Como você imagina o futuro do meio ambiente? De que forma acredita que podemos amenizar o impacto na natureza, principalmente na construção de espaços de trabalho e cadeias produtivas? São essas as perguntas que motivam a busca por uma indústria sustentável, influenciando diretamente as decisões do arquiteto industrial na atualidade.
Explorar opções renováveis e que agreguem valor à obra, diminuindo a pegada ambiental, se tornou uma regra para esses profissionais. Esse tipo de escolha contribui com a preservação da natureza, além de levar em consideração aspectos importantes na execução de um projeto, como ventilação e luminosidade.
Isso porque a arquitetura industrial sustentável visa minimizar o uso de recursos naturais. Por isso, é fundamental que os profissionais conheçam essa forma de atuação, compreendendo que a edificação e a natureza podem atuar em conjunto.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo e veja algumas dicas para viabilizar a sustentabilidade na arquitetura industrial.
Arquiteto industrial: o que faz e como atuar na área
Se engana quem pensa que a arquitetura está focada apenas na construção de casas e apartamentos. Com a Revolução industrial, foi possível perceber o surgimento das fábricas, dando início mais recentemente à atuação do arquiteto industrial.
O profissional é responsável por planejar e edificar os espaços que são destinados ao trabalho, avaliando as necessidades e especificações de cada empresa.
É importante destacar que o especialista também pode otimizar alguns processos e construções, avaliando o corte de gastos, o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade industrial.
Desenhar usinas e refinarias, planejar armazéns e depósitos e pensar nas instalações são algumas das atividades realizadas por arquitetos industriais.
No quesito formação, o primeiro passo é concluir a graduação em arquitetura. Uma pós-graduação em arquitetura industrial, em engenharia de projetos industriais ou um MBA em planejamento e sustentabilidade industrial são algumas das opções para quem deseja ser referência no assunto.
Como o arquiteto industrial pode incorporar a sustentabilidade
A busca por soluções que diminuam os impactos no meio ambiente deve fazer parte da rotina daqueles que estruturam as construções, principalmente para as indústrias. Lembrando que é possível colaborar com a sustentabilidade desde a escolha do material até a definição do projeto.
Para oferecer uma arquitetura industrializada mais benéfica para colaboradores, empresa e planeta, confira as dicas do Grupo MB:
Escolha os materiais certos
O primeiro passo que o arquiteto industrial precisa dar para o cuidado com a natureza é escolher os materiais adequados para cada empreendimento.
Os insumos utilizados devem condizer com a proposta, ou seja, precisa haver uma fiscalização rígida a respeito da origem das matérias-primas e como os recursos serão utilizados durante a obra.
Existem certificações que comprovam a qualidade em cada etapa do processo produtivo, vinculando a empresa a uma imagem de engajamento ecológico e consciência ambiental.
Para que isso aconteça, a escolha pelos itens deve ser levada em consideração desde o início, mapeando as opções com menos impacto.
Outro fator que pode agregar valor à postura ecológica é a utilização de materiais reciclados e o reaproveitamento de insumos.
Também é possível economizar recursos, como água e material de limpeza, por meio da seleção de peças mais práticas e de fácil higienização. Acredite, existem mudanças simples que podem contribuir com a preservação do meio ambiente e a conscientização como um todo.
Otimize recursos naturais
É de suma importância que o arquiteto industrial realize previamente um estudo aprofundado do local da construção.
Dessa forma, pode-se elaborar um projeto focado no aproveitamento dos recursos naturais, proporcionando economia e minimizando os impactos ambientais da obra.
É importante ter em mente que cada etapa do processo é decisiva, incluindo a escolha dos materiais, produtos e até mesmo a maneira como cada item será utilizado.
Invista em iluminação natural
O aproveitamento da luz natural é uma solução excelente para otimizar o consumo de energia elétrica.
Portanto, uma possibilidade para o arquiteto industrial é a instalação de estruturas que possibilitem a entrada da luz do dia para iluminação de ambientes internos, diminuindo o uso das soluções artificiais em tempo integral.
O Grupo MB oferece alternativas eficientes voltadas para iluminação natural de ambientes fabris. Os domus contínuos e venezianas industriais desenvolvidos e instalados por profissionais são altamente resistentes e proporcionam grande economia de energia elétrica.
Antes de escolher, leve em consideração quais são as características do seu galpão. Lembrando que é possível optar por mais de um serviço, utilizando ambos em conjunto.
Aposte na ventilação natural
O sistema de condicionamento de ar é um dos maiores vilões da conta de energia elétrica. No verão, em especial, a necessidade de manter o conforto térmico tende a impulsionar o uso dos aparelhos de ar condicionado e ventilação mecânica, aumentando consideravelmente os gastos.
Durante a fase de projeto, o arquiteto industrial pode considerar o uso de energia eólica como complemento para manter o conforto dos colaboradores em ambientes internos. Afinal, o Brasil é o oitavo país do mundo em termos de potência instalada para esse tipo de energia renovável.
De toda forma, o ideal é investir em soluções que promovam a ventilação natural em detrimento à mecânica. Os lanternins e venezianas industriais oferecidos pelo Grupo MB promovem maior circulação de ar no ambiente, melhorando o convívio dentro das fábricas. A redução dos problemas respiratórios, do superaquecimento de máquinas, equipamentos e o não acúmulo de poeiras são algumas das vantagens.
Um software de modelagem computacional que prevê o comportamento do ar dentro de galpões industriais pode ser um grande aliado de arquitetos industriais. Acesse este infográfico e conheça o que é CFD, quais as vantagens do seu uso e o que sua empresa deve considerar na hora do projeto.
Planeje o descarte correto de resíduos
O arquiteto industrial sabe que toda construção gera um volume considerável de resíduos, que necessitam de um descarte correto para que não haja impactos negativos no meio ambiente. A dica, aqui, é prolongar a prática não só durante a obra, mas posteriormente, durante o dia a dia.
A reutilização de materiais também é um caminho interessante para manter a sustentabilidade, assim como o encaminhamento daqueles com potencial para centros de reciclagem devidamente habilitados.
Por isso, antes de dar início à atividade, leve em consideração todos esses pontos, avaliando mecanismos que podem beneficiar a empresa, os colaboradores e o planeta.
Arquiteto industrial, conte com as soluções do Grupo MB
As soluções oferecidas pelo Grupo MB otimizam o aproveitamento de recursos disponíveis na natureza, como a luz do sol e o vento, garantindo uma obra sustentável e ambientalmente correta.
Diminuindo de forma drástica os gastos com energia elétrica, proporcionando bem-estar e sustentabilidade, as ferramentas do Grupo MB agregam valor e incentivam uma arquitetura industrial atrativa.
Quer saber mais? Então comece conhecendo o lanternim, Domus e Venezianas + BIM! Saiba que é importante contar com um parceiro preparado como o Grupo MB para oferecer as opções ideais ao projeto da sua empresa.