ARTIGOS

painéis fotovoltaicos

27

setembro

5 motivos para investir em painéis fotovoltaicos e gerar economia

 

O uso de energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2017 e 2018 houve um salto de 7,4 mil para 49 mil unidades fotovoltaicas instaladas no país.

Em agosto de 2019 foram mais de 93 mil, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Essa tendência reduz os gastos fixos de energia, já que a tecnologia dos painéis fotovoltaicos faz uso de um recurso natural totalmente gratuito e renovável.

 

Painéis fotovoltaicos da usina de energia solar Pirapora.

A Usina de Pirapora em Minas Gerais é a maior de energia solar da América Latina. Fonte: blog.bluesol.com.br

 

Empresas líderes mundiais, como Walmart, General Motors, Johnson & Johnson, entre outras, geram por ano cerca de 200 milhões de reais em energia limpa.

Mas o investimento em painéis solares não é exclusividade das grandes multinacionais.

Empresas de pequeno e médio porte estão aderindo ao uso da energia solar e aproveitando as grandes possibilidades de investimentos sustentáveis que essa tecnologia proporciona. Já são mais de 2,6 mil indústrias em todo o Brasil aproveitando os benefícios do uso de um sistema solar fotovoltaico.

Portanto, conheça agora 5 motivos para utilizar painéis fotovoltaicos na sua empresa!

 

+Você já leu esses?

 

1. Economia na conta de luz

A energia elétrica é uma despesa fixa em empreendimentos de todos os setores. Investir em painéis fotovoltaicos é uma maneira sustentável de diminuir esse gasto, pois a luz solar está disponível gratuitamente na natureza, totalmente ao nosso dispor.

A diferença na conta pode ser notada desde o primeiro mês de instalação, com a redução drástica em seus gastos com energia elétrica e seus respectivos impostos. O investimento em painéis fotovoltaicos pode gerar uma economia de até 95% na sua conta de luz. 

Após a instalação, caso o sistema seja capaz de suprir todo o consumo da empresa, a concessionária cobrará apenas uma taxa de uso da rede e de iluminação pública.

 

+Você já leu esses?

 

2. Retorno do investimento realizado

O investimento inicial para um sistema de painéis fotovoltaicos pode parecer alto em um primeiro momento. Porém, ao calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), percebe-se que a energia alternativa contribui para uma diminuição considerável nos gastos da empresa.

Um dos motivos é a proteção da empresa contra as oscilações características das tarifas de energia elétrica, que colaboram para o aumento das despesas anuais, comprometendo o controle do fluxo de caixa.

Utilizando o sistema de energia solar, as empresas asseguram um fluxo de caixa estável, podendo prever seu gasto mensal com as contas de luz.

 

Painéis Fotovoltáicos

 

3. Baixo custo de manutenção

A instalação de painéis fotovoltaicos garante com segurança o seu retorno financeiro.

A manutenção exigida pelo sistema é mínima, pois os painéis são preparados para permanecer intactos sob as mais diversas condições climáticas.

 

Painéis Fotovoltáicos

Após a instalação, as placas demandam apenas limpezas periódicas para manter o bom funcionamento e a durabilidade do sistema.

 

+Você já leu esses?

 

4. Selos e Certificações de Sustentabilidade

Ao optar pela instalação de painéis fotovoltaicos, sua empresa passará a ser vista como “eco-friendly”, ou seja, ganhará maior credibilidade e visibilidade no mercado por ser uma organização ambientalmente correta.

Atualmente, existem diversos selos e certificações utilizados para indicar que uma empresa é ecologicamente sustentável.

 

como-funciona-obter-certificação-leed

 

O Selo Solar, por exemplo, certifica empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar. Já o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é conferido para edificações planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.

 

Painéis Fotovoltáicos

 

5. Energia do futuro

Estudos recentes indicam que, até 2040, os painéis solares residenciais representarão 24% da eletricidade na Austrália, 20% no Brasil, 15% na Alemanha, 12% no Japão e 5% nos EUA e na Índia. 

Estima-se, também,  que o Brasil se torne um dos cinco países que mais produz esse tipo de energia até o ano de 2030.

A geração de energia por painéis fotovoltaicos não causa impactos negativos ao meio ambiente, além de trazer uma alternativa segura para as próximas gerações. Trata-se de uma fonte totalmente limpa, já que a luz solar é um recurso renovável e inesgotável de energia.

A opção pelo uso da energia solar está alavancando os resultados das pequenas e médias empresas, favorecendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, investir em um sistema de painéis fotovoltaicos é um importante passo para preparar sua empresa para o futuro.

Quer saber mais sobre como este sistema pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato com a equipe do Grupo MB e conheça a nossa mais nova solução em painéis fotovoltaicos!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.