A manutenção de telhados industriais é uma das tarefas mais complicadas em empresas, principalmente quando a cadeia de produção precisa ser interrompida até que o serviço no telhado termine. Nesse sentido, quanto menor for a necessidade de manutenção, maior será a lucratividade da fábrica.
É por isso que, tanto em obras novas quanto em retrofits industriais, os projetistas estão priorizando soluções sustentáveis que trazem funcionalidades extras para o telhado e, ao mesmo tempo, demandam pouca manutenção. Um exemplo são os domus e lanternins para iluminação e ventilação natural na indústria.
Neste post, falaremos um pouco mais dessas soluções, e também sobre a importância da manutenção preventiva para prolongar a vida útil do telhado e preservar os cofres da empresa. Vamos lá!
Problemas decorrentes da falta de manutenção no telhado
Por ser uma tarefa em área de difícil acesso e que exige muita segurança, a manutenção de telhados industriais muitas vezes é deixada em segundo plano nas empresas. Porém, mesmo que os estragos não fiquem evidentes em curto prazo, o prejuízo no futuro poderá ser grande se alguns sinais forem negligenciados. Listamos a seguir os problemas mais comuns.
Infiltrações e corrosão
Especialmente nos períodos de chuva intensa, o risco de infiltração no telhado e corrosão de peças é enorme se a cobertura da fábrica não for devidamente estanque. O conceito de estanqueidade está relacionado à capacidade de a estrutura possuir uma vedação perfeita contra agentes externos, como no caso da água da chuva. Portanto, fique atento a essa característica quando for tirar o seu projeto do papel.
Condensação e gotejamento
Estruturas 100% estanques também são responsáveis por evitar que a diferença entre a temperatura externa e a superfície interna do galpão ocasione condensação no interior da fábrica. Esse efeito gera gotículas de água que podem acabar se acumulando sobre os equipamentos, danificando-os, além de interferirem no dia a dia de trabalho.
O investimento em soluções de ventilação natural, como os lanternins industriais, auxilia bastante no controle do problema. A renovação constante do ar por meio desse sistema traz conforto térmico e previne a formação de umidade nas superfícies internas, eliminando por completo o risco de gotejamento.
Redução da vida útil
Sem a devida manutenção preventiva, é bem provável que seu telhado industrial tenha a vida útil afetada antes do prazo. Afinal, é nesse tipo de manutenção que são identificados quaisquer sinais de problema na cobertura, de modo a corrigi-los a tempo de se tornarem algo grave para as instalações.
É por isso que muitas empresas têm investido também nos domus lineares para aliar os benefícios da iluminação natural com a redução de custos de manutenção dessas estruturas. Os domus podem ser instalados em qualquer tipo de telhado por meio de clips reguláveis, o que evita sobrecarga estrutural e exige pouca manutenção.
Para prolongar a vida útil da solução basta realizar a limpeza das placas regularmente, de preferência com o auxílio de profissionais especializados e pelo menos uma vez por ano. Assim, o acúmulo de poeira, sujeira e outros resíduos sobre o telhado não vai interferir na eficiência luminosa dos domus.
Relação entre manutenção preventiva e lucratividade
A falta de manutenção preventiva pode levar à necessidade da manutenção corretiva. E, como diz o ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Corrigir algo que já deu problema envolve gasto financeiro, dor de cabeça com obra e estresse com a paralisação das atividades da fábrica.
Tanto é que, hoje em dia, muitos projetos de retrofit estão priorizando a reforma de telhados industriais para torná-los mais modernos e facilitar as manutenções. De forma resumida, o retrofit nada mais é do que a revitalização e modernização de instalações sem que seja necessário recomeçar tudo do zero.
A instalação das soluções de iluminação e ventilação natural é um exemplo de retrofit de telhado que, além de facilitar as manutenções futuras, traz uma série de benefícios relacionados à economia de energia elétrica, conforto térmico no galpão e mais qualidade de vida para as equipes no local de trabalho.
Os principais serviços de retrofit que visam otimizar os recursos econômicos da empresa e garantir a correta manutenção de telhados industriais são:
- Reparos em possíveis pontos de infiltração e nos sistemas de iluminação e ventilação natural;
- Substituição de telhas translúcidas e domus antigos por um novo sistema linear em material prismático ou alveolar, que são mais eficientes;
- Substituição ou reparo completo no sistema de lanternim existente, para aproveitar ao máximo os benefícios da ventilação natural;
- Limpeza e conservação de coberturas industriais para prolongar a vida útil das instalações.
Se você pretende recorrer a esses serviços, lembre-se de contar com profissionais especializados para fazer valer o custo-benefício da instalação e ter retorno garantido. Dessa forma, além de trazer mais agilidade e praticidade às manutenções, você elevará sua indústria a um patamar muito mais moderno, econômico e sustentável.
Gostou da ideia? Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!