ARTIGOS

lampada para galpao industrial

6

julho

Lâmpada para galpão industrial ou iluminação natural: o que mais vale a pena?

 

A resposta para esta pergunta não é uma só e nem é definitiva, até porque o ideal para ter uma melhor eficiência é realizar uma mescla dos dois formatos. Quando se fala em lâmpada para galpão industrial, o mais comum é encontrar o modelo de LED, que é uma luz fria e com luminosidade uniforme, além de poder ser dimerizada para aumentar a economia.

A iluminação natural, por sua vez, pode ser empregada sempre nos galpões industriais para permitir a entrada da luz do Sol, esteja o tempo nublado ou não. Isso traz benefícios na melhoria da visibilidade interna no galpão, no conforto térmico do ambiente para os colaboradores e também resulta em maior economia de energia permitindo que as luzes fiquem desligadas durante diversas horas do dia.

Conheça os principais benefícios e entenda como utilizar os modelos de forma complementar pode gerar maior eficiência energética na sua indústria.

Normas de iluminação de ambientes de trabalho

 

Do ponto de vista da legislação, existe a Norma 8995 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta a iluminação adequada necessária aos diversos tipos de ambientes de trabalho internos. A norma versa não somente sobre a quantidade de luz que deve ser presente, mas também sobre a sua qualidade. Os objetivos de fornecer iluminação estabelecidos pela norma são:

  • Visibilidade
  • Movimentação
  • Segurança
  • Produtividade
  • Ergonomia visual

Para obter adequação a cada uma delas é necessário levar em consideração diversos parâmetros e executar análises dentro do seu ambiente de trabalho. No caso de fábricas, o uso de lâmpada para galpão industrial atrelado a recursos de iluminação natural pode contribuir para encontrar esta adequação.

Um dos principais fatores desta análise deve ser o índice de iluminância — densidade de luz necessária para executar tarefas visuais — na área de tarefa, que é o local exato em que cada atividade daquele galpão será realizada. Esta região deve estar iluminada adequadamente para proporcionar conforto e segurança visual, eliminando as chances de falhas e de acidentes.

Como economizar com lâmpada para galpão industrial

 

Dentre os diferentes tipos possíveis de lâmpada para galpão industrial, o recurso de LED tende a ser o mais econômico e amplamente implementado. A iluminação do galpão precisa se dar em períodos ininterruptos, em diversas situações, inclusive durante a noite, momento em que não há incidência de luz natural.

Desta forma, utilizar lâmpadas de LED pode ser uma saída econômica para a sua indústria, pensando até mesmo nas equivalências que podem ser feitas com a sua dimerização, seguindo os padrões da ABNT. Os níveis de iluminação recomendados dependem da finalidade do galpão: mínimo de 300 lux ou 500 lux de iluminância (lumens por metro quadrado) no setor de produção e de 150 lux em setores de estocagem e passagem.

Da mesma forma, é possível que o seu galpão conte com diferentes áreas ou precise atender a mais de uma necessidade iluminância. Para isso, as lâmpadas de LED podem ser dimerizadas por meio de tecnologias de sensores que identificam a luz presente no ambiente e regulam a intensidade de cada lâmpada para chegar ao índice correto desejado.

A escolha da lâmpada adequada para o seu galpão deve ser feita por especialistas e com base na análise de uma série de aspectos relacionados à densidade e eficácia luminosa, índice de reprodução e temperatura de cor, entre diversos outros. Contar com uma equipe especializada será essencial para diagnosticar cada um desses pontos e desenvolver o melhor projeto para o seu galpão.

Consolidando a eficiência energética na indústria

 

O uso da luz natural de forma complementar à iluminação artificial promove um grande ganho no que diz respeito à consolidação da eficiência energética na fábrica. Este recurso costuma ser implementado por meio do uso de Domus. Existem diversas formas de aproveitar a luz natural em galpões, podendo ser por meio de aberturas nas paredes ou no telhado. O importante é sempre ter em mãos um bom projeto de iluminação que leve em consideração todas as características do ambiente em que se está trabalhando e as necessidades das pessoas ali envolvidas.

Um exemplo que pode auxiliar na maior economia com energia na sua indústria é aplicar o Domus Prismático, e não retas, pois essas fazem com que o Sol incida diretamente sobre as pessoas e maquinários, trazendo prejuízos quanto ao conforto térmico e fazendo com que seja necessário gastar energia com a refrigeração do local.

Telhados translúcidos com vida útil já vencida ou construídos com material de pouca reflectância podem ocasionar problemas de iluminação para dentro do galpão, de forma que é sempre importante conhecer a origem e qualidade dos produtos e realizar manutenção respeitando o intervalo recomendado de 12 meses.

Se você acredita que a sua fábrica está apresentando consumo excessivo de energia e enxerga possibilidades de otimizar isso atrelando o uso de lâmpada para galpão industrial à iluminação natural, acompanhe o nosso blog e descubra como você pode estar dentro das normativas, obter benefícios financeiros e ainda ajudar o meio ambiente.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.