Dentre os principais desafios dos gestores de obras industriais está a escolha dos materiais para venezianas industriais. Este produto é amplamente utilizado por vários bons motivos. O principal é para otimizar a lucratividade e reduzir custos. Além disso, também potencializa soluções que visam eficiência energética em praticamente todas as áreas e setores.
Podemos começar falando da economia feita ao reduzir, ou até mesmo, eliminar a necessidade de exaustão mecânica, bem como a de ar-condicionado.
Além disso permitindo uma boa circulação de ar, as venezianas auxiliam na renovação do ar interno da fábrica, e por consequência, melhoram sua qualidade mantendo-o fresco e livre de gases prejudiciais à saúde ou partículas suspensas nocivas geradas por processos industriais.
Com esta circulação de ar contínua e natural, outros benefícios pegam carona como a manutenção de uma temperatura interna agradável e mais amena, de maneira que o excesso de ar quente produzido na fábrica é eliminado garantindo conforto térmico aos funcionários. Quer saber mais sobre conforto térmico? Leia nosso artigo: O conforto térmico em empresas com ventilação natural.
Outro benefício é o aproveitamento para a iluminação interna com luz natural oferecido pelas venezianas, principalmente quando confeccionadas com material translúcido, como o policarbonato que será abordado com mais detalhes em seguida.
Agora, vamos conferir um pouco mais sobre os diferentes materiais para venezianas industriais disponíveis no mercado.
Materiais para venezianas industriais: função e durabilidade
O mercado oferece uma diferentes opções de materiais para venezianas industriais. Por esta razão é fundamental conhecer bem os produtos que serão implementados e os que existem no mercado. Ou seja, é preciso saber se uma solução com um preço mais em conta vai de fato garantir uma boa qualidade do sistema de ventilação natural a ser instalado na fábrica.
Para maiores detalhes o Grupo MB já abordou a importância de uma escolha bem estudada e das consequências possíveis quando é feita uma má escolha das venezianas neste texto: venezianas industriais: o erro de escolher somente pelo preço
Para sintetizar, vamos fazer um breve apanhado dos materiais para venezianas industriais mais utilizados, suas vantagens e desvantagens.
Fibra de vidro
Dentre os diferentes materiais para venezianas industriais, a fibra de vidro consiste em um composto plástico com filamentos de vidro. Apesar de sua boa resistência e baixo custo, possui algumas desvantagens ao ser utilizada como material para venezianas como. Entre elas, o material é inflamável, permite pouca passagem de luz e amarela com o tempo.
PVC
Polímero termoplástico mais barato que a fibra de vidro. O material possui a vantagem de não propagar fogo (auto extinguível), entretanto possui baixa resistência física, o que afeta sua durabilidade. Além disso este é mais um dos materiais para venezianas industriais que permite pouca passagem de luz e transmite elevados níveis de radiação UV.
Policarbonato
Em ambos os casos anteriores falamos de materiais para venezianas industriais de custo mais baixo. No entanto, a qualidade inferior desses materiais trazem fatores prejudiciais em diversos âmbitos. Alguns exemplos são: durabilidade, segurança, sustentabilidade, saúde e retorno financeiro.
Por essa razão uma das principais opções do Grupo MB está nas venezianas industriais em policarbonato. Um dos plásticos fundamentais da engenharia, o policarbonato entra na nossa lista de materiais para venezianas industriais porque reúne todas as vantagens que faltam aos outros materiais. Confira mais detalhes a seguir!
Venezianas industriais em policarbonato
Além da construção civil, o policarbonato também é empregado na indústria automobilística, medicina, na fabricação de equipamentos e em indústrias diversas. É um material que possui propriedades muito interessantes e confiáveis ao ser utilizado em diversos produtos, inclusive nas venezianas industriais. O que justifica este grande potencial são suas propriedades de:
- Leveza;
- Resistência física excepcional (garantia de 10 anos sobre as venezianas);
- Autoextinguível;
- Transmite e difunde luz com ótima eficiência;
- Altíssimo bloqueio de raios UV;
- Composto reciclável.
Devido a essas qualidades, o policarbonato possui vantagens não só sobre a fibra de vidro e o PVC aqui citados, mas também sobre outros materiais para venezianas industriais como sobre o vidro e o acrílico.
Para esclarecimento total, as venezianas em policarbonato do Grupo MB podem ser confeccionadas em policarbonato compacto ou alveolar.
Venezianas industriais em aço inox, Galvalume ou alumínio
Além do PVC, fibra de vidro e policarbonato também podem ser utilizados materiais para venezianas industriais que fazem parte do grupo dos metais, como ligas de alumínio, aço inox ou Galvalume, por exemplo.
As venezianas em alumínio foram as primeiras a atrair a atenção das indústrias pela sua resistência à corrosão, leveza, maleabilidade. Além disso, também é um material muito utilizado nas fábricas em diversos produtos, apesar de suas propriedades galvânicas limitadas.
Outra opção seriam as venezianas em aço inoxidável. Elas consistem em uma liga que conta com propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns. Destes, resistência à corrosão e a impactos são os mais importantes.
E por fim as venezianas em aço Galvalume, que se trata de um tipo específico de aço galvanizado. Nele, o revestimento da galvanização é feito com uma liga constituída por alumínio, zinco e silício.
No aço Galvalume o zinco fornece a proteção galvânica, o alumínio possui proteção contra a corrosão atmosférica e o silício controla a reação entre a liga alumínio-zinco e o aço, equilibrando a formação de uma liga adequada. Para maiores detalhes confira nosso artigo: Uso do aço galvalume e aço pré-pintado em lanternins, domus e venezianas industriais.
Grupo MB e as soluções em ventilação natural
O Grupo MB atua no ramo da ventilação e iluminação natural para indústrias há mais de 15 anos. Estamos sempre atentos ao que o mercado oferece de melhor, por isso prezamos pela qualidade e durabilidade dos materiais para venezianas industriais. Eles oferecem o melhor resultado e zero incômodo na conclusão da obra. Além dos materiais, o foco na versatilidade em como utilizá-los é fundamental.
As venezianas em policarbonato, venezianas em aço inox e venezianas em alumínio , além de possuir diversos modelos e dimensões, têm ainda como opcionais:
- Aletas fixas ou móveis;
- Com controle manual ou automatizado;
- Opcionais como tela mosquiteira, passarinheira e grade de segurança.
Elas têm ainda garantia de 5 anos, fácil entrega e assistência técnica em todo o Brasil. Outras vantagens que você pode ver aqui: 6 motivos para escolher as venezianas industriais do Grupo MB.
[sc name=”Banner-Catalogo-Venezianas”]