ARTIGOS

como-funciona-obter-certificação-leed

17

julho

Certificação LEED – Sua Empresa Comprometida Com a Sustentabilidade

 

Vamos entender aqui como a certificação LEED é importante para atestar o comprometimento de uma indústria com a sustentabilidade.  A certificação já é a maior referência de sustentabilidade no setor de construção civil. Além de garantir que a empresa é sustentável, inúmeros benefícios e ganhos são obtidos pela adoção das práticas e conceitos ambientalmente corretos.

 

O Valor da Sustentabilidade – Incluindo o Financeiro

A sustentabilidade é um fator fundamental para a competitividade e imagem das indústrias. Empresas que adotam práticas sustentáveis e comprovadamente se preocupam em ter uma boa relação com o meio ambiente são mais valorizadas e bem vistas pelos consumidores.
Para além dos aspectos ambientais, uma indústria sustentável está à frente de suas concorrentes em relação à competitividade e eficiência. A sustentabilidade é importante não apenas pelo seu significado ambiental e social. Hoje em dia, as boas práticas para ser uma empresa sustentável tem reflexos diretos na qualidade do trabalho, dos serviços e produtos, e na competitividade da indústria.

 

+Saiba mais: Como minha empresa pode ser sustentável (e por que isso importa)?

 

As bolsas de valores de todo o mundo já medem e qualificam as empresas pelo seu grau de maturidade ambiental. No Brasil, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, é usado por investidores para avaliar empresas de capital aberto. Esses investidores sabem que uma indústria sustentável possui uma cultura de eficiência e melhor aproveitamento de seus recursos.

Existem várias ferramentas para certificar a qualidade das empresas na área ambiental. A ISO 14001, de gestão de sistemas ambientais, é a mais conhecida na indústria. Além dela, há também a certificação LEED, utilizada para certificar edificações que sejam ambientalmente corretas e comprometidas com práticas sustentáveis.

Com a crescente importância da sustentabilidade e a sua disseminação no meio industrial e empresarial, essas certificações ganharam peso e são fatores decisivos na hora de disputar contratos e clientes. No setor de construção civil, a certificação LEED é a principal referência de maturidade ambiental e sustentabilidade. Vamos conhecer melhor como ela funciona.

 

O que é a certificação LEED?

A Certificação LEED é o principal certificado de construção sustentável no Brasil. O nome é uma abreviação de Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em design ambiental e de energia). Trata-se de um selo que certifica que uma edificação adota boas práticas de sustentabilidade.

O USGBC, sigla para U.S Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos EUA), desenvolveu a certificação original no ano 2000. No Brasil, foi a partir de 2007 que seu uso começou a se difundir, até tornar-se o selo de edificações sustentáveis mais relevante de todo o país.

 

selo-certificação-leed
O LEED é voltado para o setor de construção civil e é utilizado em mais de 160 países. No Brasil, a instituição responsável pela certificação é GBC-Brasil – Conselho de Construção Sustentável do Brasil. É o órgão responsável por avaliar e emitir as certificações LEED para os empreendimentos que estejam de acordo com os princípios de sustentabilidade da construção civil contemporânea.

 

 

Como funciona a certificação LEED?

Edifícios certificados LEED são aqueles que foram avaliados pelo GBC-Brasil para avaliar o cumprimento de critérios mínimos de sustentabilidade.  O processo de certificação funciona da seguinte forma:

 

  1. Primeiro a empresa deve escolher a tipologia do empreendimento. Existem quatro opções:
  • BD+C – Novas construções;
  • ID+C – Design de interiores;
  • O+M – Edifícios existentes;
  • ND – Bairros.

 

  1. O segundo passo é o registro online na plataforma do GBC;

 

  1. Após o registro, basta enviar os templates do empreendimento e demais materiais requisitados na solicitação da certificação;

 

  1. O GBC irá avaliar todos os materiais, e se estiverem dentro dos critérios, será dado um aviso de que a certificação será emitida.

 

Repare que a certificação funciona para qualquer tipo de edificação e pode ser solicitada em qualquer etapa do empreendimento, inclusive após a conclusão do mesmo (tipologia O+M).

 

Requisitos avaliados para a Certificação LEED

Os Projetos são analisados segundo 8 dimensões. Cada dimensão possui práticas obrigatórias e práticas que podem ser recomendadas pelo GBC. O não cumprimento de um destes pré-requisitos (práticas obrigatórias) inviabiliza a emissão do certificado. As ações sugeridas ao empreendimento, à medida que são cumpridas, geram créditos que também são computados para a pontuação final.

As oito áreas avaliadas pela certificação são:

  1. Localização e transporte;
  2. Espaço sustentável;
  3. Eficiência do uso da água;
  4. Energia e atmosfera;
  5. Materiais e recursos;
  6. Qualidade ambiental interna;
  7. Inovação e processos;
  8. Créditos de Prioridade Regional.

Todos esses critérios são avaliados quanto aos pré-requisitos e ações recomendadas.

 

Níveis de certificação

Quanto maior o número de práticas e créditos obtidos pela edificação, maior será o nível da certificação LEED. A pontuação varia de 40 a 110 pontos, o que define quatro níveis diferentes.

Os níveis de certificação LEED são:

  • Certificado – 40 a 49 pontos;
  • Silver – 50 a 59 pontos;
  • Gold – 60 a 79 pontos;
  • Platinum – Acima de 80 pontos

 

Quais os benefícios de uma obra certificada LEED?

Os benefícios de uma obra certificada LEED são inúmeros, e extrapolam inclusive o aspecto ambiental. O próprio GBC classifica os benefícios em três tipos: Econômicos, sociais e ambientais.

 

Os principais benefícios econômicos são:

  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Mitigação de riscos legais e regulatórios;
  • Valorização do imóvel;
  • Modernização e extensão da vida útil da edificação;
  • Aumento das taxas de ocupação.

Os principais benefícios sociais e ambientais são:

  • Garante a segurança e saúde dos trabalhadores;
  • Promove a conscientização de trabalhadores e usuários;
  • Dissemina a sustentabilidade na cadeia de fornecedores;
  • Melhora a satisfação dos usuários do edifício;
  • Incentiva o uso racional de recursos naturais como água e energia;
  • Promove a utilização materiais e tecnologias verdes;
  • Redução, tratamento e reuso de resíduos e sobras do processo de construção.

Por todos esses benefícios a certificação LEED tem sido cada vez mais valorizada e levada em conta por clientes e empresários. Muitas empresas fornecem materiais e equipamentos que garantem o atendimento de pré-requisitos da certificação, como maximização do uso de iluminação e ventilação natural. Dois fatores que promovem a eficiência energética e a qualidade do ambiente a um só tempo.

Independentemente de o seu empreendimento já estar concluído ou não ter saído do papel, a certificação LEED é possível, e trará as vantagens que mencionamos. Agora você já sabe o que é como fazer para conseguir a certificação.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.