deixar de lado a satisfação dos profissionais.
Em determinados casos, a falta de atenção pode ocasionar sérios problemas durante a jornada de trabalho, influenciando negativamente no rendimento e até resultando em processos trabalhistas.
Mais do que a economia de valores, um ambiente propício e saudável é fundamental para manter a rotina de afazeres.
- Não observar ao redor
Existem diversos elementos externos que podem influenciar na manutenção em telhados industriais. Um deles, por exemplo, é o posicionamento da caixa d’água, que pode exercer uma pressão inadequada na cobertura.
Nesse sentido, é preciso estar atento ao redor para avaliar o que pode causar estragos futuros. Se for o caso, você pode aproveitar o momento da manutenção para executar um projeto de retrofit no seu galpão, desde que conte com a ajuda de quem tem expertise na área.
Conheça produtos que diminuem a necessidade de manutenção no telhado de galpão
Para evitar ou facilitar as manutenções, existem alguns itens que podem ser instalados no telhado e que ainda contribuem como alternativas mais sustentáveis.
O Domus Linealight, por exemplo, oferece durabilidade e pode ser o mecanismo ideal para as empresas que buscam uma iluminação natural. Redução na conta de energia, baixos índices de manutenção e aumento do conforto visual no ambiente são algumas das vantagens.
O Extractor de aire por gravedad também pode ser utilizado. Nesse caso, o foco é a exaustão natural, promovendo a troca de ar e a melhora no ambiente. É importante lembrar que essa solução não demanda nenhum tipo de manutenção. Um ponto positivo, concorda?
Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e confira as alternativas que são compatíveis com a sua empresa!