ARTIGOS

iniciativa-social-projeto-oasis-patrocinado-grupo-mb

10

outubro

Projeto Oásis: Plantando Um Jardim na Terra Seca

projeto-oasis-poços-comunidades-secaNo Brasil e no mundo inteiro comunidades atingidas pela seca sofrem não apenas com a sede, mas também com a fome, já que a falta de água inviabiliza a agricultura e a criação de animais. Na África, 42 milhões de pessoas – uma população equivalente ao dobro da região metropolitana de São Paulo – está ameaçada pela fome, enquanto no Brasil quase 1.100 municípios enfrentam uma das piores secas da história.

Diante disso, o Grupo MB orgulha-se de ser uma das empresas a ajudar no financiamento da organização não-governamental Oásis, uma bela iniciativa que tem por objetivo de ajudar comunidades vulneráveis a graves faltas de abastecimento de água. O Projeto Oásis realiza a perfuração de poços, eliminando a sede e a fome do quotidiano dessas populações. E, em última instância, permitindo uma forma de sustento às famílias locais.

escavação-de-poços-pelo-projeto-oasis-beneficia-comunidades-de-moçambique

Em uma recente incursão ao continente africano, o projeto realizou a perfuração de poços em Nampula, em Moçambique. Contando também com o apoio de outras empresas, de eventos beneficentes e com a experiência obtida, o projeto Oásis deve continuar promovendo soluções sustentáveis e permanentes a comunidades no Nordeste do país, que frequentemente carecem do essencial para garantir a sua dignidade.

Os integrantes do projeto – entre eles alguns colaboradores do Grupo MB – participam de treinamentos de capacitação teóricos e práticos afim de se prepararem para os desafios que surgem ao longo das ações, bem como treinar pessoas nas próprias comunidades atendidas para a realização e manutenção do trabalho no local.

Basicamente o processo consiste na investigação do solo a ser perfurado, com o auxílio de aparelhos como o resistivímetro, que permite realizar a análise do subsolo e suas propriedades. Assim é realizado um mapeamento preciso da área, permitindo escolher o local ideal para a perfuração e garantindo a obtenção da água do subsolo.

resistivímetro-para-análise-do-solo-perfuração-poço

 

Em seguida usa-se equipamentos de fácil uso e manutenção para perfurar o poço em si. Entre os equipamentos estão brocas de conexões de ferro, tubos de ferro e PVC, torno de encanador, tambores de 200 l e ferramentas manuais. Remover os resíduos da perfuração, instalar a bomba de captação e a válvula de retenção concluem o processo.

O Projeto Oásis é uma iniciativa de grande valor social, que faz sua parte para eliminar os maiores problemas a afligir 800 milhões de pessoas, conforme dados da ONU, que sofrem com a fome no mundo.

 Conheça melhor, acompanhe suas ações e saiba como ajudar pela página: https://goo.gl/WiaSvx

O projeto beneficiou famílias em Moçambique e terá continuidade no Nordeste brasileiro

O projeto beneficiou famílias em Moçambique e terá continuidade no Nordeste brasileiro

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.