ARTIGOS

retrofit-para-industria

21

abril

Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos

[Atualizado em janeiro de 2018] O que é e quais as vantagens e desvantagens do Retrofit? De forma breve, o Retrofit é um procedimento de revitalização e modernização que substitui a necessidade de comprar ou construir instalações inteiramente novas.

Os benefícios econômicos são bastante atraentes e sua ampla utilização é reflexo da necessidade de ser sustentável e ao mesmo tempo produtivo.

 

O que é Retrofit?

O retrofit que consiste na reforma e revitalização de construções antigas ou com necessidades especiais de reparos. O termo é amplo, e se aplica também à equipamentos industriais e máquinas em geral. Retrofit significa revitalizar e modernizar uma estrutura antiga com objetivo de evitar a compra de uma inteiramente nova e, ainda assim, poder usufruir dos benefícios de uma estrutura modernizada.

Na arquitetura e construção civil, são feitas adequações do projeto arquitetônico, correções, troca da infraestrutura elétrica e de telecomunicações e novas soluções para aspectos práticos são implementadas.

É importante ressaltar que Retrofit é bem diferente de restauração. A restauração tem como objetivo preservar o original e manter suas características. Ou seja, revitalizar para manter como está. O Retrofit tem como objetivo exatamente o contrário. A ideia é modernizar, revitalizar para implementar novas soluções e incorporar novidades e correções na construção antiga.

O trabalho em si é composto de algumas etapas. É necessário fazer a chamada “demolição controlada”, após a qual se segue o reforço da estrutura, acabamento, modernização dos sistemas de telecomunicações, hidráulicos, de iluminação, elétrico e qualquer outro que faça parte da estrutura.

No caso de máquinas e equipamentos, dependendo do tamanho do maquinário, é necessário um retrofit específico, com mão de obra especializada e feito especialmente para revitalizar aquele equipamento. Geralmente o procedimento está associado à troca de sensores, da fiação, substituição de peças mecânicas desgastadas, alinhamento e lubrificação e modernização da parte eletrônica.

Nos dois casos, Retrofit para construções e para máquinas, a indústria consegue evitar custos de aquisições novas e diminuir os gastos com manutenção.

+ Leia Mais: Venezianas Industriais – O erro de escolher somente pelo preço.

 

Modernização com sustentabilidade

 

Uma forma mais ampla de ver o Retrofit é por meio da sustentabilidade. Afinal, todos os benefícios e objetivos do Retrofit estão associados à sustentabilidade:

  • Incorporar soluções inovadoras;
  • Melhorar a eficiência energética das instalações antigas;
  • Garantir a segurança das pessoas;
  • Utilizar melhor a iluminação e ventilação natural;
  • Modernizar estruturas existentes evitando a contratação e construção de estruturas inteiramente novas, com recursos novos;
  • Garantir a sustentabilidade financeira e custo de manutenção adequado;

O Retrofit é uma solução sustentável que agrega soluções para instalações antigas ou que necessitem de reformas. Trata-se de uma estratégia para preservar e adequar uma instalação, ao invés de fazer uma inteiramente nova, gerando menos resíduos e diminuindo os custos.

 

Outro motivador para a execução do Retrofit é a segurança das pessoas e do patrimônio. Edifícios antigos têm um cronograma intenso de manutenção e os sistemas, principalmente a parte elétrica, são mais propensos a acidentes. Nesse sentido, fazer a revitalização e trocar os equipamentos no final da vida útil por modelos novos e mais modernos é fundamental para assegurar a segurança da construção e prevenir acidentes. O mesmo vale para máquinas e equipamentos.

Um ponto essencial, no caso de infraestrutura civil, são os sistemas de resfriamento e iluminação dos edifícios. A maior parte do consumo de energia em um edifício está atrelada a esses componentes.

Um dos objetivos do Retrofit é o melhor o desempenho e a eficiência energética com a incorporação de soluções de iluminação e ventilação natural. Com um bom plano de revitalização, é possível alcançar economias da ordem de 30% na conta de energia.

Esse assunto, aliás, é o tema da sessão seguinte.

+ Leia Mais: O que é e como obter a certificação LEED: sua empresa comprometida com a sustentabilidade.

 

Retrofit e economia inteligente

 

Edifícios antigos costumam apresentar uma série de problemas. São defeitos na instalação elétrica, problemas com luminárias e sistemas de ar condicionado que não funcionam, estruturas hidráulicas comprometidas e vazamentos, perda do conforto térmico e acústico, para ficar nos mais comuns.

Todos esses problemas implicam em um custo de manutenção muito alto. Além de aumentarem o risco de acidentes e causar inconvenientes com maior frequência. Tendo isso em mente, pode-se dizer que o Retrofit resulta em uma “economia inteligente” que se baseia em duas frentes: Manutenção e eficiência energética.

A renovação dos sistemas de iluminação e ar condicionado, por si só costuma gerar economia, em alguns casos superior a 50%. A troca de equipamentos antigos por modelos mais novos e eficientes tem impacto direto na conta de energia. A incorporação de soluções de ventilação e iluminação natural também têm ótimos resultados para o consumo de energia.

 

 

Como contratar o serviço de Retrofit

Antes de contratar o serviço de Retrofit, é necessário analisar alguns pontos com as empresas fornecedoras:

  • Verificar a licença ambiental da unidade fabril;
  • Verificar o cumprimento e respeito às normas técnicas por parte do fornecedor;
  • Consultar o perfil de responsabilidade socioambiental da empresa
  • Analisar a durabilidade e fazer o estudo de retorno do investimento;

O retrofit deve ser feito caso seus resultados sejam realmente interessantes para a sua indústria, ou em caso de necessidade iminente de reparos e readequações.

É importante cumprir a Norma de Desempenho para edificações habitacionais – ABNT NBR 15575. O documento coloca critérios e determina procedimentos que devem ser seguidos para garantir a habitabilidade das construções, e é fundamental em um processo de Retrofit.

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

Antes de fazer a contratação do serviço, avalie a proposta de mais de uma empresa, e também é recomendado uma avaliação de um consultor especializado para indicar o que é realmente necessário e dar orientações sobre o que será importante no Retrofit.

Tomando as precauções necessárias, o resultado final certamente será a economia de energia e um ambiente industrial mais sustentável.

O Grupo MB dispõe de um serviço experiente e competente de retrofit para construções industriais, além de limpeza e conservação de coberturas. Saiba mais aqui.

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.