ARTIGOS

Iluminação com led industrial: utilidade e vantagens

12

fevereiro

Iluminação com led industrial: utilidade e vantagens

 

A iluminação do ambiente industrial pode ser algo bem desafiador quando compreendemos a variedade e complexidade de operações que ocorrem ali. Muitos aspectos devem ser considerados, seja em como a luminosidade afeta cada superfície, seja em sua qualidade.

Uma grande aposta promissora é a iluminação utilizando LED, que pelas últimas décadas vem desbancando as tecnologias mais antigas em questões como consumo energético, custo em manutenção ou trocas entre outros que veremos a seguir.

 

As lâmpadas de LED industrial

Uma iluminação ineficiente pode custar bastante dinheiro em longo prazo, tanto em energia consumida como nas reposições em manutenções de lâmpadas e outros elementos do sistema.

Normalmente este é o contexto apresentado nos sistemas convencionais que utilizam lâmpadas de mercúrio, sódio ou mesmo as fluorescentes, que fazem a conta de luz ficar bem mais alta do que precisa de fato ser.

A iluminação com LED industrial, em contraste, utiliza semicondutores para a emissão de luz, o que significa uma demanda por energia bem baixa se comparada a estes sistemas.

 

Lâmpada de lead industrial, sendo utilizada em conjunto com iluminação natural em galpão.
Além disso o LED pode reduzir significativamente a frequência de acidentes graças à sua maior eficiência e qualidade da iluminação, bem como acidentes relacionados à manutenção, operação e reparo de sistemas de iluminação industrial.

 

Os ganhos da iluminação com LED industrial em fábricas e galpões

Pesquisas têm demonstrado que o simples fato de melhorar o sistema de iluminação do ambiente de trabalho pode reduzir em 60%, o que altera significativamente a segurança dentro de ambientes industriais.

 

Alguns exemplos dos ganhos provindos da iluminação com LED industrial:

 

  • Aumento da perceptibilidade

A luz branca dos LEDs modernos reduzem a fadiga e fazem com que os funcionários se sintam mais alertas. Estudos já demonstraram que a detecção e velocidade de reação das pessoas ficam melhores, o que ajuda a evitar acidentes.

  • Rápida recuperação

Se o sistema sofrer uma queda de energia, o LED já retoma a iluminação em 100% em poucos segundos, em contraste com muitos sistemas tradicionais que levam minutos.

  • Pouca necessidade de manutenção

Diante de uma boa durabilidade das lâmpadas LED, são necessárias menos trocas e menos pessoal na manutenção. 

  • Redução do consumo de energia

A lâmpada LED possui uma tecnologia de luminosidade baseada em semicondutores que demanda pouca energia para emissão luminosa, por essa razão o seu consumo energético é muito baixo, muito inferior aos sistemas tradicionais.

Alguns devem estar se perguntando se é possível combinar sistemas de iluminação, podemos sugerir por exemplo, um sistema de iluminação natural em combinação com um de LED, seria possível?

 

Cobertura de uma galpão vista de baixo, nela é utilizada uma combinação da iluminação natural e artificial.

 

Iluminação com LED industrial combinada à iluminação natural

O único sistema de iluminação industrial que consome menos energia, requer menos manutenção e é mais seguro, eficiente e sustentável do que a iluminação com LED industrial é a iluminação natural, e a combinação dos dois é unir o útil ao agradável.

Os sistemas de iluminação natural requerem o complemento de iluminação artificial, especialmente para dias com tempo muito fechado e para as horas noturnas de trabalho. E para garantir o máximo de economia de energia e sustentabilidade, a iluminação com LED industrial é o sistema complementar mais indicado.

Especialmente se for automatizado e dimerizado – como é o caso do MB Smart do Grupo MB, de modo que o acendimento ou controle da intensidade não precise ser lembrado pelos colaboradores, e harmoniza-se automaticamente com a iluminação natural.

 

A figura traz duas imagens, uma de um domus e outra de uma lâmpada de lead e possui o seguinte texto de apoio: E-book, Comparativo entre sistemas de iluminação industrial.

 

Desta forma os sistemas atuam em conjunto garantindo o bem estar, bom humor e saúde aos colaboradores, tudo isso com economia de energia e aproveitando todos os benefícios da iluminação natural.

Por outro lado, com o controle das tonalidades e intensidade de luz mais adequadas ao trabalho durante todo o dia, à produtividade e ao consumo eficiente, temos os benefícios da iluminação artificial. Para mais detalhes confira o artigo: Iluminação industrial: qual o sistema mais econômico?

Um exemplo deste tipo de solução híbrida inteligente é a combinação dos Domus Linealight em policarbonato e o já mencionado sistema de gerenciamento de iluminação a LED MB Smart.

Para mais detalhes sobre todas as possibilidades em iluminação industrial, e obter um comparativo entre lâmpadas utilizadas na iluminação industrial considerando custos, eficiência e retorno financeiro, baixe nosso e-book gratuitamente.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.