ARTIGOS

Sustentabilidade na indústria.

24

maio

Iluminação de LED e sustentabilidade combinam com a indústria?

 

A indústria tem se preocupado cada vez mais com os impactos ambientais. Para garantir um futuro mais sustentável é importante tomar decisões que diminuam as consequências. Especialmente quando o assunto é redução em consumo energético, emissão de CO2 e rejeitos.

Graças aos avanços tecnológicos, a iluminação de LED é uma opção que traz alternativas sustentáveis:

  • mais amigável ao ambiente;
  • eficiente no consumo de energia;
  • economicamente viável.

Mesmo sendo comparada com as lâmpadas tradicionais fluorescentes e de halogênio, suas vantagens permanecem, sem comprometer a performance.   

Seus elevados níveis de luminosidade com o consumo de energia reduzido contrastam com os bulbos incandescentes mais antigos que tinham uma eficiência de 60 a 70%, enquanto o LED tem 95%.

Dentre as vantagens, vamos ver neste post, como o uso da iluminação de LED no ambiente industrial se tornou uma alternativa sustentável.

 

+Leia mais6 segredos para economizar energia em iluminação industrial

 

Afinal, o que faz a iluminação de LED ser sustentável?

O que distingue as lâmpadas de LED das outras é o fato de serem extremamente eficientes em termos energéticos e de durabilidade. Uma lâmpada de LED pode reduzir o consumo de energia em mais de 80% e pode durar até 25% a mais que as lâmpadas convencionais.

Mas, além disso, existem outras características que atribuem o título de sustentabilidade para a iluminação de LED, como veremos a seguir.

 

Pouca Manutenção

As lâmpadas de LED não precisam de um reator para operar. Ou seja, não tem partes que se desgastam e precisam ser substituídas além dos tubos de iluminação.

Várias lâmpadas antigas com seu interior exposto.

Lâmpadas de vapor de sodio e mercurio são usadas em iluminação industrial, e não tem a mesma vida útil que o LED.

Com uma vida útil de 10 anos e sem necessidade de manutenção em um curto período de tempo (em condições normais de operação), a manutenção da iluminação de sua instalação é significativamente reduzida.


Menos lâmpadas necessárias

Os LEDs têm melhor qualidade de distribuição de luz e possuem foco em uma única direção. Por isso, tem uma grande vantagem, se comparados a outros tipos de iluminação que desperdiçam energia emitindo luz em todas as direções, geralmente iluminando áreas onde a luz não seria necessária (como o teto).

Isso significa dizer que menos luzes de LED são necessárias para atingir o mesmo nível de brilho emitido pelas lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

 

Recicláveis

Você sabia que os tubos de LED são recicláveis?

Para isso, há uma pequena desmontagem necessária. Mas tudo o que você precisa fazer é remover a extremidade de entrada do tubo de LED e retirar o driver de LED e a faixa de LEDs conectados.

O alumínio e o plástico dos tubos de LED podem ser enviados para uma usina de reciclagem comercial para serem quebrados e transformados.

O driver de LED e os componentes do chip precisarão ser levados para um centro de eletrônica.

Além do aspecto da sustentabilidade com LED, é importante uma análise do impacto ambiental dos sistemas tradicionais de iluminação para comparar as vantagens também trazidas pelo LED, nesse sentido.

 

Os problemas dos sistemas tradicionais de iluminação para galpões da indústria que atingem o meio ambiente

Quando pensamos em sustentabilidade e iluminação, devemos também considerar os riscos ao meio ambiente e até mesmo à saúde e segurança das pessoas envolvidas.

iluminacao-industrial-lampadas-led

As lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente diferentemente de outras opções com base em Mercúrio e vapor de Sódio.

As luzes de LED não contêm elementos tóxicos em comparação com a realidade de muitos escritórios, que em sua maioria, utilizam luzes fluorescentes. Essas lâmpadas possuem elementos tóxicos, como o mercúrio que pode contaminar gravemente o meio ambiente quando descartado em um aterro.

Luzes de LED duram até seis vezes mais do que outros tipos de iluminação, o que reduz a necessidade de substituições frequentes. Isso resulta em menos lâmpadas e recursos necessários nos processos de fabricação, materiais de embalagem e transporte. Além de diminuir os descartes e os impactos ambientais.

 

+Leia maisIluminação com led industrial: utilidade e vantagens

 

Mas seria o LED a alternativa de iluminação mais sustentável?

Ainda que a iluminação de LED tenha grandes vantagens em termos de variedade de níveis luminosos, incluindo variações durante o dia, estudos mostram que a luz natural oferece ainda mais benefícios para contribuir com o bem-estar e produtividade dos colaboradores.

De forma geral, nenhuma alternativa supera a iluminação natural, especialmente quando se soma o consumo de energia zero durante o dia e a possibilidade de usar materiais recicláveis (policarbonato) para a melhor obtenção dessa luz.

Sustentabilidade com a utilização de domus e LED em um parque Industrial.

Iluminação natural proporcionada por Domus MB.

Entretanto, ela não é uma solução completa. A luz natural depende de horários do dia em que está disponível ou mesmo por condições climáticas, o que cria uma demanda por uma opção artificial. Destas, a que mais se mostra sustentável é a iluminação de LED.

A combinação entre os benefícios da luz natural e de sistemas artificiais de iluminação, principalmente os de LED, permite alcançar a alternativa mais sustentável ao se obter benefícios dessas duas soluções. Para mais detalhes clique aqui.

 

comparativo-entre-sistemas-de-Iluminacao-Industrial

 

O Grupo MB tem no seu DNA a sustentabilidade. Oferece há mais de 16 anos soluções para economia de energia e sustentabilidade. Para conhecer mais ou caso queira avaliar uma possível solução para sua fábrica entre em contato pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Assine nossa newsletter e receba novidades.