{"id":10292,"date":"2020-11-09T16:45:05","date_gmt":"2020-11-09T19:45:05","guid":{"rendered":"https:\/\/grupomb.ind.br\/mbobras\/?p=10292"},"modified":"2020-11-09T16:45:05","modified_gmt":"2020-11-09T19:45:05","slug":"tuneis-de-vento","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/grupomb.ind.br\/es\/tuneis-de-vento\/","title":{"rendered":"T\u00faneis de vento vs testes com modelagem 3D: o que \u00e9 mais eficiente"},"content":{"rendered":"
Muito utilizados nas ind\u00fastrias automobil\u00edstica e aeroespacial, os <\/span>t\u00faneis de vento<\/b> s\u00e3o <\/span>ferramentas de simula\u00e7\u00e3o<\/b> que auxiliam no desenvolvimento de produtos complexos. O objetivo \u00e9 validar os testes que v\u00e3o interferir dimensio nonamento das solu\u00e7\u00f5es, favorecendo o desempenho em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 economia de combust\u00edvel, n\u00edvel de ru\u00eddo e dirigibilidade, por exemplo.<\/span><\/p>\n Os t\u00faneis de vento tamb\u00e9m podem ser utilizados na constru\u00e7\u00e3o civil<\/b> com o objetivo, por exemplo, de <\/span>verificar o comportamento dos fluidos<\/b> em determinado contexto e, ent\u00e3o, aperfei\u00e7oar as solu\u00e7\u00f5es em termos de conforto t\u00e9rmico e qualidade do ar.<\/span><\/p>\n Um exemplo de situa\u00e7\u00f5es em que essa t\u00e9cnica pode ser utilizada \u00e9 no desenvolvimento de <\/span>projetos de ventila\u00e7\u00e3o natural para galp\u00f5es industriais<\/b>. No entanto, existe um jeito de faz\u00ea-lo com mais precis\u00e3o e praticidade: utilizando os <\/span>testes de modelagem 3D<\/b> derivados da Engenharia Computacional<\/a><\/span>.\u00a0<\/span><\/p>\n Neste post, explicaremos qual \u00e9 a op\u00e7\u00e3o mais vantajosa em termos de custo-benef\u00edcio, rigor e agilidade nos resultados. Confira!<\/span><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A fun\u00e7\u00e3o dos t\u00faneis de vento \u00e9 s<\/span>imular os efeitos do movimento do ar em superf\u00edcies e\/ou objetos s\u00f3lidos<\/b>. O princ\u00edpio b\u00e1sico \u00e9 simples: projeta-se um fluxo de ar em velocidades controladas sobre a geometria que se deseja testar. Esse tipo de teste \u00e9 bastante frequente na valida\u00e7\u00e3o de desempenho de aeronaves e carros de F\u00f3rmula 1.<\/span><\/p>\n No caso do automobilismo, os t\u00faneis de vento permitem <\/span>prever o comportamento dos ve\u00edculos nas pistas<\/b>, na inten\u00e7\u00e3o de criar carros mais est\u00e1veis e velozes por meio de altera\u00e7\u00f5es aerodin\u00e2micas. Afinal, pouco adianta desenvolver motores super potentes se o ve\u00edculo n\u00e3o tiver uma estrutura est\u00e1vel ou um formato que amenize os efeitos da resist\u00eancia do ar.<\/span><\/p>\n No entanto, os custos para fazer testes deste tipo com t\u00faneis de vento, que envolvem a cria\u00e7\u00e3o de prot\u00f3tipos f\u00edsicos para serem testados, s\u00e3o bastante elevados. Por isso, a<\/span> modelagem em softwares 3D<\/b> tem ganhado a prefer\u00eancia dos engenheiros, visto que os<\/span> dados s\u00e3o validados virtualmente, com muito mais precis\u00e3o, rapidez e praticidade<\/b>.<\/span><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O CFD (Din\u00e1mica de Fluidos computacional)<\/a> <\/span>\u00e9 a metodologia de modelagem 3D que deriva da Engenharia Computacional. O software funciona como uma <\/span>calculadora de fluidos<\/b> que aperfei\u00e7oa os projetos e permite evidenciar t\u00e9cnica e cientificamente os resultados obtidos com altera\u00e7\u00f5es das geometrias e\/ou instala\u00e7\u00f5es de solu\u00e7\u00f5es para melhora da aerodin\u00e2mica. Os testes com CFD s\u00e3o muito eficazes no dimensionamento de sistemas de ventila\u00e7\u00e3o natural, permitindo obter o m\u00e1ximo desempenho das solu\u00e7\u00f5es instaladas.\u00a0<\/span><\/p>\n Uma s\u00e9rie de fatores influenciam nos c\u00e1lculos e na proje\u00e7\u00e3o de sistemas de ventila\u00e7\u00e3o natural, como o <\/span>posicionamento da edifica\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao vento e ao sol, a localiza\u00e7\u00e3o e o tamanho das aberturas para passagem do vento, a quantidade de calor existente no ambiente e os dados meteorol\u00f3gicos da atmosfera circundante<\/b>. Nesse sentido, o CFD \u00e9 capaz de utilizar esses dados para <\/span>simular a cria\u00e7\u00e3o de uma malha 3D na realidade virtual<\/b>, calculando o os resultados antes e ap\u00f3s a instala\u00e7\u00e3o\u00a0 da solu\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Assim, \u00e9 poss\u00edvel testar o desempenho no modelo computacional conforme as necessidades de cada edifica\u00e7\u00e3o <\/span>para, em seguida, aplicar com mais assertividade no contexto real, o que garante uma instala\u00e7\u00e3o de alta performance e sem o risco de preju\u00edzo ou retrabalho. Sem falar que isso agiliza a obra para que voc\u00ea possa usufruir mais rapidamente dos benef\u00edcios da solu\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Veja a seguir os principais motivos que tornam os testes de modelagem 3D mais vantajosos do que os t\u00faneis de vento.<\/span><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A modelagem no CFD eleva o grau de qualidade do seu projeto de ventila\u00e7\u00e3o porque permite testes mais eficientes. Basta que o levantamento dos dados que influenciam na circula\u00e7\u00e3o de ar<\/a> <\/span>naquela edifica\u00e7\u00e3o seja o mais criterioso poss\u00edvel. Assim, ao computar as informa\u00e7\u00f5es coletadas, o software far\u00e1 os c\u00e1lculos e demonstrar\u00e1 o comportamento do flu\u00eddo de forma autom\u00e1tica na realidade virtual, garantindo uma solu\u00e7\u00e3o de alta performance no contexto real.<\/span><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n As simula\u00e7\u00f5es do CFD auxiliam na evolu\u00e7\u00e3o cont\u00ednua de cada projeto ao permitir altera\u00e7\u00f5es r\u00e1pidas e reavalia\u00e7\u00f5es sempre que necess\u00e1rio nos mais variados prot\u00f3tipos criados.\u00a0 Outra vantagem \u00e9 que, na metodologia de modelagem 3D, fica bem mais f\u00e1cil entender como\u00a0 as venezianas e os lanternins industriais<\/a><\/span>\u00a0\u2014 um dos poss\u00edveis sistemas de ventila\u00e7\u00e3o natural para ambientes fabris \u2014 funcionar\u00e3o na pr\u00e1tica, assim como todas as vari\u00e1veis que influenciam nesse funcionamento e qual dever\u00e1 ser o encaixe ideal da estrutura.<\/span><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Os t\u00faneis de vento, al\u00e9m de serem menos eficientes que os testes com modelagem 3D nos projetos de ventila\u00e7\u00e3o natural, demandam um custo maior para sua realiza\u00e7\u00e3o. J\u00e1 no CFD, como o processo \u00e9 virtual, n\u00e3o h\u00e1 necessidade de estruturas f\u00edsicas e grandiosas. <\/span>Em pouco tempo, o comportamento do ar ser\u00e1 analisado e demonstrado\u00a0 pelo software \u00a0 e os dados estar\u00e3o em m\u00e3os para iniciar o projeto com a certeza de um resultado bem-sucedido.<\/b><\/p>\n Por\u00e9m, como a efici\u00eancia de um projeto de ventila\u00e7\u00e3o natural est\u00e1 associada aos fatores t\u00e9cnicos e meteorol\u00f3gicos da edifica\u00e7\u00e3o e da atmosfera , refor\u00e7amos que \u00e9 preciso muito rigor na etapa de coleta desses dados para que o p\u00f3s-processamento executado\u00a0 no CFD seja o mais acurado poss\u00edvel\u00a0<\/span><\/p>\n O Grupo MB \u00e9 pioneiro no uso desta metodologia na proje\u00e7\u00e3o de venezianas e lanternins industriais. Se voc\u00ea tem interesse na solu\u00e7\u00e3o, fale com um de nossos especialistas<\/a> <\/span>e eleve o n\u00edvel de qualidade do seu projeto de ventila\u00e7\u00e3o natural!<\/span><\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Muito utilizados nas ind\u00fastrias automobil\u00edstica e aeroespacial, os t\u00faneis de vento s\u00e3o ferramentas de simula\u00e7\u00e3o que auxiliam no desenvolvimento de produtos complexos. O objetivo \u00e9 validar os testes que v\u00e3o interferir dimensio nonamento das solu\u00e7\u00f5es, favorecendo o desempenho em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 economia de combust\u00edvel, n\u00edvel de ru\u00eddo e dirigibilidade, por exemplo. 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Por que a modelagem 3D \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o?<\/span><\/h2>\n
Os resultados s\u00e3o mais acurados<\/span><\/h3>\n
As simula\u00e7\u00f5es s\u00e3o mais r\u00e1pidas<\/span><\/h3>\n
Os custos s\u00e3o bem menores<\/span><\/h3>\n