ARTIGOS

Iluminação natural

11

janeiro

Iluminação natural para galpões industriais: saiba como funciona

 

O conceito de iluminação natural sempre foi bastante explorado na construção civil e arquitetura, tanto em projetos residenciais quanto nas obras comerciais ou galpões de indústria. Neste último caso, inclusive, o conceito está relacionado às normas de Segurança do Trabalho. Afinal, manter níveis adequados de luminosidade nas fábricas é fundamental para a saúde, bem-estar e produtividade dos colaboradores.

Mas como fazer isso de maneira assertiva e garantindo o retorno sobre o investimento? As soluções de iluminação natural para galpões industriais são as melhores alternativas em termos de custo-benefício, pois proporcionam excelentes níveis de luminosidade a custo zero de energia. Continue a leitura, conheça outras vantagens e entenda por que vale a pena investir!

 

Iluminação natural e Segurança do Trabalho

 

Toda luz proveniente do sol, refletida direta ou indiretamente, é considerada uma iluminação natural. Aproveitá-la ao máximo é pré-requisito na arquitetura sustentável, principalmente quando se trata de um projeto industrial. As próprias normas de Segurança do Trabalho regulamentam que a incidência de luz solar no ambiente corporativo deve ser compatível com as atividades ali realizadas.

Além do conforto visual para o desempenho seguro das tarefas, a iluminação natural no local corporativo também favorece o conforto térmico, sobretudo em sistemas que aliam iluminação e ventilação natural. O bem-estar dos funcionários e a economia de energia elétrica são os principais benefícios que essas soluções sustentáveis trazem para as indústrias, preservando-as de ocorrências relacionadas a acidentes de trabalho.

Quanto à Legislação, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) versa sobre iluminação na NBR 8995/1453, indicando os níveis de luminosidade adequados a diferentes tipos de ambientes de trabalho. As regras dizem respeito não somente à quantidade de luz refletida no local, mas também à qualidade dessa iluminação. O objetivo é priorizar critérios como visibilidade, movimentação e, claro, segurança.

 

Aplicações da iluminação natural na indústria

 

Cada vez mais, as indústrias vêm investindo em soluções de iluminação natural para se adequarem às normas de Segurança do Trabalho e proporcionarem mais qualidade de vida aos colaboradores. As vantagens são muitas também em termos operacionais, contribuindo para que a empresa reduza despesas de eletricidade e atinja eficiência energética.

Além disso, a marca passa a ser vista como uma empresa moderna e sustentável, o que contribui para consolidar sua imagem e credibilidade no mercado. Em seguida, explicaremos como usufruir desses benefícios ao instalar uma boa solução de iluminação natural.

 

Domus de iluminação natural

Os domus de iluminação natural são estruturas de telhado que favorecem a entrada estratégica de luz solar no ambiente, isto é, sem incidir diretamente sobre os funcionários, equipamentos ou produtos armazenados. Por serem fabricados em policarbonato prismático, os domus conseguem irradiar a iluminação por um raio muito maior do que se houvesse apenas uma entrada direta de luz no telhado.

Os microprismas que compõem as placas operam bloqueando a passagem direta da luz para dentro do galpão, bem como a incidência dos raios UV, preservando a saúde dos colaboradores sem comprometer a ergonomia visual. Assim, além de facilitar a execução das tarefas, o local se mantém bem iluminado durante a maior parte do expediente, o que garante uma economia significativa na fatura de energia elétrica.

Listamos os principais benefícios dos domus de iluminação natural:

  • Podem ser instalados em qualquer tipo de cobertura;
  • Iluminam até 8 vezes mais do que janelas de abertura equivalente;
  • Trazem conforto e bem-estar para os colaboradores;
  • Dispensam o uso de lâmpadas em uma média de 8 horas por dia;
  • Bloqueiam em 98% a incidência de raios UV.

Os domus podem ainda ser instalados com um sistema complementar de ventilação natural, o LanterDomus, aliando economia de energia, renovação constante do ar e máximo conforto térmico no interior do galpão. As venezianas industriais instaladas nas paredes também favorecem a entrada de luz natural no ambiente, desde que fabricadas em policarbonato translúcido.

 

Iluminação natural inteligente e eficiência energética

 

Para otimizar a performance dos domus de iluminação natural, o Grupo MB lançou uma tecnologia pioneira que faz a regulagem automática dos níveis de luminosidade no galpão. Trata-se do MB Smart, uma central inteligente que integra domus e LEDs dimerizáveis, equilibrando a intensidade das lâmpadas conforme a incidência da luz natural no ambiente.

Esse processo resulta em economia de energia elétrica e muita praticidade para o dia a dia de trabalho, já que a central permite o acionamento/desligamentos automático dos LEDs para que nenhum funcionário esqueça as lâmpadas acesas depois do expediente. Os níveis de luminosidade podem ainda ser personalizados de acordo com o tipo de trabalho que é desempenhado em cada setor.

Tudo isso com acesso remoto via computador, tablet ou smartphone para que você possa explorar ao máximo os benefícios do seu sistema de iluminação natural ao mesmo tempo em que impulsiona a produtividade dos colaboradores, diminui os gastos operacionais e valoriza sua marca enquanto empresa sustentável.

Se você tem interesse nas soluções pioneiras do Grupo MB, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.