ARTIGOS

quanto-economiza-a-industria-com-iluminacao-natural

28

agosto

Quanto a indústria economiza com iluminação natural?

 

Neste artigo vamos trazer dados e exemplos do consumo de energia com iluminação nas indústrias, comparando lâmpadas comuns, LED e iluminação natural.

 

O custo da iluminação artificial

Ainda que a iluminação natural tenha muitas vantagens sobre a artificial, é preciso admitir que a iluminação artificial nem sempre pode ser totalmente dispensada, seja por necessidade de intensidades luminosas muito elevadas, seja pela atividade noturna ou qualquer outra razão.

Um sistema de iluminação artificial deve ser estudado cuidadosamente antes de ser implementado, avaliando uma série de fatores, desde a eficiência energética até o maior conforto possível aos frequentadores do ambiente.

A tabela abaixo descreve a alguns destes fatores referentes aos sistemas de iluminação, variando desde a cor, temperatura relacionada à cor, sua eficácia, etc.

image1

A partir das informações da tabela, podemos começar a analisar o tipo de iluminação mais adequado a cada local e atividade, dessa forma tornando o projeto de todo o sistema eficaz e customizado.

+ Saiba mais: ROI e Payback: Calcule o Retorno ao Investir em Economia de Energia Elétrica

 

IMG_20170224_113558454

 

O uso de iluminação a LED é uma alternativa para a economia de energia na indústria, além de as lâmpadas terem uma duração muito maior. O lado negativo fica por conta do preço, várias vezes maior do que o de lâmpadas convencionais, mas o balanço ainda é muito favorável à utilização deste tipo de equipamento.

Finalmente, a instalação de estruturas que permitam a iluminação natural de forma eficiente vão garantir o máximo de economia nas horas do dia, mesmo com tempo nublado: nesses horários o consumo zero de energia para iluminação é perfeitamente viável, podendo ser complementado por sistemas eficientes e econômicos – como os de LED – para o período da noite.

Aqui temos um exemplo de economia significativa obtida por um cliente do Grupo MB ao adotar os sistemas de iluminação e ventilação natural:

 

 

Aproveitamento da área para implementação da iluminação natural

Como já discutido anteriormente, os sistemas de iluminação natural oferecem uma alternativa ao consumo de energia elétrica entre outros benefícios, como:

  • Níveis elevados de iluminância
  • Menor necessidade de aparelhos e fiação elétrica
  • Ambiente mais saudável e agradável aos colaboradores
  • Caráter de sustentabilidade na empresa
  • Baixíssima demanda por manutenção

 

guia-instalacao-luz-natural-industrial

 

Como um exemplo ilustrativo, temos um gráfico com um eixo com custos anuais economizados versus índices de luminosidade do chão da fábrica.

 

image 2

 

Este gráfico indica que apesar deste design particular possa economizar energia de maneira significativa, a área ótima que poderia ser utilizada para entradas de luz no teto poderia ser um pouco maior.

 

Normas para iluminação natural

Além de saber das grandes vantagens da iluminação natural, também é importante atentarmos para as normas, ou seja, das regras que definem o que deve ser atendido em sua instalação.

A NBR 8995, por exemplo, estabeleceu um índice de ofuscamento que deve ser respeitado para garantir o conforto visual dos trabalhadores.

A norma NBR 8995 é relativamente complexa e exige o estudo aprofundado ou contratação de um profissional especializado.

Embora a norma e elaboração de projetos luminotécnicos envolva muitos termos técnicos e cálculos, é esse projeto que garante que sua obra e edificação irão atender às normas legais e obterão o máximo de eficiência possível.

Para saber mais sobre isso, leia: Projeto luminotécnico industrial com iluminação natural: como adequar às normas vigentes

 

A economia de energia na indústria com a iluminação natural

No passado os sistemas de iluminação baseados em luz natural passavam por muitas dificuldades em atender quesitos de eficiência energética, muito pelo fato dos tipos de janela e a distribuição inadequada da entrada de luminosidade, fazendo com que houvesse pouco controle de temperatura interna e consequentemente, perda de energia.

 

IMG_20170224_113156177

 

Avanços em produtos e materiais com maior capacidade de captação, refração e difusão da luz solar – ao mesmo tempo em que evita a entrada de excesso de calor e radiação ultravioleta, consolidaram os sistemas de luz natural como uma das soluções mais inteligentes para qualquer um que busque sustentabilidade e economia de energia na indústria. Potencial que não é necessariamente desperdiçado com a utilização de iluminação artificial, desde que se busque equilíbrio e eficiência em sistemas híbridos.

Se tiver mais interesse em temas relacionados a economia de energia na indústria,  conheça as soluções em iluminação e ventilação natural do Grupo MB.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.