Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 79% das grandes indústrias brasileiras fizeram investimentos produtivos no ano de 2021. Os avanços estão relacionados à aquisição de novos equipamentos e à modernização dos parques fabris em geral. Neste conteúdo, vamos explicar melhor o contexto de investimentos industriais e indicar as soluções que são destaque nesse cenário. Confira!
Investimentos industriais em 2021 somam o maior percentual desde 2014
Os investimentos industriais registrados pela CNI evidenciam um cenário bastante promissor para a economia, considerando-se que 79% das grandes indústrias brasileiras fizeram investimentos de peso. Em 2020, por exemplo, esse número foi de 69%. Já em 2014, o índice foi de apenas 47%. O ano de 2021 representa, inclusive, o maior percentual de investimentos desde 2014.
Aquisição de maquinário moderno, a atualização de equipamentos antigos e as melhorias gerais nas plantas fabris – por meio de retrofit industrial – foram os principais investimentos do setor. Isso nos mostra que os gestores têm ficado atentos quanto às pautas mais urgentes na indústria, como a busca por eficiência energética e a adoção de práticas mais sustentáveis.
A importância dos investimentos para o futuro das indústrias
O cenário promissor para os investimentos industriais dialoga bastante com a transformação digital, que segue constantemente trazendo evoluções tecnológicas que otimizam as cadeias produtivas e geram mais rentabilidade para os negócios.
Junto do fator econômico, esse caminho é importante porque contribui para um futuro mais sustentável, de modo que as indústrias consigam produzir mais, porém gerando menos impactos ambientais e consumindo menos recursos em sua operação.
Isso é muito favorável também do ponto de vista da humanização das relações trabalhistas, que é um dos preceitos da Indústria 4.0. Afinal, quando os colaboradores contam com soluções operacionais mais modernas e sustentáveis, o ambiente corporativo fica mais agradável, evitando-se problemas como sobrecarga de serviço e até mesmo acidentes de trabalho.
Saiba mais sobre os recursos e tecnologias da Indústria 4.0 e entenda como essas soluções ajudam a tornar sua indústria mais eficiente e sustentável!
As melhores soluções de investimentos industriais para promover o desenvolvimento de galpões
Como vimos, os investimentos industriais tem como um dos principais focos a adoção de sistemas mais inteligentes para a cadeia produtiva. A seguir, falaremos sobre algumas dessas soluções.
CFD
O CFD (Computational Fluid Dynamic) é uma metodologia utilizada para modelar fluidos. Atualmente, muitos gestores vêm investindo nesse recurso na hora de configurar sistemas de ventilação natural para as indústrias, pois o CFD ajuda a validar os cálculos sobre o comportamento do ar no ambiente. Assim, o sistema ganha máxima qualidade e poderá operar em alta performance, evitando prejuízo e retrabalho no projeto.
O CFD funciona como um software da Engenharia Computacional, analisando na realidade virtual os dados físicos coletados no galpão da fábrica. Dessa forma, é possível testar no modelo computacional diversas possibilidades de ventilação antes de tirar o projeto do papel. Os sistemas de ventilação com venezianas e lanternins industriais, por exemplo, ficam muito mais eficientes com o uso do CFD.
MB Smart
O MB Smart é um recurso inteligente capaz de gerenciar todos os recursos de iluminação de um galpão industrial. Essa solução desenvolvida pelo Grupo MB – expert em iluminação e ventilação natural para a indústria há 20 anos – é campeã da sustentabilidade e eficiência energética nas fábricas.
Por meio da central do MB Smart, é possível dimerizar as lâmpadas de LED conforme o nível de iluminação natural que entra pelos domus lineares. Assim, garante-se a máxima economia possível de energia elétrica, sem abrir mão da luminosidade uniforme e eficaz no ambiente. Entre as principais vantagens dessa central inteligente, destacamos:
- Dimerização automática dos LEDs;
- Mínimo consumo de eletricidade;
- Criação de fluxos de iluminação personalizados;
- Geração de indicadores de performance do sistema;
- Luminosidade ampla, estratégica e uniforme para o galpão;
- Mais conforto visual para os colaboradores;
- Eficiência energética e sustentabilidade para a indústria.
Retrofit
O retrofit é outro foco interessante dos investimentos industriais. Essa prática consiste em revitalizar e modernizar galpões de fábrica a partir da implementação de soluções mais eficientes. A substituição de maquinário antigo por versões mais econômicas é uma das formas de aplicar o retrofit.
A instalação de sistemas de iluminação e ventilação natural é outra maneira de fazer retrofit industrial visando atingir a eficiência energética e configurar um local de trabalho mais salubre. Soluções inteligentes como domus, venezianas e lanternins são, portanto, escolhas campeãs quando falamos em investimentos industriais.
Quer entender melhor como esses sistemas inteligentes funcionam? Solicite um orçamento com um de nossos consultores e veja como tornar sua fábrica mais econômica e sustentável!