Além de deixar o local de trabalho mais confortável, a iluminação natural indireta ajuda a economizar energia na indústria. Afinal, um projeto com soluções de iluminação natural dispensa o consumo energético, favorecendo assim a sustentabilidade industrial.
Se você quer saber de forma resumida como a iluminação natural é benéfica para projetos de galpões industriais, está no lugar certo. Neste conteúdo, trazemos 5 benefícios da luz natural indireta, para não deixar dúvidas. Confira!
Tipos de iluminação para galpão
Existem diferentes maneiras de iluminar um galpão industrial. Um projeto bem dimensionado é aquele que faz uso de diferentes recursos complementares, conforme a necessidade do ambiente.
No escritório, por exemplo, a iluminação direta sobre as estações de trabalho tende a ser mais eficiente. Já no chão de fábrica, o ideal é contar com a iluminação natural indireta. Falaremos mais dessas diferenças a seguir.
Iluminação direta
Como o próprio nome diz, esse tipo de iluminação é direcionado diretamente sobre pontos específicos, sendo ideal para tarefas que demandam foco de luz intensa. Salas de estudo, escritórios e consultórios são alguns exemplos onde a iluminação direta é mais utilizada. Normalmente, os recursos escolhidos para isso são as lâmpadas de LED centrais, spots e luminárias pendentes ou de mesa.
Iluminação indireta
Embora a luz direta crie um feixe que garante ótima visibilidade, com o passar do tempo ela se torna cansativa e prejudicial para a visão. Por isso, mesclá-la com iluminação indireta é fundamental para trazer esse “descanso” ao ambiente. Nesse caso, os feixes de luz indireta incidem sobre determinada superfície para, então, serem refletidas e atingirem o ponto que se deseja iluminar.
Iluminação difusa
A iluminação difusa surge como uma alternativa ainda mais suave que a iluminação indireta, pois não gera contrastes ou sombras sobre os móveis e demais objetos do ambiente. Para conseguir esse efeito, é preciso instalar uma espécie de filtro sobre a lâmpada – geralmente um vidro ou uma peça de acrílico. Trata-se de um tipo de iluminação mais intimista, muito utilizada em salas, dormitórios e banheiros.
Iluminação natural indireta
No caso dos galpões industriais, a iluminação natural indireta é sem dúvida a melhor opção. Com ela, não há risco de feixes intensos sobrecarregarem a visão dos colaboradores ao longo do expediente. Isso porque a estrutura dos domus de iluminação, utilizados nesses casos, é projetada para evitar a incidência direta da luz solar.
Por isso, para aliar esse benefício a outras vantagens de um bom projeto de iluminação, deve-se priorizar a luz natural, ou seja, a luz solar. Assim, além do conforto térmico e visual, o gestor da fábrica fará uma significativa economia de energia elétrica.
Considerando que os ambientes fabris geralmente são extensos e fechados, a melhor maneira de aproveitar a entrada de luz natural indireta é instalando soluções como domus e venezianas industriais. Os domus são estruturas de telhado que funcionam a custo zero de energia, iluminando o galpão de forma eficaz mesmo em dias nublados. Eles podem ser instalados em coberturas novas ou já existentes.
Para você ter uma ideia da capacidade reflexiva do domus, ele é capaz de manter um galpão bem iluminado por até oito horas de expediente – isso se forem fabricados em policarbonato prismático. Esse material representa a melhor opção em termos de transmissão luminosa, deixando a luz solar entrar de forma estratégica e sem a passagem de radiação perigosa, já que a solução bloqueia 98% dos raios UV.
As venezianas industriais com aletas em policarbonato reflexivo também são grandes aliadas da iluminação natural indireta nas indústrias. Além de trazerem mais segurança visual para as atividades do ambiente, o conforto térmico é garantido. Isso porque as venezianas são soluções de ventilação natural, ou seja, proporcionam a renovação constante do ar interno sem nenhum gasto energético.
É possível tirar ainda mais proveito de um projeto e iluminação natural a partir de uma central de gerenciamento inteligente. Estamos falando do MB Smart, uma tecnologia do Grupo MB que permite integrar luzes artificiais e iluminação natural indireta na indústria. Conforme a luz natural incide pelos domus, o MB Smart faz a dimerização dos LEDs para que o consumo energético seja sempre o menor possível.
—> Quer saber mais sobre essa solução inovadora do segmento de iluminação industrial? Então acesse nosso conteúdo e surpreenda-se com as funcionalidades do MB Smart!
Benefícios da iluminação natural indireta para galpões industriais
Vimos que os benefícios da iluminação natural indireta para a indústria incluem desde a economia de energia até aqueles aspectos relacionados a um local de trabalho mais saudável. Vimos também que as soluções de iluminação e ventilação natural são imbatíveis nesse quesito, principalmente se fabricadas em policarbonato prismático, que é o material com o melhor custo-benefício do mercado. Vamos às cinco maiores vantagens:
1. Segurança visual
Os micro-prismas dos domus e venezianas proporcionam uma elevada capacidade de refração e difusão da luz natural. Prova disso é que essas soluções são capazes de iluminar uma área que vai muito além daquela que se encontra imediatamente abaixo ou à frente das estruturas. Assim, fica fácil manter todos os setores da fábrica bem iluminados em tempo integral, facilitando o desempenho das atividades.
2. Conforto térmico
As tecnologias aplicadas na fabricação das soluções de iluminação e ventilação natural do Grupo MB excluem o risco de aquecimento. A estrutura dos domus, por exemplo, é composta por duas lentes de aproximadamente 150 mm entre si, de modo que possa circular determinado volume de ar entre elas. Esse fenômeno cria uma barreira térmica que impede a transmissão do calor externo para o interior do galpão.
3. Economia de energia
Como as soluções de iluminação natural indireta não consomem energia para funcionar, o gestor da fábrica não terá que se preocupar com os gastos elevados de manter as luzes artificiais acesas durante todo o expediente. No caso de complementar essa solução com as venezianas industriais, tem-se ainda o bônus da ventilação a custo zero de energia.
4. Otimização de recursos
Graças à eficiência energética trazida pelas soluções de iluminação e ventilação natural, é possível otimizar os recursos financeiros da indústria e redirecionar o orçamento para outras prioridades. Além disso, essas soluções são fáceis de instalar, demandam pouca manutenção e têm uma excelente durabilidade. Isso sem falar na estética impecável, dando um ar ao mesmo tempo mais moderno e sustentável à fábrica.
5. Sustentabilidade industrial
Hoje em dia não há gestor industrial que não se preocupe com a questão da sustentabilidade. Os projetistas também estão atentos a esse cenário e, por isso, estão sempre apresentando soluções que aliam alta performance com o mínimo possível de impactos ambientais. Isso é ainda mais relevante no segmento industrial, se considerarmos que as cadeias produtivas são amplas e geram muitos poluentes.
Nesse sentido, o investimento em soluções sustentáveis poupa os cofres da indústria e ajuda a reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Portanto, se você ainda tinha dúvidas sobre os benefícios da iluminação natural indireta, saiba que se trata de um projeto com retorno garantido, beneficiando todos os envolvidos.
Aproveite que está no clima e acesse nosso material sobre iluminação industrial inteligente para ficar por dentro do que há de mais inovador no segmento!