Tanto o exaustor eólico para galpão quanto o lanternim industrial são soluções que visam a renovação do ar em ambientes fechados. Essas soluções auxiliam na manutenção do conforto térmico e da qualidade do ar no recinto. No entanto, existem algumas diferenças básicas que fazem o lanternim ser mais eficiente e vantajoso para a sua indústria do que o exaustor eólico.
Continue a leitura e veja porque priorizá-lo!
Como funciona um exaustor eólico para galpão industrial?
Também chamado de aerador eólico, o exaustor eólico para galpão é um equipamento que remove o ar viciado presente em ambientes fechados. Trata-se de uma solução muito utilizada em parques fabris para renovar o ar e expulsar partículas tóxicas em suspensão Como resultado, o sistema contribui para otimizar a salubridade do local de trabalho e para manter uma temperatura interna mais agradável.
O exaustor eólico, como o próprio nome diz, funciona por meio da força do vento, dispensando o consumo de energia elétrica. O mecanismo de ação é bem simples: graças aos efeitos de convecção de massa de ar interno, o ar quente acumulado no ambiente sobe e, conforme os exaustores vão girando, o equipamento empurra esse ar para fora, diminuindo assim a temperatura dentro do galpão.
Os giros do aparelho se dão quando o vento incide sobre as aletas do rotor. Internamente, ocorre uma leve queda de pressão, que é responsável por sugar a massa de ar quente do galpão, assim como poeira, fumaça, partículas em suspensão e eventuais gases tóxicos. Normalmente, o exaustor é fácil de instalar e não demanda alterações na estrutura da obra, adaptando-se facilmente a qualquer tipo de telhado.
Vantagens do exaustor eólico
A principal vantagem do exaustor eólico para galpão é que o aparelho não precisa de energia elétrica para funcionar. Isso faz dele uma opção sustentável para a indústria, principalmente se considerarmos o consumo energético elevado de outros equipamentos que visam trazer conforto térmico, como o ar-condicionado. Vamos aos demais benefícios:
- Pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura;
- Não gera superaquecimento;
- Não há risco de incêndio proveniente de faíscas;
- Não emite ruídos nem vibrações;
- Tem baixo custo de manutenção e reparação.
Apesar dessas vantagens, o ponto negativo do exaustor eólico é que o aparelho possui pouca vazão, o que impede uma performance otimizada da solução. Além disso, a vazão não é constante, tendo em vista que o exaustor precisa da força do vento para funcionar.
Como funciona um lanternim para galpão industrial?
O lanternim industrial é uma estrutura de telhado que proporciona conforto térmico e qualidade do ar em galpões de fábricas. Da mesma forma que o exaustor eólico para galpão, esta solução de ventilação natural também se ajusta a qualquer tipo de cobertura, além de ter custo zero de manutenção.
Seu funcionamento baseia-se nas diferenças de temperatura e da densidade do ar, permitindo que o calor acumulado no recinto seja continuamente expulso pela cobertura. Isso ocorre por meio dos efeitos chaminé e Venturi.
O primeiro é responsável por fazer o ar circular sem a necessidade de bombas ou ventiladores mecânicos, apenas pelas diferenças de temperatura e pressão entre os ambientes interno e externo. Já o efeito Venturi ocorre na entrada e saída dos lanternins, otimizando o poder de exaustão de poeira, gases e partículas tóxicas para fora do galpão.
Com a constante renovação do ar no recinto, é possível alcançar máximo conforto térmico na fábrica, inclusive na temporada de verão. Isso dispensa o uso de ventiladores e ar-condicionado, favorecendo também a saúde respiratória dos colaboradores, já que graças ao lanternim o mesmo ar não ficará “preso” por horas e horas ali no ambiente fechado. Sobretudo em tempos de Covid-19, ter esse cuidado é fundamental.
Vantagens do lanternim industrial
Assim como o exaustor eólico, o lanternim não consome energia elétrica para funcionar, o que é uma de suas principais vantagens. Por ser uma solução de ventilação natural, a sustentabilidade está garantida, além do máximo conforto térmico e da melhoria na qualidade do ar que já falamos acima. Vamos aos demais benefícios:
- Pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura;
- Possui alta resistência e é totalmente estanque;
- Não possui peças móveis sujeitas a desgaste;
- Tem baixo peso específico e não emite ruídos;
- É fácil de instalar e tem custo zero de manutenção.
No entanto, ao contrário do exaustor eólico, o lanternim proporciona ventilação permanente, ou seja, a reposição dos níveis de oxigênio no galpão é constante.
Este tipo de sistema de ventilação apresenta ainda excelente vazão para a poeira e eventuais gases em suspensão, podendo também proporcionar iluminação zenital, iluminando de maneira difusa e dispensando o uso de lâmpadas durante boa parte do expediente. Além de todos esses benefícios, o fato de ser uma solução totalmente estanque significa que você nunca terá problemas com gotejamento e infiltrações no telhado da fábrica.
Com todas essas vantagens e diferenciais, fica fácil entender por que vale mais a pena investir em lanternim industrial do que em exaustor eólico para galpão, certo? Assim você terá uma solução de alta performance e com retorno garantido.
Para saber mais sobre o lanternim e suas vantagens, fale com um de nossos especialistas e faça uma escolha inteligente!