ARTIGOS

domus-linear-continuo-grupo-mb

11

outubro

6 motivos para escolher os Domus Linealight do Grupo MB

 

As vantagens de utilizar iluminação natural na indústria são diversas e fáceis de identificar. No entanto, a escolha errada de fornecedores ou produtos implica em custos que não deveriam existir.

Os principais benefícios da iluminação natural em uma empresa são:

  • Economia de energia;
  • Sustentabilidade;
  • Bem-estar dos colaboradores.

Como toda infraestrutura, a contratação do produto e dos serviços adequados é fundamental para que os benefícios sejam reais e duradouros. A implantação de novas estruturas que não sejam acompanhadas de um serviço de qualidade tanto na instalação como no pós-venda, pode simplesmente não se traduzir nos resultados esperados.

No caso da iluminação natural é especialmente importante se atentar para a durabilidade e qualidade. Considerando que o preço é um fator a ser analisado, é preferível contratar um produto e pacote de serviços qualificados do que simplesmente escolher a opção mais barata. A experiência de mercado mostra que soluções cuja competitividade se baseia apenas em preço tendem a se tornar ineficazes com pouco tempo de uso, anulando todos os benefícios da iluminação natural.

Tendo isso em vista, elencamos 6 pontos chave para identificar um fornecedor de qualidade:

 

1 – Domus Pontual X Domus Linear (contínuo)

O sistema linear, como o dos domus contínuos Linealight do Grupo MB, consiste em criar linhas de iluminação que se estendem ao longo da cobertura, permitindo uma iluminação mais extensa e homogênea do interior. Além disso, o sistema linear é afixado diretamente no terçamento do telhado, de forma independente das telhas.

 

domus-continuo-prismatico-chapas-opacas

 

O domus pontual traz a luz natural para o interior da construção através de segmentos menores, que permitem selecionar as áreas a receberem mais iluminação. A grande diferença do domus pontual é em relação à forma de fixação, que requer cortes para criar as aberturas no telhado.

 

domus-pontual-iluminacao

 

Assim, as vantagens reunidas pelo sistema linear são:

  • Risco zero de rompimento por dilatação(devido à fixação independente das telhas);
  • É um sistema totalmente estanque (sem infiltração de água);
  • Não necessita de recorte nas telhas;
  • Instalação ágil e de menor custo;
  • Pode ser instalado em qualquer tipo de telha existente no mercado;
  • Permite selecionar áreas que receberão iluminação ou não.

Os domus lineares do Grupo MB são inteiramente fabricados pela própria empresa, destacando-se entre os melhores do mercado em seu segmento.

 

2 – Policarbonato prismático X Outros materiais

Os domus prismáticos estão entre as mais avançadas tecnologias em iluminação natural. Eles aproveitam a luz solar de forma eficiente e segura, de tal forma que o uso de luzes artificiais pode ser totalmente desnecessário durante o dia – seja um dia ensolarado ou nublado.

+ Saiba Mais: O Policarbonato Prismático na Iluminação Natural

O segredo de toda essa eficiência é o policarbonato prismático, material empregado nos domus prismáticos do Grupo MB. O policarbonato é um dos principais polímeros usados em engenharia no setor da Construção Civil. As suas propriedades e finalidades são superiores às do vidro e do acrílico, com a vantagem de oferecer maior resistência, durabilidade e segurança. O policarbonato tratado ainda filtra 98% dos raios U.V. e está classificado como auto extinguível, ou seja, não propaga chamas, uma característica muito desejada em ambientes industriais.

A fibra de vidro, por exemplo, é menos indicada para um ambiente industrial seguro por ser inflamável e por liberar resíduos tóxicos. Tanto a fibra de vidro quanto o PVC tendem a amarelar com o tempo e ter menor capacidade de iluminação. O PVC possui ainda resistência a impactos bem menor do que a do policarbonato.

Domus em fibra de vidro: amarelamento, rachaduras e pouca iluminação.

Domus em fibra de vidro: amarelamento, rachaduras e pouca iluminação.

No caso dos domus prismáticos – como o LineaLight do Grupo MB – o policarbonato é uma chapa compacta e maciça. Na face interna possui microprismas que difundem a luz com grande eficiência. Cada m² do Domus Linealight possui 26 mil microprismas, tornando-o o melhor produto para propagação da luz natural no ambiente.

Com uma alta transmissão luminosa e grande capacidade de refração, os domus prismáticos têm capacidade de iluminar uma área maior do ambiente. Além da maior refração da luz, essa tecnologia também possui bom isolamento térmico e bloqueia até 98% da radiação ultravioleta. Estas vantagens não são encontradas em outros materiais como a fibra de vidro ou o PVC.

Explicamos em mais detalhes a diferença entre estes materiais neste artigo sobre Venezianas Industriais – O Erro de Escolher Somente pelo Preço.

Mas em resumo, as principais qualidades do policarbonato prismático são:

  • Alta Transmissão de Luz;
  • Tecnologia de Co-extrusão;
  • Flexibilidade de Design Moldável a Frio;
  • Excelente resistência aos raios UV;
  • Excelente resistência a abrasão;
  • Alta resistência química.

Em comparação a outros materiais mais baratos disponíveis no mercado, o policarbonato prismático não deixa dúvidas quanto à sua qualidade.

 

3 – Montagem e Estrutura

domus-linear-contínuo-clip-ficaxao-telhado

A montagem e instalação dos domus lineares é fundamental para garantir o retorno esperado. O Grupo MB faz a instalação para todos os tipos de telhas (Zipada, Trapézio 40 e 100, concreto W, dentre outras), graças ao seu sistema de clips especiais que podem ser ajustados na obra aos vários perfis de telhas.

Os domus lineares são fixados diretamente no terçamento do telhado. No caso de terçamento de concreto, fixa-se os domus com chumbamento químico (mediante aprovação da perfuração pelo fabricante da estrutura de concreto). Há também opções de estruturas externas para terçamento de concreto, e a equipe dispõe de capacidade e experiência para adequar a fixação a casos especiais.

 

4 – Acabamento dos produtos MB

Por deter toda a tecnologia para sua a fabricação os produtos do Grupo MB possuem acabamento de excelência.

Dentre os detalhes de acabamento e materiais que fazem a diferença para iluminação natural, pode-se citar:

  • Chapas translúcidas em policarbonato refletivo;
  • Chapas opacas, sem transmissão de luz, utilizado em ambientes que exigem o modelo de iluminação pontual;
  • Perfis de acabamento especiais entre telhas;
  • Dutos para transmissão de luz em áreas com forro ou laje;
  • Tela antiqueda.

O destaque fica para o policarbonato prismático e para os perfis de acabamento que se adequam a qualquer tipo de telha.

 

5 – Garantia de 10 anos

O Grupo MB oferece dez anos de garantia para o policarbonato prismático e o alveolar. Todas as recomendações do fabricante são seguidas, permitindo que a garantia do produto seja aquela oferecida diretamente do fabricante. O policarbonato nunca é perfurado nem é feita qualquer termoformagem. Todo o material é acompanhado do certificado de origem e garantia do produto, para ambos os materiais (alveolar e prismático). Os demais componentes do sistema de Domus Linealight do Grupo MB têm garantia de 5 anos, bem como a sua instalação.

 

6 – Serviços adicionais (atendimento pós-venda)

Além de toda a qualidade em relação aos materiais e à instalação, o Grupo MB oferece serviços de pós-venda diferenciados. Com o tempo, os telhados das fábricas tendem a acumular resíduos e, em alguns casos, isso impede a passagem da luz pelos sistemas de iluminação natural.

limpeza-manutencao-domus-cobertura-telhado

Além de toda a qualidade em relação aos materiais e à instalação, o Grupo MB oferece serviços de pós-venda diferenciados. Com o tempo, os telhados das fábricas tendem a acumular resíduos e, em alguns casos, isso impede a passagem da luz pelos sistemas de iluminação natural. O fabricante do policarbonato informa que perde-se 10% da transmissão luminosa por acumulo de sujeira na superfície.

Caso não seja adequadamente limpo e conservado, pode-se comprometer a saúde dos funcionários, a produtividade e a economia com a conta de energia elétrica.

Por conta disso é necessário realizar a manutenção preventiva e a limpeza dos telhados. O setor de manutenção preventiva do Grupo MB presta serviços de manutenção de forma eficaz e objetiva. São feitas visitas técnicas periódicas por profissionais qualificados, o que diminui os custos com manutenção corretiva e garante a durabilidade da estrutura. Saiba mais sobre este serviço aqui.

 

Consultor-solicite-orçamento-grupo-mb

 

 

Conclusão

Por todas essas razões, os domus lineares do Grupo MB para iluminação natural na indústria estão entre os melhores do mercado. Nosso trabalho é garantir que os benefícios da iluminação natural se traduzam em resultados reais para a sua empresa.

 

 

Ao escolher os serviços e os domus do Grupo MB para implementar ou renovar seu sistema de iluminação natural, escolhe-se garantia, qualidade e segurança, ótimo custo benefício e retorno garantido em curto prazo. Fale conosco agora para obter a melhor solução em iluminação natural.

+ Leia maisDomus lineares para iluminação natural na Indústria: conheça bem para escolher melhor

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.