ARTIGOS

domus iluminacao natural para a industria

30

janeiro

Domus lineares para iluminação natural na Indústria: conheça bem para escolher melhor

 

Vamos falar sobre os benefícios da utilização de domus lineares para iluminação natural na indústria, com foco nos materiais de cada modelo e como escolher a melhor opção para a sua fábrica.

 

Domus lineares e iluminação natural na indústria

Os domus lineares são estruturas arquitetônicas extremamente importantes na construção civil industrial. A sua utilização permite iluminar até 8 vezes mais do que janelas com área de abertura equivalente. Trata-se de uma abertura linear, contínua na cobertura de um ambiente, de um galpão a um escritório, que permite a entrada de ar e/ou luz.

 

domus linear, ou domus contínuo, para iluminação natural industrial

 

 

Sua principal função na indústria é como elemento de iluminação natural. A energia elétrica é um dos insumos mais importantes e, em alguns setores, corresponde à maior parte do custo de produção.

beneficios do domus para industria

Quando bem projetados, os domus lineares proporcionam uma série de vantagens para o ambiente interno e para a empresa:

  • Diminuição da conta de energia pela redução do uso de luminárias;
  • Melhoria do bem-estar dos colaboradores com ambiente mais confortável;
  • Agrega para o compromisso com a sustentabilidade, pois é um método simples, eficiente e com importante impacto no ambiente e na diminuição do consumo energético.

Na indústria, onde é comum o trabalho em grandes galpões, a utilização de domus lineares tem um impacto ainda maior.

No entanto, é preciso sobre escolher o modelo certo para cada estrutura. Existem vários modelos e materiais diferentes usados na fabricação dos domus lineares. As características do galpão ou fábrica, bem como a disponibilidade financeira da empresa é que vão determinar qual a melhor escolha.

 

O domus linear na indústria

O domus linear é opção flexível, pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de cobertura afim de se obter o melhor aproveitamento da luz natural. Aliás, um termo que você vai ouvir falar é iluminação zenital. Trata-se da iluminação obtida por aberturas na cobertura de um edifício (os Domus), em contraposição à que é obtida com a iluminação lateral (janelas).

+Leia mais: Iluminação zenital e ventilação zenital para fábricas e grandes galpões

Para desfrutar dos benefícios do domus linear, é preciso conhecer os materiais e as variações de modelos disponíveis. O material usado em cada modelo é o principal responsável pela qualidade e variação de preço.

São três materiais principais: fibra de vidro, acrílico e o policarbonato, em duas variações: prismático e alveolar.

Fibra de Vidro

A fibra de vidro é um material plástico reforçado com filamentos finos de vidro. Sua principal qualidade é a boa resistência mecânica. Porém, duas desvantagens são o fato de ser inflamável e sua baixa transparência à luz. Assim, não é a melhor opção caso o objetivo seja maximizar a iluminação natural. Mas dependendo do orçamento disponível, o preço pode fazer essa opção interessante em comparação com outras mais caras.

 

Acrílico

Os domus linear com esse material não tem a mesma resistência mecânica da fibra de vidro, mas proporcionam uma iluminação de melhor qualidade. Também é inflamável e tem um problema adicional que é o maior nível de transmissão de raios ultravioleta (40%, enquanto a fibra de vidro é 20%).

Tanto a fibra de vidro como o Acrílico são indicados para projetos com orçamento mais limitado, pois não reúnem todas as melhores características desejadas para uma estrutura ótima de iluminação natural.

 

Policarbonato

O policarbonato é a opção de maior qualidade, e também de maior custo. Nesse caso, o preço não é necessariamente um bom parâmetro de avaliação, pois com um domus  linear de maior qualidade, o retorno do investimento também é mais rápido.

Existem duas variações do policarbonato aplicados aos domus do Grupo MB: prismático e alveolar.

 

Policarbonato Prismático

No caso dos domus lineares prismáticos o grande diferencial são os minúsculos microprismas com grande capacidade de refração que são introduzidos em grande quantidade no policarbonato (26 mil por m2).

Os domus lineares prismáticos iluminam uma área maior do ambiente, e não apenas aquela imediatamente abaixo deles. Outra vantagem é o bloqueio dos raios ultravioleta. Mais de 90% não passa o policarbonato prismático. Não é inflamável e possui boa flexibilidade.

Se você está procurando eficiência total, confira o artigo “Policarbonato prismático para iluminação natural” e saiba mais.

aspecto dos prismas no policarbonato prismático utilizado em iluminação natural

 

 

Policarbonato Alveolar

O policarbonato alveolar é semelhante ao vidro canelado, pois é constituído por uma chapa com células internas especiais(os alvéolos). Essa característica proporciona alta resistência a impactos e, ao mesmo tempo, alta flexibilidade. É mais versátil que o modelo prismático e se adequa facilmente a qualquer estrutura.

aplicação do policarbonato alveolar na iluminação natural

Para saber mais sobre seu uso veja: O polcarbonato alveolar e a iluminação natural.

O domus linear, seja o alveolar ou prismático, é a melhor opção em termos de custo-benefício e maximização da iluminação natural. A redução na conta de energia e a qualidade interna do ambiente são melhores com os modelos que empregam esses materiais.

Qual a melhor opção para o seu caso? Depende de características locais, orçamento disponível e critérios mínimos de Payback e Retorno do investimento.

Agora que você já conhece os materiais e as vantagens de cada um, que tal conhecer o catálogo do Grupo MB de soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria? Aqui você encontrará todas as especificações e técnicas e dados sobre as melhores soluções para iluminação natural.

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.