ARTIGOS

sistemas-de-iluminacao-industrial-qual-o-mais-economico

23

outubro

Sistemas de iluminação industrial: qual o mais econômico?

 

A energia elétrica tem sido um dos grandes vilões dos custos das empresas. Em média, a iluminação industrial representa 20% do total da energia consumida, e é justamente neste tipo de consumo que há espaço para medidas que resultem em muita economia – na faixa de 30% a 50%.

Por essa razão, existe uma grande demanda por formas de eficiência energética para otimizar custos e aumentar a lucratividade, além da sustentabilidade.

Começaremos abordando alguns sistemas tradicionais de iluminação industrial ainda muito utilizados, avançando em direção ao que existe de mais moderno em soluções eficientes e econômicas.

 

Os sistemas tradicionais

Os sistemas de iluminação industrial por muito tempo utilizados, e ainda bastante presentes, são sistemas que fazem o uso das lâmpadas de sódio, mercúrio, incandescentes e fluorescentes.

lampadas de vapor de sodio e mercurio são muito usadas em iluminação industrial

Estes sistemas possuem grandes desvantagens como:

Estes problemas fornecem motivadores para a busca de alternativas como os sistemas de iluminação em LED e o uso da iluminação natural.

 

A iluminação a LED

Uso de lâmpadas de baixo consumo, como as lâmpadas LED, estão entre as soluções mais utilizadas quando  se foca em eficiência energética na iluminação industrial. É uma alternativa que:

  • reduz significativamente o consumo;
  • possibilita longa duração das lâmpadas;
  • tem possibilidade de controle (temperatura de cor, intensidade – dimmers) além de fotocélulas.

No caso das lâmpadas de LED muito é falado sobre o custo mais elevado das lâmpadas, mas a longo prazo este ponto tende a ser compensado pela durabilidade e pelo consumo muito inferior às soluções tradicionais de iluminação  artificial.

 

iluminacao-industrial-lampadas-led

Mas ainda que os bulbos de LED tenham grandes vantagens, inclusive em termos de variedade de níveis luminosos (incluindo variações durante o dia), diversos estudos têm mostrado que a luz natural oferece ainda mais benefícios: além de contribuir para o bom humor e produtividade dos colaboradores, não consome um watt sequer para gerar iluminação.

 

A iluminação natural

A iluminação natural é um forte candidato quando começamos a falar sobre economia energética, afinal pode conferir CONSUMO ZERO à fábrica, além do fator humano em contribuir muito para um ambiente mais saudável, agradável e produtivo de trabalho.

Esta é uma das propostas do grupo MB para o ambiente industrial, sendo ainda uma opção sustentável e de longo prazo.

 

iluminacao-natural-consumo-zero-de-energia

 

Os domus e venezianas industriais são feitos com materiais que geram grande aproveitamento da luz solar com ótima translucidez e resistência mecânica – que é o policarbonato prismático e alveolar.

Os sistemas de iluminação natural oferecem uma alternativa ao consumo de energia elétrica entre outros benefícios, como:

  • Níveis elevados de iluminância;
  • Ambiente mais saudável e agradável aos colaboradores;
  • Caráter de sustentabilidade na empresa;
  • Baixíssima demanda por manutenção.

É importante notar, Porém, que a luz do amanhecer e entardecer tem uma tonalidade que estimula o relaxamento e o repouso – estados não desejáveis no ambiente de produção. A iluminação natural Também não pode, obviamente, ser utilizada à noite, requerendo suporte adicional de iluminação  artificial.

Por essa razão a implementação de um sistema híbrido pode ser uma alternativa bem interessante, trazendo o melhor dos dois mundos.

 

instalação de sistemas de iluminação natural para a indústria, todos os tipos de coberutra

 

Sistema híbrido: iluminação natural e artificial com LED

O uso combinado da iluminação natural por meio de domus e venezianas industriais, com a iluminação artificial a LED permite aproveitar as vantagens de ambos os sistemas.

Assegura-se bem estar, humor e saúde aos colaboradores com economia total de energia, que são benefícios da iluminação natural, com o controle das tonalidades de luz mais adequadas ao trabalho e à produtividade e consumo eficiente provindos da iluminação artificial.

 

sistema-hibrido-iluminacao-natural-e-artificial-com-led

Neste sistema obtém-se um retorno rápido do investimento, o que pode ser verificado ao calculando parâmetros como o ROI (return of investment) e o payback, descritos com mais detalhes neste artigo: Como calcular o retorno do investimento em economia de energia?

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.