ARTIGOS

saiba equalizar cotações de diferentes fornecedores para um orçamento de obra

14

março

Como equalizar cotações para orçamentos de obras

Vamos falar sobre como fazer a equalização de orçamentos de fornecedores diferentes. Apesar de parecer trivial, elaborar a equalização e tornar possível a comparação correta entre cotações não é uma tarefa fácil e exige um profissional preparado e atento aos detalhes técnicos.

 

A Importância do orçamento

Obras são processos complexos e que acontecem ao longo de um determinado prazo. Por envolver um conjunto de pessoas, fornecedores e condições diferentes, é muito comum que atrasos e re-adequações orçamentárias aconteçam.

Um orçamento bem fundamentado, detalhado e calcado na realidade é de suma importância para que os custos de uma obra não saiam do controle. Apesar de não garantir por si só que as coisas irão acontecer de forma correta, o orçamento bem feito é um guia prático que ajuda muito a manter a obra dentro dos trilhos.

Para que o orçamento seja correto, é preciso que o orçamentista seja um profissional preparado e atento às cotações dos fornecedores, sabendo lidar e equalizar os diferentes documentos que recebe.

Alguns dos pontos de atenção são:

  • Especificações técnicas;
  • Tipos de embalagens e forma de entrega;
  • Forma de precificação;
  • Prazo de entrega;
  • Formas de pagamento;
  • Condições para a entrega e validade da proposta.

Fornecedores diferentes formatam suas cotações de formas diferentes, muitas vezes trazendo informações adicionais ou omitindo dados importantes. É importante saber o que é importante para a obra e os detalhes técnicos. Dentre os detalhes, por exemplo, está a diferenciação de preços FOB e CIF.

 

Preço FOB e CIF: diferença importante

equalizar cotações: o frete e a entrega - FOB e CIF

Os preços FOB e CIF são componentes que frequentemente devem ser equalizados nas cotações. O frete CIFcost, insurance and freight, diz respeito ao frete que é pago na origem, de forma que no preço do orçamento já estão incluídos, além do preço do produto, os custos com frete e seguro de transporte.

Por outro lado, o frete FOBfree on board, significa que  o frete será pago somente pelo destinatário. Para o orçamentista, isso significa que além do preço da mercadoria, ele deve avaliar e incluir também o preço do frete, que será pago pela empresa no ato de recebimento.

Além disso, é necessário verificar no preço CIF se está incluído a descarga do caminhão no canteiro de obras.

Esse é apenas um dos aspectos a serem levados em conta na equalização. Vamos entender os outros.

 

Equalização de cotações

equalizar todas as informações nos orçamentos de diferentes fornecedores

Equalizar cotações significa colocar as cotações sob as mesmas referências. Em geral, fornecedores ou prestadores de serviço fazem suas cotações de formas diferentes, tendo como referência escopos que não são iguais.

Daí a necessidade de fazer a equalização, ou seja, colocar todas as cotações referenciadas em uma mesma base e escopo comum, de forma a permitir a comparação entre elas.

Pense  em uma empresa que apresenta uma cotação de venezianas industriais com preços CIF e com tamanhos previamente definidos. Como você poderia comparar essa cotação com um outro orçamento, feito em preço FOB e cujo tamanho das venezianas são apenas 2?

O objetivo da equalização é complementar as propostas com as informações necessárias para tornar a comparação entre elas possível e realista.

+ Saiba mais: ROI e Payback – calcule o retorno ao investir em economia de energia elétrica.

 

Pontos a levantar na equalização de cotações

Os principais pontos a serem levantados e complementados na cotação são:

  • Frete;
  • Escopo;
  • Quantitativo;
  • Diferença de moedas.

O frete já foi mencionado anteriormente. Diz respeito às diferenças entre o frete CIF e FOB e a necessidade de adequá-los para fazer comparações.

O escopo é um ponto mais amplo. É preciso avaliar se um orçamento é mais abrangente do que outros. Por exemplo, você pode receber um orçamento de uma veneziana industrial com controle automático como opcional e um outro com controle manual apenas. É comum ser necessário pedir informações complementares aos fornecedores nesses casos.

Quando insumos importados fazem parte do orçamento pode ser necessário converter preços em moeda estrangeiro para a moeda local. É preciso alguns cuidados, pois o câmbio muda rapidamente e pode haver um impacto significativo no tempo de validade das propostas e da equalização.

O aspecto quantitativo está ligado a como os fornecedores oferecem seus produtos e serviços em termos de quantidade. Por exemplo, uma empresa pode vender um número mínimo de certo produto, enquanto outras trabalham com números diferentes. Como comparar os orçamentos se as quantidades são diferentes?

Para deixar mais claro, vamos usar um exemplo prático.

 

Exemplo de equalização de orçamentos

Imagine que para a compra de venezianas industriais sua empresa tenha recebido os seguintes orçamentos:

exemplo-como-equalizar-propostas-cotacoes-orçamentos-obra

 

+ Saiba maisVeneziana Industrial – o erro de escolher somente pelo preço.

Já no caso do fornecedor 2, é preciso somar as R$3.200.00 o valor do frete e da aquisição á parte de um controlador automático.No fornecedor 1, o orçamento está completo. Como o frete e encargos de transporte são pagos na origem, o orçamentista sabe que não terá mais gastos com esse quesito. O controle automático também já está orçado, não sendo necessário fazer um pedido à parte.

Dessa forma, para equalizar os dois orçamentos, é preciso completar primeiro o valor do fornecedor 2 com os preços de transporte e aquisição à parte do controle automático.

Equalizar as cotações de fornecedores é fundamental para ter um orçamento real e factível, além de prover uma visão realista de quais ofertas são as melhores. O Grupo MB possui uma equipe experiente e preparada para ajudar na sua cotação e estimativa de custos. Entre em contato pelo formulário abaixo e saiba o que o Grupo MB pode fazer pela sua empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.