Quando falamos em sustentabilidade industrial, logo pensamos nos impactos causados pelas atividades fabris no meio ambiente e em como minimizá-los.
Apesar de o fator ambiental ser de extrema importância, também devemos adicionar a essa equação os aspectos sociais e econômicos, ambos fundamentais para as empresas.
No cenário brasileiro, existem alguns problemas que, infelizmente, ganham destaque, incluindo a poluição dos rios, do ar e a degradação do solo – situações conhecidas pela população e organizações.
E o que pode ser feito para mudar essa realidade? Como a sustentabilidade industrial melhora a relação do homem com o planeta? Acompanhe!
Sustentabilidade industrial: o que é?
Antes de compreender o conceito, também é preciso ter em mente que todas as ações, inclusive as profissionais, impactam a natureza. Enquanto sociedade que se preocupa com o amanhã, devemos focar na influência positiva.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic) de 2020, 66% das cidades brasileiras relataram alguma ocorrência de impacto ambiental nos 24 meses anteriores ao estudo.
Para que esse índice possa ser diferente, a ideia de indústria sustentável precisa ser disseminada, contribuindo com a junção de práticas empresariais que objetivam o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.
Nesse contexto, a sustentabilidade industrial é abrangente e o seu compromisso se sustenta em três pilares:
- Ambiental;
- Econômico;
- Social.
O conceito sugere que as empresas sustentáveis busquem viabilidade financeira sem perder de vista a conservação da natureza e o bem-estar social.
O segredo está em encontrar os mecanismos ideais para o crescimento da indústria de forma consciente, avaliando o cuidado com o planeta. É nesse equilíbrio que deve se basear a busca pela competitividade.
O impacto da sustentabilidade industrial
Para que o conceito de indústria sustentável esteja em vigor, devem ser verificados resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a população.
Quanto maior a sensibilidade às questões socioambientais, mais positiva é a imagem no mercado. Isso porque o consumidor está mais exigente, selecionando as marcas e produtos.
Atualmente, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. O dado é de uma agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, que foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Não se adequar ao novo cenário pode ser crucial para o desenvolvimento e para o relacionamento com os colaboradores e clientes.
Vamos pensar na indústria têxtil, por exemplo. Sabemos que a limpeza de alguns tecidos ou a preparação da matéria-prima podem aumentar o consumo de água. Nesse caso, pensar em soluções ou opções mais econômicas, que demandam um uso mais consciente da água, é uma alternativa.
Já no caso dos galpões, o uso da ventilação natural pode contribuir com a redução nas contas de luz, além de ser um mecanismo responsável no uso de recursos naturais, promovendo um ambiente salubre e a eficiência energética.
Como aplicar a sustentabilidade industrial no seu galpão
Mais do que compreender a importância da sustentabilidade industrial, é fundamental aplicar essa prática no dia a dia.
Quando falamos da sustentabilidade social no ambiente fabril, por exemplo, a preocupação com o bem-estar coletivo deve ter destaque. Isso pode ser alcançado com salários adequados, garantia das necessidades físicas e psicológicas e tratamento cordial.
Uma marca que preza pelo bom tratamento de seu colaborador deve oferecer um local favorável para a execução das tarefas. Essa ação cria uma boa imagem para os profissionais e para o público.
Também é preciso levar em conta o momento atual. Com as crises hídricas e o aumento nos casos de desmatamento, a organização deve priorizar ações que contribuam com a preservação. Elaborar projetos de uso consciente ou adotar mecanismos que ajudam a manter a saúde do planeta também são ações que podem despertar o interesse de outras pessoas.
Afinal, aqueles que investem em sustentabilidade industrial e que visam a redução do impacto ambiental serão destaque no futuro.
As práticas e atividades para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, garantindo mecanismos para a redução de custos e de resíduos durante a construção e utilização das instalações, devem ser as mais reconhecidas nos próximos anos.
Mas para que tudo isso possa se concretizar, as ações não podem esperar. Investir em ventilação e iluminação natural é uma das soluções que fomentam a proposta ambiental, social e econômica de uma empresa, contribuindo diretamente para a sustentabilidade industrial.
Ficou curioso e quer se aprofundar nesse tema? Confira o guia de ventilação natural para a indústria.
Conte com o Grupo MB para colocar a sustentabilidade industrial em prática
Com mais de 20 anos de experiência, queremos te ajudar a obter os 3 pilares da sustentabilidade industrial! Nossos especialistas estão preparados para fornecer soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria.
O nosso objetivo é oferecer a solução ideal, pautada na nossa cultura interna de eficiência e aproveitamento sustentável de recursos industriais, utilizando materiais de qualidade e durabilidade superiores.
MB Smart, domus linealight, lanternim e venezianas industriais são algumas das soluções disponíveis.
Quer saber mais? Então aproveite para participar do quiz impactos de projetos com ventilação natural na sustentabilidade da indústria.