Galpões industriais apresentam pico de crescimento no último ano

galpões industriais

De acordo com dados da Buildings, empresa brasileira especializada em pesquisa imobiliária corporativa, mais de 1,104 milhão de metros quadrados de novos estoques de galpões industriais e logísticos foram entregues no país entre 2020 e 2021.

Esse pico de crescimento do setor no último ano está relacionado ao período pandêmico, que impulsionou o segmento de e-commerce durante os meses mais críticos da pandemia e, assim, gerou a demanda por novos galpões industriais.

No entanto, alguns pontos devem ser considerados para que esses galpões tragam um retorno positivo em termos de produtividade e sustentabilidade. É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando as soluções indispensáveis para a configuração de um galpão eficiente, moderno e sustentável.

Por que os galpões industriais apresentaram recorde de crescimento?

Um dos principais fatores que impulsionaram o crescimento no número de galpões industriais foi a pandemia da Covid-19, tendo em vista a demanda por novos espaços logísticos para a prática de atividades mercadológicas. Um exemplo são os e-commerces, que também se expandiram como segmento de destaque nesse período, de modo a manter o funcionamento da economia em um período no qual as lojas físicas estavam fechadas.

O fato de os galpões industriais serem espaços fáceis de serem construídos é outro fator que contribuiu para o número recorde de crescimento. Diferentemente de um edifício, por exemplo, que pode levar anos para ser construído, um galpão industrial fica pronto em poucos meses, integrando-se ao mercado de uma maneira muito mais veloz.

O que são galpões industriais?

Galpões industriais são os espaços destinados a cadeias de produção diversas para fins econômicos. A maneira mais comum de manter esses espaços em plena atividade é realizar atualizações constantes, de modo a enfrentar as oscilações do mercado, as variações da economia e até mesmo a mudança no perfil de consumo dos clientes.

Nesse sentido, destacamos a sustentabilidade industrial como um importante pilar para a manutenção das atividades fabris. Hoje em dia, os consumidores tendem a dar preferência para os empreendimentos sustentáveis.

Por esse motivo – e também para a otimização dos recursos financeiros da empresa – os gestores de galpões industriais têm investido cada vez mais em soluções ecológicas para obter o melhor desempenho na cadeia de produção com o menor gasto operacional possível.

Quais as vantagens de um galpão industrial?

Além da possibilidade de expansão econômica, as vantagens dos galpões industriais se relacionam com aspectos logísticos, os quais interferem diretamente no rendimento da cadeia produtiva. Entre esses aspectos, podemos destacar o amplo espaço de estacionamento – para controle de carga e descarga de mercadorias – e a manutenção constante das estruturas que mantêm a fábrica em alta performance.

Como escolher um galpão industrial?

Vimos que a preocupação com a sustentabilidade é um fator de peso na hora de escolher um galpão industrial. Além desse fator, é preciso considerar a infraestrutura do local, como a amplitude, a capacidade armazenagem, a qualidade do maquinário, entre outros quesitos decisivos para uma cadeia de produção rentável.

Em relação à sustentabilidade, é essencial configurar galpões industriais que proporcionem bem-estar aos colaboradores, até porque são eles que “fazem a roda girar”, no sentido de manter a continuidade das cadeias produtivas.

Além disso, contar com soluções sustentáveis é importante do ponto de vista orçamentário, pois ajuda a reduzir custos – como as despesas com energia elétrica – e a otimizar os recursos financeiros da empresa para definir melhor as prioridades de cada setor.

Saiba mais sobre galpões industriais e como escolher o melhor tipo de estrutura!

A importância de uma boa iluminação e ventilação natural

Os cuidados com iluminação e ventilação natural nos galpões industriais é que vão garantir o desempenho ideal das cadeias de produção. Afinal, sistemas inteligentes de iluminação e ventilação proporcionam máximo conforto térmico e, ao mesmo tempo, reduzem custos operacionais – além de tornar as equipes mais produtivas.

Outro fator de peso em relação aos sistemas sustentáveis é que, com esse tipo de investimento, o galpão consegue se adequar mais facilmente às normativas e exigências de Segurança do Trabalho. Um local salubre e agradável, por sua vez, influencia diretamente no bem-estar e no rendimento das equipes.

Itens indispensáveis para o galpão industrial

Vamos agora aos itens indispensáveis relacionados à sustentabilidade nos galpões industriais.

Domus de iluminação natural

Os domus de iluminação natural são soluções muito eficientes em termos de economia de energia e luminosidade adequada para os ambientes industriais. Com esse tipo de estrutura, a luz solar adentra o galpão de forma estratégica e uniforme, trazendo conforto térmico e visual para a realização das atividades. Tudo isso a custo zero de energia e eliminando a necessidade de lâmpadas por até oito horas de expediente.

Lanternins e venezianas industriais

As soluções de ventilação natural, como os lanternins e venezianas, também são itens indispensáveis na construção civil industrial, pois proporcionam ventilação permanente para os galpões industriais e melhoram a qualidade do ar no local, também a custo zero de energia.

Quando instalados de forma conjunta, esses sistemas apresentam máximo desempenho, pois, enquanto o ar entra pelas venezianas trazendo conforto térmico, as eventuais partículas tóxicas do galpão são eliminadas em um processo de exaustão pelo lanternim.

Esses recursos são, portanto, imprescindíveis para a configuração de um galpão industrial agradável, saudável e eficiente em termos energéticos – ou seja, o retorno sobre o investimento é garantido. Assim é possível expandir a produção nos galpões e torná-los cada vez mais modernos e valorizados no mercado!

Será que você está por dentro dessa temática? Aproveite para fazer nosso quiz e descubra qual o seu nível de conhecimento sobre ventilação industrial e sustentabilidade na indústria!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp