Um sistema de iluminação industrial mal dimensionado pode representar gastos operacionais elevados para uma fábrica. Uma das melhores maneiras de economizar energia é investindo em sistemas de alta performance, os quais combinam iluminação natural e lâmpadas de LED.
Os domus lineares são as soluções campeãs quando o assunto é iluminação natural. Essas soluções proporcionam luminosidade uniforme a custo zero de energia. Além disso, demandam pouca manutenção, o que também ajuda a otimizar o orçamento da indústria.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os aspectos que você precisa considerar na hora de elaborar um sistema de iluminação industrial. Destacamos também os benefícios das soluções sustentáveis nesse cenário, para que você possa aliar eficiência e economia em doses certas. Confira!
O que considerar na elaboração do projeto?
Um projeto de iluminação industrial deve ser pensado criteriosamente, visando garantir níveis de luminosidade adequados sem pesar o orçamento da indústria com gastos exorbitantes de energia elétrica. A seguir, listamos os aspectos que você precisa considerar.
As necessidades de iluminação de cada ambiente
Qual a finalidade de determinado ambiente? O que será produzido ali? Esse espaço dispõe de luminosidade natural? É pouco ou muito frequentado? Responder essas perguntas ajuda a identificar as necessidades de cada setor do galpão para escolher o sistema de iluminação industrial mais adequado. Custo-benefício deve ser a palavra de ordem, priorizando soluções de alta performance e sem consumo energético.
As despesas de operação de cada equipamento
O custo para aquisição de um equipamento ou sistema naturalmente representa um investimento inicial mais robusto dentro do seu orçamento. No entanto, calcular o gasto recorrente para o uso desses itens decerto lhe ajudará a economizar em iluminação. Por isso, ao escolher uma solução para o seu projeto, avalie também ROI e payback para ter certeza de que o negócio valerá a pena.
O tipo de iluminação mais adequado
Indústrias sustentáveis são as que combinam iluminação natural e lâmpadas de LED para compor um sistema econômico sem abrir mão da performance. Os LEDs têm alta durabilidade, pouca necessidade de manutenção e baixo consumo energético. Os sistemas de iluminação natural, por sua vez, operam a custo zero de energia, chegando a iluminar um galpão de forma eficaz por até oito horas de expediente.
Sistema de iluminação industrial com domus lineares
Não resta dúvida de que a iluminação natural é a opção mais indicada para indústrias que querem aliar luminosidade eficiente e economia de energia. Os domus lineares são opções campeãs nesse quesito. Essas estruturas de telhado potencializam a entrada de luz natural no galpão, proporcionando mais conforto térmico e segurança visual para a realização das atividades.
No entanto, para que essas soluções obtenham o máximo desempenho, o sistema precisa ser muito bem dimensionado. A escolha do material é peça-chave nesse contexto. O domus de policarbonato prismático, por exemplo, representa o que há de mais econômico em um sistema de iluminação industrial, pois o policarbonato garante elevada taxa de reflexão luminosa sem deixar passar níveis perigosos de radiação.
Assim, é possível manter o galpão bem iluminado durante a maior parte do expediente, dispensando o uso das lâmpadas de LED por cerca de oito horas, o que resulta em uma economia considerável na fatura de energia elétrica ao final do mês. Os domus têm payback estimado em 24 meses. O retorno em eficiência energética é garantido, ajudando a fábrica a se posicionar como indústria sustentável.
Pontuamos as principais vantagens dos domus lineares:
- Iluminação estratégica e uniforme mesmo em dias nublados;
- 98% de proteção contra os raios UV;
- Conforto térmico e bem-estar para os colaboradores;
- Reducción de los costes de electricidad;
- Elevada resistência mecânica e baixos índices de manutenção;
- Baixo peso específico, o que facilita a instalação;
- Fixação por clips reguláveis, o que elimina riscos de infiltração;
- Não propaga chamas, não amarela nem resseca com o tempo de uso.
As indústrias que são referência em sustentabilidade normalmente operam com um sistema de iluminação industrial híbrido, ou seja, que combina soluções de iluminação natural com lâmpadas de LED. Os LEDs dimerizáveis, por exemplo, também são soluções imbatíveis em termos de economia de energia porque permitem regular os níveis de intensidade de luz conforme as necessidades do momento.
Existe ainda a possibilidade de automatizar esse sistema, de modo que a intensidade de luz dos LEDs se altere conforme a iluminação natural que entra pelo domus. Dessa forma, a economia de energia será a maior possível. Tudo isso, é claro, sem comprometer a segurança nas operações e sem perder a qualidade de vida no trabalho.Para saber mais sobre os benefícios da iluminação natural na indústria, veja como a fábrica Lubeka conseguiu reduzir custos operacionais instalando soluções inteligentes e sustentáveis!