Com a evolução da tecnologia, novas ferramentas foram surgindo, modificando o consumo de energia e a busca pela redução de custo, principalmente em grandes áreas de trabalho. Além do olhar atento às causas ambientais, as soluções que promovem conforto térmico nos galpões também contribuem com o fluxo de caixa das empresas.
Vale ressaltar que a sustentabilidade é um dos pilares dos negócios do futuro, já que o cuidado com a natureza passou a ser uma cobrança de boa parte dos consumidores. E os dados apontam que é preciso repensar a maneira como estamos utilizando a eletricidade.
De acordo com números do Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2021 houve um aumento de 12,8% no consumo do segundo trimestre do ano, quando comparado com o de 2020. O crescimento esteve presente na maioria dos segmentos, mas o destaque fica para a indústria, responsável por consumir 22,3% a mais.
Sendo assim, por diminuírem a pegada ambiental e os custos no fim do mês, os galpões que pensam em mecanismos eficientes de ventilação e luminosidade estão um passo à frente da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para ler o artigo na íntegra!
Como garantir redução de custo em projeto de iluminação para galpões?
O segredo para gastar menos com eletricidade está no projeto, ou seja, no desenho que irá possibilitar a luminosidade e o arejamento que a indústria necessita com o menor impacto possível no meio ambiente. A decisão também precisa estar embasada nas regulamentações da área, incluindo a NR17, por exemplo, portanto é impensável abrir mão desse aspecto.
Na sequência, o mecanismo ideal deduzido pelo projetista pode variar, dependendo da área de atuação, da localização do galpão, do horário de funcionamento e até mesmo da quantidade de profissionais atuantes. É preciso contar não só com profissionais qualificados, mas também com tecnologia para chegar à resposta mais adequada.
Quando falamos da indústria têxtil, por exemplo, é evidente que os colaboradores precisam atuar em um ambiente iluminado, contribuindo com a performance das atividades. Nesse contexto, é fundamental investir em iluminação natural.
Na busca pelos produtos mais adequados, destaca-se o Domus de iluminação natural, que potencializa a entrada de luz solar, além de proporcionar bem-estar às equipes e uso racional dos recursos. Quando integrado a lâmpadas LED dimerizáveis, é possível tirar ainda mais proveito da solução.
É aí que entra o MB Smart: para gerenciar de maneira inteligente todos os recursos de iluminação dos espaços, sejam humanos ou elétricos. A indústria consegue aliar iluminação de alta performance ao menor consumo possível de energia por meio desse sistema.
Isso porque a tecnologia MB Smart é capaz de criar um mecanismo personalizado de luz. Afinal, sabemos que existem setores que demandam mais luminosidade que outros.
Além disso, muitos galpões acabam sofrendo com as consequências de deixar lâmpadas ou até mesmo equipamentos ligados por um longo período de tempo, até mesmo quando não estão em uso. O resultado: uma conta alta e o não cuidado com o meio ambiente, dificultando a redução de custo e a sustentabilidade. Bons projetistas também não devem se esquecer disso.
Para confirmar a importância, análise realizada pelo Sebrae Mato Grosso constatou que um dos gastos mais significativos para as instituições é o da energia. Dos entrevistados, 15,44% mencionaram que a conta de luz ajuda a reduzir o valor que sobra no caixa, ou seja, é um daqueles pagamentos que pesam no orçamento.
Por isso, é ainda mais relevante buscar soluções capazes de gerenciar o consumo de forma eficiente e automatizada, reduzindo os custos e contribuindo com a conscientização do mercado de trabalho e da sociedade.
MB Smart e redução de custo em energia elétrica
O MB Smart é um gerenciador de iluminação que tem como objetivo a otimização de recursos, conforme explicamos acima. As principais funcionalidades são:
- Controle automático dos níveis de intensidade de iluminação por setor;
- Iluminação configurada de acordo com os turnos de trabalho;
- Integração de diferentes soluções de iluminação, a exemplo da iluminação natural e LED.
A criação de configurações personalizadas, a possibilidade de acesso remoto e a geração de relatórios de performance também fazem da ferramenta a solução ideal para quem deseja aliar o consumo sustentável à economia.
Importante dizer que a ferramenta pode ser instalada em galpões de armazenamento, centros de distribuição e redes de atacadistas, levando em conta as necessidades de cada espaço.
Quer saber mais sobre soluções que auxiliam com o desenvolvimento sustentável? Então veja como aliar conforto ambiental e sustentabilidade na indústria.
Redução de custo de energia elétrica é o caminho para ser mais sustentável
Mais do que diminuir os gastos, é fundamental ter em mente que as novas formas de consumir energia são um passo importante para a sustentabilidade e o cuidado com o planeta, como você pôde conferir neste artigo.
Sabemos que existem setores que necessitam da eletricidade para realizar determinadas atividades e não há como fugir disso. Mas por que não pensar em soluções que possam deixar um futuro melhor e, de quebra, diminuir os gastos com energia elétrica onde é possível?
Para ajudar as empresas neste caminho, o Grupo MB conta com opções que satisfazem as necessidades do seu galpão. Todos os produtos são desenvolvidos sem desviar a atenção das questões ambientais vivenciadas atualmente.
Há 20 anos implementamos soluções sustentáveis de iluminação e ventilação natural em todo o território brasileiro. Portanto, não deixe de considerar o MB Smart para o seu negócio também passar a fazer parte da Indústria 4.0. Acesse o catálogo de soluções iluminação e ventilação natural para a Indústria.