ARTIGOS

ventilação natural efeito chaminé

26

outubro

Os segredos da ventilação natural: efeito Chaminé e efeito Venturi

 

A ventilação natural e o efeito chaminé permitem a renovação do ar e o conforto térmico constantes em uma construção. Mas como funciona esse processo de eliminar o ar quente e renovar o ambiente com ar fresco sem gastar um watt sequer? Isso se dá por meio do efeito chaminé e do efeito Venturi, nos quais se baseiam os lanternins do Grupo MB.

Em fábricas e galpões industriais, contar com esse tipo de solução é essencial não apenas para reduzir os custos com ventilação forçada, mas, principalmente, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e evitar a propagação de doenças respiratórias, como a Covid-19. Continue a leitura e entenda melhor essa relação!

 

Como a ventilação natural e o efeito chaminé movimentam o ar

 

O comportamento do ar no interior do galpão é o que vai orientar a instalação dos sistemas de ventilação natural como os lanternins, que funcionam com base nas diferenças de temperatura e densidade do ar no ambiente. Essas diferenças são responsáveis pela ocorrência dos efeitos de ventilação natural chaminé e Venturi, que explicaremos a seguir.

 

Ventilação natural: efeito chaminé

 

Esse é um fenômeno já bastante conhecido quando se trata de movimentação de fluidos. No caso do comportamento do ar em um ambiente fechado, funciona assim: o ar quente tende a subir, por ser menos denso. O ar frio, mais denso e pesado, consequentemente desce. Mas como isso influencia no funcionamento do lanternim?

É simples: enquanto é deslocado pelo ar frio, o ar quente escapa pelo lanternim instalado no teto do galpão industrial, o que ajuda a manter uma temperatura mais agradável no interior do ambiente. Quanto maior for o pé direito do local, maior será a velocidade de exaustão do ar na parte superior, favorecendo a performance do sistema.

 

Ventilação natural: efeito Venturi

 

Já o efeito Venturi foi percebido e estudado pelo italiano Giovanni Venturi. O fenômeno ocorre quando o ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando assim uma pressão negativa no processo. Esse efeito ocasiona um vácuo parcial, que neste caso, impulsionará o fluido.

Isso ocorre nas entradas e saídas do lanternim, maximizando a circulação do ar devido ao estreitamento da tubulação. Assim, o efeito de exaustão aumenta e o fluido sai mais rapidamente pela parte superior da estrutura. Qualidade do ar e conforto térmico constantes são os resultados desse processo.

 

Como esses fenômenos impactam no dia a dia de trabalho?

 

Em relação ao bem-estar dos colaboradores, já deu para perceber o quanto as soluções de ventilação natural são eficientes e necessárias. Muitos problemas de saúde podem ser evitados com um projeto bem dimensionado, sobretudo as doenças respiratórias que se propagam mais facilmente em ambientes fechados. No contexto de pandemia do Covid-19, por exemplo, garantir uma boa ventilação faz parte dos protocolos de seguranças.

Além de barrar a propagação de vírus e bactérias, a renovação frequente do ar e o resfriamento do ambiente evitam outros desconfortos comuns, como desidratação e dores de cabeça. Sabemos que esses entraves comprometem bastante o rendimento dos funcionários, o que reflete na produtividade da empresa como um todo. Afinal, é mesmo difícil manter a concentração em ambientes com pouca qualidade térmica.

Por esses e outros fatores, a taxa de renovação do ar já não é mais apenas um parâmetro adicional de conforto, mas, sim, um importante aspecto do projeto arquitetônico e das instalações industriais e comerciais. Investir em ventilação natural é, acima de tudo, oferecer mais qualidade de vida às pessoas da fábrica. Isso influencia também na imagem da sua marca no mercado, devido à humanização das relações de trabalho.

Outro ponto muito favorável na instalação dos lanternins industriais é a economia de energia elétrica, já que um ambiente termicamente mais confortável dispensa o uso de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado. Esse equipamento é um grande vilão na fatura de eletricidade das empresas, sem falar que demanda manutenções com certa frequência, o que também gera gastos.

Embora os aparelhos de refrigeração modernos possuam filtros eficientes, o ar fica mais seco, ocasionando desconforto ao respirar. Além disso, a manutenção e a limpeza inadequada (que acontece na maioria das vezes) introduzem partículas de poeira e sujeira que geram reações alérgicas e pioram quadros clínicos como rinite e sinusite.

 

Como controlar a umidade e a condensação com ventilação natural?

 

Condições ambientais como a diferença entre a temperatura interna e a externa ou a umidade do ar podem gerar condensação na parte interna do telhado, acumulando água e criando gotejamento no galpão.Isso é péssimo para a manutenção das máquinas, para a conservação de produtos armazenados e para a saúde dos funcionários em geral.

Um sistema de ventilação natural com uma taxa de renovação do ar adequada às dimensões da fábrica previne problemas de  umidade e condensação com grande eficiência. Portanto, desde que você conte com um fornecedor experiente na instalação dos lanternins, essa não será uma preocupação na sua fábrica.

Então, se ainda faltavam motivos para você se convencer de que vale a pena o investimento, não faltam mais. Como vimos, o ganho em conforto térmico e na qualidade do ar é garantido, o que é fundamental para manter os níveis de salubridade no recinto, bem como o rendimento dos colaboradores.

O Grupo MB fabrica e instala lanternins e venezianas industriais há mais de 15 anos, realizando obras de sucesso em empresas de vários portes e segmentos. A diversidade das soluções, a tecnologia de ponta e a qualidade de primeira fazem do Grupo MB uma referência em projetos de  iluminação e ventilação natural.

A empresa oferece ainda assessoria completa na especificação, instalação e manutenção dos produtos, que são dimensionados conforme as particularidades dos galpões, garantindo o fluxo contínuo e as taxas de renovação de ar adequadas a cada tipo ambiente. Assim, é possível usufruir ao máximo dos benefícios da solução: conforto térmico, qualidade de ar e bem-estar das equipes a custo zero de energia.

Tem interesse na solução? Fale com um de nossos especialistas e torne sua empresa mais moderna e sustentável!

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.