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soluções para evitar atrasos em obras na construção civil

5

abril

Atraso em Obra: como domar este monstro da Construção Civil

 

O atraso em obras é um dos problemas mais recorrentes na indústria da construção civil. Atrasos têm as mais diversas razões, podendo estas ser causadas desde fornecedores, equipe de obras até a ação do clima.

E hoje vamos apresentar alguns dos mais recorrentes, porque eles acontecem e o que pode ser feito para evitá-los.

 

Principais fatores do atraso e suas circunstâncias

 

atrasos em obras na contrução civil - problemas de produtividade

Retrabalho, entrega de material fora do prazo, baixo compromisso e produtividade da mão de obra são os fatores que mais influenciam para o atraso das obras. Para se ter uma ideia, 67% dos trabalhadores do ramo de construção executam ou exercem esforço em atividades que não retornam qualquer valor objetivo para o projeto.

Todos estão ligados à gestão da obra, e isto nos permite partir para entender as causas em mais detalhe.

Vamos agora apresentar os problemas e discutir soluções para as questões já citadas e outras mais.

 

Causa típica 1: Falhas na comunicação

 

Problema:

  1. Orientação partindo do gestor de obras, no escritório, passar ao mestre de obras, e só então por fim, chegar nos operários no canteiro de obras. A informação pode acabar se perdendo pelo caminho;
  2. Grande volume de informação (diário): Elevado tráfego de e-mails, muitos telefonemas e mensagens de WhatsApp;
  3. Pouca documentação dos processos;
  4. Necessidade em se repetir muitas vezes a mesma mensagem.

 

falhas na comunicação motivo de atraso na construção civil

 

Solução:

  1. Comunicar de forma clara e objetiva prazos e tarefas esperadas de cada componente da equipe;
  2. Sempre fazer documentação dos processos o mais detalhada o possível;
  3. Criar e padronizar canais de comunicação.

 

 Causa típica 2: Clima desfavorável

 

Problema: Mau tempo com chuvas e fortes ventanias pode facilmente criar um ambiente com pouca possibilidade de trabalho, principalmente em épocas de chuva, onde o canteiro de obras se torna literalmente em um lamaçal sem fim, podendo causar até atolamento dos equipamentos veiculares.

mau tempo, um dos principais fatores de atraso em obras na construção civil

 

 

Solução: Em questão do clima, não há muito o que fazer. O importante é se ter um plano de evento, incluindo informações de previsão do tempo e conhecimento das chuvas sazonais. No evento de mal tempo, espera-se um planejamento de realocação da equipe para atividades que possam ser feitas independente do tempo ruim, de forma a evitar funcionários ociosos.

 

Causa típica 3: Mudanças de projeto não planejadas

 

Problema: exigências do cliente podem mudar, ou ainda, surgir algo extra no projeto que fica difícil de ser negado. Algumas vezes o cliente simplesmente não sabe exatamente o que quer, ou ainda não tem uma ideia formada de como o projeto deve ficar.

alterações no projeto são causa de atraso em obras na construção civil

 

Solução: gerentes de projeto devem procurar ser pacientes e atenciosos com o cliente e permitir que eles expressem suas ideias e mudanças eventuais no projeto. Entretanto, deve ser informado ao cliente (com antecedência) que existirá uma data limite para alterações no projeto. Ou seja, depois desta, nada mais poderá ser modificado.

A próxima abordagem é de fundamental importância na gestão de qualquer projeto de engenharia, inclusive na construção civil, a logística.

 

 Causa típica 4: Deficiências na logística

 

  1. Escassez de recursos financeiros

Problema: Quando o dinheiro começa a faltar em uma obra bem no meio do projeto, as coisas podem ficar bem complicadas, especialmente quando o cliente já pagou pelo projeto e você já está cobrindo os custos do seu próprio bolso para terminar o serviço.

escassez-de-recursos-financeiros-atraso-em-obras-na-construção-civil

 

Solução: O gerente de projeto (engenheiro ou mestre de obras) podem fazer uso de softwares de contabilidade dedicados para construtoras, para orçarem de forma precisa todo o projeto. O objetivo é que já no primeiro contato com o cliente exista um orçamento realista, e se necessário, um pedido de fundos de segurança (eventuais imprevistos) bem detalhado e justificado.

 

  1. Excesso de projetos

Problema: Muitas construtoras acabam pegando muitos projetos concomitantes, “pulando” de projeto em projeto, lutando para fazer tudo terminar dentro do prazo. O problema é que esta abordagem pode causar cansaço precoce nos operários no meio da jornada de trabalho. O que se verifica no final das contas, é que apesar da quantidade de projetos ser grande, todos acabam ficando atrasados por ineficiência de trabalho da equipe.

Solução: Possuir na equipe um mestre de obras ou engenheiro, que conheça bem sua equipe, saiba das capacidades e limites de cada integrante e não tem receio de recusar serviço se ele perceber que já alcançaram o limite de obras em execução.

 

  1. Fornecedor que não cumpre prazo

Problema: Para receber o material solicitado com as especificações e prazos corretos, a empresa de construção civil depende de bons fornecedores. E alguns dos materiais empregados para a execução dos serviços não podem ser estocados. Na verdade alguns deles precisam ser produzidos e entregues na própria obra em execução, que é o caso do serviço de concretagem, por exemplo.

 

fornecedores sem compromisso causam atrasos em obras na construção civil

 

 

Solução: Para que esse problema seja evitado, é fundamental manter um histórico no sistema de cadastramento de fornecedores. Neste histórico conter todos os fornecedores que cumpriram com os prazos e as especificações feitas pelo departamento de compras. Outra medida é ter um plano B, caso um fornecedor falhe, a empresa deve imediatamente saber qual será o substituto.

 

O compromisso do grupo MB

A prática que deve ficar bem clara na mente do gestor de obras é em manter o cliente sempre atualizado e ciente do andamento da obra. Garantir que toda a equipe esteja bem capacitada, focada e com as tarefas a serem executadas bem claras.

Um ponto importante ainda não citado e na verdade é a principal reclamação de cliente, é da ausência de qualquer feedback das empresas.

O cuidado em avisar o cliente sobre qualquer problema que esteja sendo enfrentado, mesmo que apesar de em alguns momentos o cliente não fique satisfeito, possibilitará uma janela de tempo para o cliente se preparar. Em geral, o cliente acaba entendendo que a empresa preza pela transparência e agilidade em todas as etapas do projeto.

Por essa razão, o grupo MB busca a agilidade do serviço prestado, da criação do orçamento à entrega e montagem dos produtos na obra.

 

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