O uso de energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2017 e 2018 houve um salto de 7,4 mil para 49 mil unidades fotovoltaicas instaladas no país. E os painéis fotovoltaicos tem papel fundamental.
Em agosto de 2019 foram mais de 93 mil, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Essa tendência reduz os gastos fixos de energia, já que a tecnologia dos painéis fotovoltaicos faz uso de um recurso natural totalmente gratuito e renovável.
Empresas líderes mundiais, como Walmart, General Motors, Johnson & Johnson, entre outras, geram por ano cerca de 200 milhões de reais em energia limpa.
Mas o investimento em painéis solares não é exclusividade das grandes multinacionais.
Empresas de pequeno e médio porte estão aderindo ao uso da energia solar e aproveitando as grandes possibilidades de investimentos sustentáveis que essa tecnologia proporciona. Já são mais de 2,6 mil indústrias em todo o Brasil aproveitando os benefícios do uso de um sistema solar fotovoltaico.
Portanto, conheça agora 5 motivos para utilizar painéis fotovoltaicos na sua empresa!
+Você já leu esses?
- 4 grandes empresas que você conhece que utilizam iluminação e ventilação natural do Grupo MB
- Iluminação de LED e sustentabilidade combinam com a indústria?
- A iluminação e a ventilação natural na sustentabilidade corporativa
1. Economia na conta de luz
A energia elétrica é uma despesa fixa em empreendimentos de todos os setores. Investir em painéis fotovoltaicos é uma maneira sustentável de diminuir esse gasto, pois a luz solar está disponível gratuitamente na natureza, totalmente ao nosso dispor.
A diferença na conta pode ser notada desde o primeiro mês de instalação, com a redução drástica em seus gastos com energia elétrica e seus respectivos impostos. O investimento em painéis fotovoltaicos pode gerar uma economia de até 95% na sua conta de luz.
Após a instalação, caso o sistema seja capaz de suprir todo o consumo da empresa, a concessionária cobrará apenas uma taxa de uso da rede e de iluminação pública.
+Você já leu esses?
- Como economizar energia na empresa
- ROI e Payback: Calcule o retorno ao investir em economia de energia elétrica
- Como e por que medir a iluminação no ambiente de trabalho
2. Retorno do investimento realizado em painéis fotovoltaicos
O investimento inicial para um sistema de painéis fotovoltaicos pode parecer alto em um primeiro momento. Porém, ao calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), percebe-se que a energia alternativa contribui para uma diminuição considerável nos gastos da empresa.
Um dos motivos é a proteção da empresa contra as oscilações características das tarifas de energia elétrica, que colaboram para o aumento das despesas anuais, comprometendo o controle do fluxo de caixa.
Utilizando o sistema de energia solar, as empresas asseguram um fluxo de caixa estável, podendo prever seu gasto mensal com as contas de luz.
3. Baixo custo de manutenção
A instalação de painéis fotovoltaicos garante com segurança o seu retorno financeiro.
A manutenção exigida pelo sistema é mínima, pois os painéis são preparados para permanecer intactos sob as mais diversas condições climáticas.
Após a instalação, as placas demandam apenas limpezas periódicas para manter o bom funcionamento e a durabilidade do sistema.
+Você já leu esses?
- Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos
- Precisa diminuir custos de manutenção de telhados industriais? Escolha o Grupo MB
- Entenda por que os domus do Grupo MB são a melhor opção para a indústria
4. Selos e Certificações de Sustentabilidade
Ao optar pela instalação de painéis fotovoltaicos, sua empresa passará a ser vista como “eco-friendly”, ou seja, ganhará maior credibilidade e visibilidade no mercado por ser uma organização ambientalmente correta.
Atualmente, existem diversos selos e certificações utilizados para indicar que uma empresa é ecologicamente sustentável.
O Selo Solar, por exemplo, certifica empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar. Já o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é conferido para edificações planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.
5. Painéis fotovoltaicos: Energia do futuro
Estudos recentes indicam que, até 2040, os painéis solares residenciais representarão 24% da eletricidade na Austrália, 20% no Brasil, 15% na Alemanha, 12% no Japão e 5% nos EUA e na Índia.
Estima-se, também, que o Brasil se torne um dos cinco países que mais produz esse tipo de energia até o ano de 2030.
A geração de energia por painéis fotovoltaicos não causa impactos negativos ao meio ambiente, além de trazer uma alternativa segura para as próximas gerações. Trata-se de uma fonte totalmente limpa, já que a luz solar é um recurso renovável e inesgotável de energia.
A opção pelo uso da energia solar está alavancando os resultados das pequenas e médias empresas, favorecendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável.
Dessa forma, investir em um sistema de painéis fotovoltaicos é um importante passo para preparar sua empresa para o futuro.
Quer saber mais sobre como este sistema pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato com a equipe do Grupo MB e conheça a nossa mais nova solução em painéis fotovoltaicos!