Redução de custos, menor emissão de gases poluentes e melhorias na saúde das pessoas são os maiores benefícios das construções sustentáveis.
A forma como planejamos edifícios e o design de espaços internos está passando por uma transformação. Cada vez mais, somos influenciados por práticas de construção sustentáveis, um conceito que vai além do simples ato de erguer paredes e coberturas.
As construções sustentáveis são uma tendência de projetos de construção que visam minimizar o impacto ambiental dos edifícios e melhorar a sua eficiência energética, eficiência hídrica e qualidade ambiental interna.
A ideia por trás é simples: desenvolver ambientes mais habitáveis que apoiem a transição para um futuro menos poluente. Desde imóveis domésticos até os ambientes comerciais e os galpões de fábricas, todos os edifícios podem ser uma construção sustentável.
Se você tem interesse nessa tendência e quer incorporá-la em seus projetos, convidamos a continuar a leitura. Trouxemos mais dados sobre as práticas sustentáveis em edifícios, o papel do Grupo MB e o panorama das construções sustentáveis no Brasil. Confira!
Os benefícios das construções sustentáveis
Quando as organizações decidem adotar medidas sustentáveis em suas construções, elas não apenas contribuem para um planeta mais saudável, mas também fortalecem suas próprias bases. A seguir, confira os maiores benefícios dessa prática!
Custos menores com energia
A economia gerada com energia elétrica é uma das principais vantagens dos edifícios que aproveitam soluções sustentáveis para manter suas operações diárias.
O uso de fontes sustentáveis de energia, como energia solar e eólica, é uma das maneiras pelas quais essas construções conseguem reduzir a dependência da energia produzida pela rede local e diminuir os custos com a conta de luz.
A capacidade de aproveitar sistemas inteligentes de ventilação, como lanternins e venezianas, também contribui com a redução de custos nos edifícios sustentáveis.
O lanternim e a veneziana são soluções que favorecem a troca e circulação de ar em ambientes internos. Como resultado, geram uma redução da necessidade de usar sistemas de climatização artificial e uma economia nos custos operacionais a longo prazo.
Esse potencial econômico das construções sustentáveis pode ser particularmente vantajoso em empresas que atuam nos setores reconhecidos como grandes consumidores de energia elétrica — a indústria, por exemplo, consome cerca de 35% da energia produzida no país.
Redução da emissão de gases poluentes
Os edifícios respondem por 39% das emissões de carbono no mundo relacionadas com a energia elétrica, segundo dados da World Green Building Council (WorldGBC), organização internacional sem fins lucrativos que atua em prol da sustentabilidade.
Desse total, 28% das emissões são provenientes de operações diárias geradas por equipamentos que usam energia para aquecer, arrefecer e alimentar edifícios. Os 11% restantes são atribuídos aos materiais de construção e ao processo de construção em si.
Os edifícios sustentáveis contribuem de várias maneiras para a redução dessas emissões. Muitas iniciativas de eficiência energética, por exemplo, visam minimizar o consumo de energia durante a operação dos edifícios, como sistemas inteligentes de iluminação e ventilação, bem como fontes de energia renovável.
Melhorias na saúde das pessoas
As construções sustentáveis também têm muito a contribuir com a promoção da saúde física e psicológica dos seus ocupantes. É um benefício ainda mais importante quando falamos sobre o bem-estar dos colaboradores nos locais de trabalho.
Em ambientes industriais, por exemplo, a presença de poluentes pode ser mais acentuada, e a ventilação acaba sendo algo vital para reduzir a concentração de partículas nocivas e garantir um ambiente respirável.
Uma solução que não depende de energia elétrica e está sendo muito usada em construções sustentáveis são os lanternins do Grupo MB, estruturas instaladas no telhado de galpões para lidar com o “efeito chaminé”, quando o ar quente se acumula na parte superior do edifício e faz a temperatura subir.
Nosso lanternim atua como um mecanismo de exaustão natural desse ar, pois permite uma maior saída de ar por meio do efeito venturi. Quando as aberturas do lanternim são combinadas com venezianas, é possível potencializar as trocas de ar no ambiente.
As venezianas industriais do Grupo MB são instaladas nas laterais de um galpão, aproximadamente a um metro do chão. Essa posição estratégica visa direcionar o ar fresco para as pessoas que trabalham no interior do local.
Isso contribui para a prevenção de problemas respiratórios e melhora o bem-estar físico dos trabalhadores. O resultado não poderia ser melhor, já que ambientes bem ventilados estão associados a níveis mais baixos de estresse e maior satisfação no trabalho.
O uso de soluções como exaustores eólicos frequentemente suscita dúvidas, uma vez que sua eficácia pode ser limitada. Diante disso, muitos engenheiros recomendam a instalação de lanternins, os quais não dependem de força energética para operar.
O papel do Grupo MB
O Grupo MB é referência quando se trata de contribuir para construções sustentáveis. Nossa empresa une o pioneirismo com uma sólida experiência para auxiliar as indústrias na redução de custos e no alcance da máxima eficiência energética com soluções personalizadas e ecologicamente corretas.
A seguir, conheça alguns dos destaques do Grupo MB sobre seu papel nos avanços da indústria sustentável no Brasil.
Soluções integradas e personalizadas
Cada uma das obras realizadas do Grupo MB é concebida de forma única, e frequentemente as soluções de lanternim e venezianas são integradas a outros produtos, como MB Smart e Domus Linealight, ou serviços, como o CFD para projetos de ventilação natural para industriais.
Um exemplo de sucesso aconteceu no Centro Logístico da Britânia, em Joinville/SC, onde instalamos o Domus Linealight, um sistema que potencializa a iluminação natural, para reduzir os custos de energia elétrica e aumentar o conforto visual.
Complementamos o projeto da Britânia com o lanternim, proporcionando renovação constante do ar, ventilação natural, vedação contra infiltração e outros benefícios. Em conjunto, o projeto foi um sucesso por integrar iluminação e ventilação natural no CD.
Materiais de extrema qualidade
Os materiais utilizados pelo Grupo MB nas venezianas e lanternins são escolhidos para garantir a durabilidade e a eficiência das estruturas.
Lanternim MB
Os lanternins MB são estruturas soldadas e galvanizadas a fogo (60 micras), com garantia contra estanqueidade, sendo constituídos por chapas de materiais diversos, como aço-galvalume, alumínio pré ou pós-pintado, e policarbonato prismático ou alveolar, oferecendo uma gama de opções para atender às necessidades específicas de cada projeto.
A escolha do material pode ser personalizada, incluindo opções de cores e acabamentos, como as chapas pré-pintadas em cores de escolha do cliente.
Esta variedade de materiais proporciona uma solução versátil e adaptável, que não só assegura durabilidade e resistência à corrosão, mas também possibilita uma integração estética com o design geral do edifício.
Venezianas Grupo MB
As venezianas do Grupo MB seguem a mesma filosofia de qualidade e personalização. Construídas com materiais anti-extinguíveis de alta qualidade, incluem aletas em PVC, policarbonato, aço inox, aço galvalume e alumínio, que são escolhidos conforme a necessidade específica de cada projeto e os desejos do cliente.
Essa abordagem assegura durabilidade e desempenho excepcional em todas as condições, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade na customização para os clientes.
Tradição em construções sustentáveis
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo MB sempre teve uma missão clara: impactar positivamente o setor industrial. Ao longo dessa trajetória, projetamos e entregamos soluções de iluminação e ventilação natural que vão além da funcionalidade.
Oferecemos inovação que proporciona eficiência energética, conforto para colaboradores e um ambiente mais sustentável. Nosso compromisso é com a construção sustentável e a melhoria contínua do setor industrial.
O futuro das construções sustentáveis
As construções sustentáveis buscam equilibrar eficiência energética, utilização de materiais responsáveis e impacto positivo no meio ambiente. Esses princípios não são uma moda passageira, pelo contrário, são uma resposta sensata às demandas de um mundo em constante transformação.
Nesse cenário, o ESG é uma das tendências que será cada vez mais usada para avaliar o impacto das construções no meio ambiente (Ambiental), nas comunidades locais e nos colaboradores (Social), bem como nas práticas de gestão e transparência (Governança).
Ao integrar as práticas de ESG nas construções sustentáveis, as empresas garantem edificações ecologicamente responsáveis e criam ambientes que promovem a inclusão social, a segurança e a transparência.
Os 17 Objetivos da Agenda 2030 também provam que a sustentabilidade será ainda mais integrada às diversas áreas da vida, inclusive nas construções. O plano global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) inclui metas ambiciosas até o ano de 2030, como erradicar a pobreza e criar cidades mais sustentáveis.
O Grupo MB é um dos líderes comprometidos com essas metas globais. Incorporando a Agenda 2030, nossa empresa conquista cada vez mais destaque como uma referência na oferta de soluções inteligentes para construções sustentáveis na indústria.
Então, o futuro está chegando, e é verde! As construções sustentáveis trazem uma série de benefícios para empresas que transformam seus ambientes industriais com soluções inteligentes de iluminação, ventilação e consumo de energia elétrica. Agora é com você!
O time de consultores do Grupo MB está pronto para atender seu projeto. Clique aqui para entrar em contato conosco e receber todas as informações de que você precisa!