ARTIGOS

Como aumentar a eficiência energética na construção civil

5

junho

Como aumentar a eficiência energética na construção civil

 

Garantir a eficiência energética na construção civil é fundamental para manter a competitividade das indústrias no setor. 

A otimização do consumo de recursos nos diferentes estágios da obra reflete diretamente nos custos e, consequentemente, na satisfação do cliente.

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias, até 40% dos custos de produção provém do consumo de energia elétrica, que atualmente representa uma das maiores preocupações industriais. 

Além da necessidade óbvia de economia com a redução do consumo, a busca por eficiência energética está relacionada à utilização mínima de energia para realizar uma atividade, sem que o seu andamento seja comprometido.

 

Reflexos da eficiência energética na construção civil

Algumas atitudes podem representar um imenso ganho em economia e eficiência no consumo elétrico de uma construção. 

Conforme relatório publicado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), o aumento da eficiência repercute positivamente na segurança energética, na redução da poluição atmosférica e na geração de empregos.

Este artigo traz dicas e boas práticas que devem ser adotadas para garantir a eficiência energética em obras da construção civil, dando retorno financeiro ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.

 

Relacionado: Como economizar energia na empresa

 

Dicas para aumentar a eficiência energética em uma obra

Dicas para aumentar a eficiência energética em uma obra

Mapear consumo

O primeiro passo para melhorar a eficiência é entender os gastos com energia

Realizar um mapeamento permite analisar dados relacionados ao consumo, por meio de avaliações periódicas do comportamento energético do local.

As análises resultantes trazem indicadores como a quantidade de energia gasta por cada setor, identificam melhorias e classificam o nível do consumidor. 

 

Escolher equipamentos certificados

Conforme relatório do Centro Brasileiro de Informação em eficiência energética, o uso de equipamentos mais eficientes e instalações elétricas dimensionadas pode gerar uma economia de aproximadamente 8,8% no consumo de energia.

O selo PROCEL indica quais os produtos com melhores níveis de eficiência energética dentro de uma categoria. Assim, optando por equipamentos certificados, é possível obter maior eficiência e gerar economia no consumo energético.

 

Relacionado: 4 práticas sustentáveis que startups de sucesso adotam

 

Mudanças na iluminação e ventilação

Uma solução prática para melhorar a eficiência energética é analisar os sistemas de iluminação e de ventilação implementados no local. 

A simples troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED chega a representar uma diminuição de 90% no consumo de energia com iluminação interna. 

 

 

Além disso, esses modelos fornecem luz mais intensa, são mais duradouras e, principalmente, facilitam a automação industrial.

 

Iluminação e ventilação natural na indústria

O aproveitamento da luz solar e o uso da ventilação natural são soluções sustentáveis e eficazes para alavancar a eficiência energética de uma construção. 

Existem no mercado diversas opções voltadas para a utilização de recursos naturais em ambientes internos, que podem ser aplicados desde o planejamento da obra, para garantir todos os ganhos possíveis desde o seu início.

A luz natural é propícia para impulsionar a eficiência energética industrial em edificações de qualquer dimensão, promovendo economia e sustentabilidade. 

Isso também vale para a ventilação natural, que gera economia ao diminuir a necessidade do uso de sistemas de ar condicionado e ainda promove a renovação do ar ambiente.

Entre as melhores soluções para essas finalidades, podemos listar:

  • Domus – São estruturas fixadas no teto ou nas paredes das edificações, que facilitam a entrada da luz natural no ambiente interno, ao mesmo tempo em que controlam a temperatura interna.

 

  • Lanternins – Estruturas instaladas na cobertura dos prédios ou galpões, sempre no ponto mais alto da construção. Possuem aberturas estrategicamente posicionadas para fornecer ventilação natural, redução de temperatura ambiente e renovação constante do ar.

 

  • Venezianas industriais – são indicadas para ampliar a ventilação e a iluminação natural em ambientes fabris, galpões e indústria em geral, garantindo conforto, produtividade e economia.

 

Conte com as soluções do Grupo MB

O Grupo MB oferece uma variedade de domus contínuos, venezianas industriais e lanternins apropriados para promover a ventilação natural e a iluminação em ambientes fabris. 

As soluções e serviços de instalação oferecidos pelo Grupo MB estão entre os melhores do mercado, reconhecidos pela durabilidade, resistência, sustentabilidade e capacidade de instalação em qualquer ambiente ou modelo de telhado.

Entre em contato com nossa equipe especializada e solicite um orçamento personalizado para a sua empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.