ARTIGOS

como funciona efeito venturi na ventilação natural

25

julho

Efeito Venturi e efeito chaminé: os segredos da ventilação natural

A ventilação natural permite a renovação do ar e conforto térmico constantes em uma construção. Mas como funciona esse processo de eliminar o ar quente e renovar o ambiente com ar fresco sem gastar um watt sequer?

Sistemas de ventilação natural, como os lanternins do Grupo MB, baseiam-se em dois princípios: o efeito chaminé e o efeito Venturi.

O efeito chaminé trata da movimentação do ar – ou qualquer fluido – em virtude das diferenças de temperatura e consequentemente da pressão. É um fenômeno já muito conhecido: em um ambiente fechado, o ar quente tende a subir, por ser menos denso. O ar frio, mais denso, desce. E quanto maior o pé direito, maior a velocidade de exaustão do ar na parte superior.

O efeito Venturi, percebido e estudado pelo italiano Giovanni Venturi, ocorre quando este ar flui em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita, criando assim uma pressão negativa no processo – um vácuo parcial, que o impulsionará. Estas passagens estreitas, que geram o fenômeno, são as venezianas na parte inferior do edifício, onde o ar fresco entra, e nas saídas no telhado adaptada com os lanternins, por onde o ar quente é expulso. A passagem do vento na parte superior da construção aumenta esse efeito de aspiração, contribuindo para o fluxo de ar na estrutura.

laternim-02

É desta forma que ocorre a ventilação sem o uso de ventiladores ou bombas, com gasto zero de energia. O ar interno é constantemente renovado, mantendo o conforto térmico ao impedir a permanência do ar quente e saturado.

Clique aqui para saber mais sobre os lanternins e venezianas industriais do Grupo MB.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.