ARTIGOS

melhor-luz-ambiente-empresa-branca-amarela

13

fevereiro

Luz branca ou amarela: o impacto no ambiente de trabalho

 

Na iluminação de ambientes, um aspecto que não deve ser negligenciado é a tonalidade da luz. Indo além do gosto pessoal, a cor da iluminação afeta diretamente às pessoas sujeitas a ela, impactando até mesmo no desempenho do trabalho.

A tonalidade da luz, chamada de temperatura de cor, é medida em graus Kelvin. Em princípio, causa estranheza avaliar a cor da luz com uma medida de temperatura. Mas a referência para isso é a luminosidade de um objeto hipotético, idealmente negro (ou seja, que não reflete nenhuma luz) exposto a determinadas temperaturas.

Ao ser aquecido, esse corpo emitiria uma luminosidade que varia conforme acumula o calor. Basta imaginarmos uma barra de ferro incandescente para compreender o fenômeno. Assim, as temperaturas de cor tratam do tom da luz que esse objeto emitiria, e não tem relação nenhuma com o calor que as lâmpadas de fato produzem.

Veja as temperaturas de cor de acordo com o tom que representam:

escala-de-temperatura-cor-lâmpadas

 

Como essas temperaturas de cor impactam no trabalho?

A luz do sol muda de tonalidade ao longo do dia. No amanhecer e no entardecer, ela tende ao amarelo e alaranjado, ao redor dos 3.000K. Ao meio-dia, a luz está mais próxima dos 5.000K, onde tem uma tonalidade mais branca e azulada. E nosso relógio biológico responde ao tipo de iluminação presente.

Por isso, a luz amarelada é recomendada para iluminação residencial, onde promove mais calma e relaxamento. E em escritórios e fábricas é ideal a luz branca, naturalmente presente quando estamos mais ativos e agitados.

Logo, a luz mais branca (e mais intensa, como falamos aqui) é a ideal para escritórios, empresas e indústrias. Com o uso de iluminação natural nesses ambientes, fica evidente a vantagem de um difusor com o tom branco leitoso dos domus Linealight do Grupo MB:

luz-branca-ideal-ambiente-trabalho-empresa

Da mesma forma, o uso de telhas translúcidas é menos recomendável. Quando totalmente transparentes, transmitem maiores variações de tons. E com o tempo ficam amareladas, criando sempre uma temperatura de cor mais baixa, como a do entardecer e das lâmpadas incandescentes.

telha-amarela-tom-luz-ambiente-trabalho

Lembrando que a preferência por tonalidade não se restringe ao gosto pessoal. As lâmpadas possuem cores diferentes porque cada uma se adapta melhor a um determinado ambiente e às atividades que são realizadas.

Portanto, conheça o sistema patenteado de iluminação natural do Grupo MB: menor consumo de energia e iluminação na temperatura de cor ideal para a sua necessidade!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.