ARTIGOS

Homem fazendo o controle de qualidade em uma estação de tratamento de água.

31

maio

Sustentabilidade na indústria: como otimizar o consumo de água

 

A sustentabilidade na indústria tem sido algo cada vez mais frequente. De modo geral, a sociedade tem repensado os hábitos de consumo de água. Ainda assim, estima-se que até 2030 o planeta terá um déficit de 40% de água.

No Brasil, o consumo industrial é três vezes maior que o residencial. Desse modo, a sustentabilidade na indústria acabou se tornando uma tendência.

Para evitar crises hídricas no futuro, pesquisadores, empresas e órgãos públicos buscam soluções para minimizar o desperdício. Além de reduzir os impactos ambientais, a otimização do consumo de água representa economia para as organizações, como você verá neste artigo.

 

Benefícios da otimização do consumo de água na indústria

  • Aumento da competitividade, produtividade e eficiência dos processos;
  • Economia de outros insumos (energia elétrica, por exemplo);
  • Redução de custos;
  • Melhoria da imagem corporativa frente à sociedade (consciência ambiental);
  • Preservação do meio ambiente.

 

Consumo de água sem desperdício

Uma única torneira pingando chega a gastar 46 litros de água por dia, resultando em 16 mil litros desperdiçados em um ano. Periodicamente, é importante verificar a situação dos encanamentos, checar hidrômetros, conferir válvulas com descargas desreguladas e torneiras com gotejamento. Identificar vazamentos em empresas e indústrias pode evitar um imenso desperdício, além de conter prejuízos na conta no fim do mês.

 

+Leia maisSustentabilidade em galpões de aço

 

Reutilização de água para a sustentabilidade na indústria

Em alguns processos, a reutilização na indústria pode ser feita em atividades que não necessitam do consumo de água potável. Ao instituir ou terceirizar o tratamento dos efluentes produzidos pela empresa, é possível direcionar a água reaproveitada para a lavagem de pátios e automóveis, irrigação de jardins, limpeza de maquinários e descarga de vasos sanitários.

Em pouco tempo, a economia obtida é capaz de superar o investimento realizado.

 

Consumo de água da chuva na indústria

Captar e armazenar a água da chuva que vem das calhas da própria indústria é uma boa opção para diminuir o uso de água vinda da rede. O investimento necessário é baixo e os benefícios são imensos.

 

sustentabilidade-industria

Com a instalação de um sistema de captação, após breve planejamento (verificar área de telhado disponível, definir tamanho do reservatório etc.), a água pluvial pode ser utilizada para os mesmos fins da água de reutilização convencional.

Além de servir para o abastecimento de fontes e espelhos de água e como reserva para uso emergencial em casos de incêndio, poupando recursos e diminuindo os gastos mensais.

 

guia-ventilacao-natural-para-a-industria

 

Conscientizando os colaboradores da indústria

A otimização do consumo de água precisa ser um processo contínuo dentro da indústria. O envolvimento dos colaboradores, além dos fornecedores e clientes, é fundamental. Criar campanhas de conscientização, distribuindo materiais educativos, como cartilhas e informativos pertinentes para incentivar a participação de todos os envolvidos, é uma boa opção.

 

+Leia maisIluminação de LED e sustentabilidade combinam com a indústria?

 

Sustentabilidade a favor da indústria

A consciência ambiental faz com que práticas de sustentabilidade sejam vistas com bons olhos pelo consumidor moderno. Isso impacta diretamente nas suas decisões de compra.

Dessa forma, apostar numa estratégia de otimização do consumo de água pode refletir em um ganho significativo. Tanto em redução de custos, quanto na melhoria de imagem que a  indústria terá ao divulgar suas ações de cunho ambiental.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.